segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

O PSICOPATA ESPIRITUAL!!

Para a psicologia, a consciência é um estado cognitivo não-abstrato que permite que a pessoa interaja e interprete os estímulos externos que constituem aquela que conhecemos como sendo a realidade. 

Uma pessoa que não tenha consciência tende a desligar-se da realidade e a não ter noção daquilo que acontece em sua volta.

Já a filosofia considera que a consciência é a faculdade humana para decidir ações e se responsabilizar pelas consequências de acordo com a concepção do bem e do mal. 

Deste modo, a consciência seria um conceito moral pertencente ao âmbito da ética.

Etimologicamente consciência do latim CONSCIENTIA, “conhecimento próprio, senso moral, noção do que é direito”, de CONSCIRE, “ser mutuamente alerta”, de COM, “junto, com”, mais SCIRE, “saber, conhecer”.

Na bíblia a consciência é definida como a parte da psique humana que induz a angústia mental e sentimento de culpa ao ser violada e sentimentos de prazer e bem-estar quando nossas ações, pensamentos e palavras estão em conformidade com os nossos sistemas de valores. 

A palavra grega traduzida como "consciência" em todas as referências do Novo Testamento é suneidēsis, que significa "consciência moral". 

A consciência reage quando as ações, pensamentos e palavras se conformam ou são contrárias a um padrão de certo e errado. 

Não há um termo hebraico no Antigo Testamento que seja equivalente a suneidēsis no Novo Testamento. 

Em hebraico, a palavra coração (sic) tem o sentido abstrato, para descrever a natureza interior, a mente ou pensamentos íntimos, os sentimentos ou emoções, os impulsos profundos e até mesmo a vontade ou consciência moral. Como está escrito: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Pv 4:23.

Nós sabemos, porém, que, a consciência não é um órgão físico que se pode ver operar ou transplantar, mas mesmo assim ela existe e está presente na vida de cada um de nós. De onde vem à consciência? Qual é sua finalidade? 
Quem a colocou em nós? De onde vem essa "voz interior"? 

Existem as mais diferentes explicações e justificativas para a existência da consciência dentro de nós.

Consciência é o termo que significa conhecimento, percepção, honestidade. Também pode revelar a noção dos estímulos à volta de um indivíduo que confirmam a sua existência. Por esse motivo se costuma dizer que quem está desmaiado ou em coma está inconsciente.

A consciência também está relacionada com o sentido de moralidade e de dever, pois é a noção das próprias ações ou sentimentos internos no momento em que essas ações são executadas. 

A consciência pode ser relativa a uma experiência, problemas, experiências ou situações. 

Por exemplo: Ele estava completamente viciado, mas não tinha consciência disso. 

Assim sendo, consciência cauterizada ou mente cauterizada é falta de arrependimento pelo erro e pecado para conosco e para com o próximo.

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão (Abandonarão a fé) alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo “cauterizada” a sua própria consciência. (1 Tm 4:1,2).

Uma pessoa é um psicopata espiritual quando cauteriza sua própria consciência pelo engano do falso evangelho ou é violada em sua estrutura espiritual e é levada a permanece no pecado, contínuo e impenitente, e assim vai se acostumando com o mal, tornando-se insensível, perdendo até mesmo o senso do certo e do errado.

Como já foi dito, um psicopata é uma pessoa que sofre um distúrbio psíquico, uma psicopatia que afeta a sua forma de interação social, muitas vezes se comportando de forma irregular e ante social. 

Em sentido mais amplo, uma psicopatia é uma doença causada por uma anomalia orgânica no cérebro. 

Em sentido restrito, é um sinônimo de psicose (doença mental de origem neurológica ou psicológica). 

A Psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade ante social é um comportamento caracterizado pelo padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros que se inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta. 

A medicina considera a psicopatia incurável sendo tratada apenas em termos de minimizar os danos.

Na psicopatia espiritual o processo é diferente, geralmente o psicopata espiritual é vítima do psicopata patológico que com suas falsas doutrinas o levou ao ponto de ser possuído por demônios que cauterizam a sua mente. 

Há também aqueles que para esquecer os seus traumas pessoais e com o objetivo de fugir da realidade e tirar o peso da culpa na consciência, buscam preencher o tempo e a mente com distrações, atividades mundanas, ou ainda mascarar a tristeza com o uso de calmantes, antidepressivos até mesmo bebidas acabam entrando pelo ralo da psicopatia espiritual.

A mente cauterizada é aquela que perdeu sua função, ou seja, a capacidade de raciocinar espiritualmente, está não consegue mais discernir o que é certo e o que é errado. Para os seres humanos, ter a consciência cauterizada é resultado do pecado constante, onde de tanto pecar, tudo já se tornou normal, a consciência não o incomoda mais. 

Eventualmente, o pecado adormece o senso moral de certo ou errado e o pecador torna-se insensível aos avisos da consciência. Para mim este é o psicopata espiritual porque sua mente está morta.

