909 Um mosteiro é estabelecido em Cluny
Nos séculos IX e X, a igreja estava doente.
As lutas políticas causaram várias divisões na Europa.
Os líderes da igreja buscavam poder e terras, praticavam violência e engano, assim como favoreciam o comportamento libertino.
Em nada diferiam dos déspotas seculares.
Guilherme (William), o Pio, duque de Aquitânia, fundou um mosteiro em Cluny, que seria uma sociedade independente, livre das lutas de poder do império, sob a proteção do papa.
O mosteiro seguiria a Regra estabelecida por Bento de Núrsia nos anos de 500: pobreza, castidade e obediência. A Regra foi bem recebida.
Expoentes como Gregório Magno e Carlos Magno promoveram essa idéia e ela se espalhou rapidamente por todo o império no século IX.
Ela, porém, nunca conseguiu criar raízes, a não ser em Cluny.
Uma série de líderes capacitados fez com que Cluny funcionasse adequadamente: Berno, Odo, Majólo, Odilo, Hugo.
Sob a orientação desses homens, novos mosteiros surgiram na França, Itália e Alemanha, os quais eram considerados “filhos” de Cluny.
Alguns mosteiros já existentes procuraram a ajuda de Cluny.
Em uma era feudal, Cluny se tornou o centro de um feudo espiritual. Esse mosteiro acumulava um poder muito além de sua idéia original.
Porém, o tempo era adequado para um movimento de reforma, e Cluny carregava essa bandeira.
Aquele foi o lugar em que se ergueu a maior edificação do cristianismo ocidental até a construção da Basílica de São Pedro, em Roma. Por volta do ano 1110, Cluny liderava cerca de dois mil mosteiros.
O movimento monástico teve e-feito reformador sobre a igreja. Os monges exemplificavam e promoviam o comportamento cristão.
O sacerdócio foi melhorado à medida que monges cluniacenses se tornaram bispos e até mesmo papas.
Cluny se colocou terminantemente contra a simonía — a compra de ofícios sarce-dotais — e o nicolaísmo — o ato de os sacerdotes tomarem para si concubinas e esposas.
Cluny, no entanto, também conseguiu aparar uma série de arestas da sociedade secular.
A classe dos cavaleiros começou a desenvolver a bravura cristã.
A promoção por parte de Cluny de uma “Trégua Divina” — que afirmava que era ilegal guerrear da noite de quinta-feira até a manhã de segunda-feira — de algum modo limitava as contendas mesquinhas entre os nobres, embora o édito, aparentemente, não se aplicasse às batalhas contra os infiéis.
Uma vez que o papa Urbano π fora prior em Cluny, a influência desse mosteiro pode ter sido responsável, de alguma maneira, pelas primeiras Cruzadas.
O poder de Cluny alcançou seu ápice sob o abade Hugo (1049-1109).
Quando esteve sob a direção de Pedro, o Venerável (que serviu ali de 1122 a 1156), as coisas começaram a declinar.
O poder pode ter levado Cluny à direção oposta da simplicidade de Bento.
A ordem cisterciense, de Bernardo, mais tarde renovaria a força espiritual da igreja.
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