Quando pesquisamos a bíblia encontramos o diagnóstico do transtorno da personalidade ante social ao nível espiritual que é observado nos seguintes comportamentos descritos em segundo Tm 3:1-5.

1-Porque haverá homens amantes de si mesmos,

6-desobedientes a pais e mães,

14-sem amor para com os bons,

18- mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

19-Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.

Para terminar o Apostolo Paulo diz: Destes afasta-te. Com certeza ele sabia o grande perigo que estas pessoas seriam na vida do jovem Timóteo.

Segundo o Apóstolo o inimigo de nossa alma, luta para cauterizar as nossas mentes, mas a Palavra de Deus é sem dúvida um escudo poderoso para nos proteger desta terrível artimanha maligna, pois ela dá luz e entendimento aos mais simples. “A sua palavra é uma lâmpada que ilumina o caminho por onde eu ando. 

Ela me ajuda a não tropeçar!” (Sl 119:105).

O psicopata espiritual ou a pessoa com a cauterização na mente depois de um tempo começa a achar que tudo é normal. 

Orgias, traições entre casais, roubar, matar, mentir, usar drogas, bebedices! 

Ele pensa assim: Há todo mundo faz, porque eu não posso fazer? Faço mesmo! Não é assim? Não existe mais o temor a Deus, não existe mais o amor por si próprio, pela família e muito menos com a própria alma! (Justamente esta que viverá eternamente). Quantos não enxergam mais a gravidade do erro? 

A consciência atingida com a cauterização passa a viver na justificativa, a mente finge que o erro não existe!

Geralmente, os psicopatas ESPIRITUAIS são dotados de charme, simpatia, carisma, capazes de impressionar e cativar qualquer pessoa com invejável destreza e domínio da bíblia. 

Ninguém imagina que por trás de seu jeito educado, inofensivo e gentil se esconde alguém desprovido de consciência, capaz de atitudes cruéis e desumanas que ele disfarça com uso de versículos isolados da bíblia.

Segundo estudos a profissão de pastor atrai psicopatas patológicos que farão uso da bíblia para criar psicopatas espirituais. Tudo porque, o psicopata gosta de cargos que possam mandar e manipular pessoas. 

Assim sendo, é na igreja que ele vai poder exercer aquilo que ele mais gosta com a justificativa está ouvindo a voz de Deus.

Pense comigo, o psicopata espiritual não se trata de um louco varrido, mas de alguém que vive na fronteira entre a sanidade e a loucura, mas sem perder o controle e suas maiores habilidades é mentir, enganar, ludibriar, trair, nem sequer sentir-se culpado ou envergonhado. Trapaceiam, difamam, traem, abusam de autoridade, roubam, e sentem-se confortáveis com isso. 

A única coisa que não admitem é serem desmascarados. 

Não pela vergonha que passariam, mas porque isso os impediria de continuar enganando.

Então, um pastor psicopata com certeza assume uma personagem performática quando sobe ao púlpito. 

É capaz de encenar os papéis mais dramáticos como se estivesse num teatro. 

Em questão de segundos, transita entre a tragédia e a comédia, provocando lágrimas e gargalhadas com a mesma desenvoltura. Mas tudo não passa de fachada para disfarçar sua astúcia.

Os pastores psicopatas se apresentam como líderes atenciosos, polidos, cheios de amor, porém, sua intenção é a pior possível. Por fora, sempre impecavelmente vestidos, beirando ao narcisismo. Por dentro, um trapo imundo. 

Por trás de seu carisma sedutor, um mentiroso contumaz, há um manipulador calculista. 

Sempre agem prevendo a reação de quem pretendem vitimar. Para eles, a vida não passa de um tabuleiro de xadrez. 
Se alguém se puser em seu caminho, passam como rolo compressor, sem dó nem piedade.

O Psicopata espiritual ou crente de mente cauterizada é caracterizado por:

1. Tentar parecer ser o que se não é.

2. Impor a aparência exterior como paradigma para os demais.

3. Viver da arrogância de clonar o ser do outro conforme a nossa própria e falsa aparência

4. Privilegiar as performances visíveis aos olhos, detendo a verdade que existe no ser.

5. Usar o poder da religião, ou da moral, ou da ética, ou das etiquetas e da bíblia, como instrumento de poder e opressão sobre os que procuram ajuda.

6. Oferecer-se como representante de Deus entre os homens.

7.Criar um sistema de aferimento espiritual baseado na reverência concedida a si mesmo.

8.Afirmar-se como guia do próximo, sendo que o coração sabe que para dentro não se enxerga nada além de podridão.

9.Manipular o saber bíblico e fazer dele uma adaptação que justifique as conveniências da própria doença; enquanto se masturba ante a submissão do próximo diante dele.

10.Transformar a própria arrogância em missão; daí o percorrerem as igrejas a fim de piorar os seres humanos, ensinando-os a praticarem as obras que um pagão não realiza: pregar a verdade de Deus como opressão e controle.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.