TEXTO BASÍCO AP 20:1-10
INTRODUÇÃO
1. E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
2. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
3. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
4. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
5. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
O Diabo durante séculos exibiu diante da raça humana ser um superstar, mas o que podemos ver nesta cena de seu
aprisionamento por um anjo que ele mostra ser débil, rúptil e franzino.
Cadeia no grego “hálusis”, que quer dizer algema.
Essa cadeia não será de aço, porque ele é um espírito, mas no mundo espiritual ela é uma palavra de ordem que o maniatará, e seu estado será como se estivesse algemado.
Durante centenas de cruzadas de libertação que tenho realizado a mais de trinta anos em vinte cinco países do mundo; quando os demônios se manifestam; na autoridade do nome de Jesus, determino que eles coloquem as mãos para trás e digo que estão amarrados, eles permanecem o tempo que designo.
Cristo é o Homem mais forte do que o valente pode entrar em sua casa, amarrá-lo e saquear os seus bens Mt 12.26-28.
2. “Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.”
É chamado de dragão por causa de suas intenções sanguinárias e assassinas.
Antiga serpente, por suas astúcias, cáusticas e marotas.
Diabo, por ser eficiente na arte de acusar, caluniar e desonrar o ser humano.
Satanás quer dizer adversário, o opositor, contra Deus, como antideus é ele o arqui-inimigo do homem.
Até o final da grande tribulação o Diabo será conhecido por “príncipe deste mundo” Jo 14.30; mas não durante o milênio porque ele estará encarcerado e predominará o nome de Cristo profetizado pelo profeta Isaías: “o Príncipe da paz” Is 9.6.
3. “E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele... E depois importa que seja solto por um
pouco de tempo.”
O abismo será a carceragem provisória de 1.000 anos para o Diabo; e o lago de fogo será a Penitenciária de
Segurança Máxima para ele que já tem antecedentemente a condenação perpétua decretada.
A prisão do Diabo será uma vitória cosmológica, por haver sido removido o impostor que sobrecarregara os ares com a puerícia de sua maleficiada.
O selo sobre o abismo fala de autoridade, de maneira que ninguém poderá retirá-lo.
Quando Daniel foi jogado na cova dos leões, o rei Dario selou a pedra que fechava a embocadura dela, com o seu anel real Dn 6.17.
O local ficou interditado e tornou-se proibida a aproximação dos transeuntes curiosos.
No encarceramento do Diabo ele não terá o direito ao Habeas – corpus, e nem para quem apelar, porque a sua prisão será decretada pelo Dr. Jesus Cristo, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça do Universo (STJU).
Satanás estará cerceado por quatro coisas que não permitirá a sua fuga: a chave, a cadeia, o abismo e o selo.
4. “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar.”
Os santos glorificados serão entronizados com Cristo e os mártires ressuscitados da grande tribulação.
A promessa feita para os vencedores em Laodicéia terá nesse período o seu cumprimento inadiável: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono” 3.21.
5. “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.”
Os ímpios permanecerão encravados no mundo da terra porque quando estavam vivos aproveitaram somente da terra do mundo.
Viveram como animais irracionais, e não reconheceram a soberania de Cristo.
Nunca deram do tempo para Deus, agora Deus deu um tempo para eles.
A primeira ressurreição é ilustrada pela colheita da agricultura hebraica.
As primícias é Cristo; a colheita geral será os ressuscitados por ocasião do arrebatamento da igreja; e os rabiscos serão os mártires da grande tribulação que hão de ressuscitar.
6. “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.”
A quinta bem-aventurança é uma benção exclusiva para os mártires nesse tempo.
Quem foi ferido com a morte física, por tremular a bandeira da fidelidade ao Cordeiro diante das bravatas do anticristo não poderão ser atingidos pela segunda morte: o lago de fogo.
Haverá um período de 1.000 anos entre a primeira ressurreição, e a da vergonha e desprezo eterno Dn 12.2; Jo 5.29.
A primeira precederá o arrebatamento da igreja, e a dos ímpios, ocorrerá no final do milênio para o julgamento no juízo final.
O termo milênio é originado do latim “mille – mil + annus – ano = 1.000.00 anos; e no grego “chilis ete”. “Encontramos o registro da expressão “mil anos” seis vezes nos versículos 1-7”.
7. “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão.”
O Diabo é um infrator irrecuperável, após passar 1.000 anos enclaustrado, no abismo, quando for posto em liberdade se ocupará em seduzir as nações preparando o plantel para a batalha revolucionária de Gogue e Magogue.
A soltura de Satã da carceragem do abismo por um pouco de tempo será para testar o caráter dos convertidos durante o final do milênio.
8. “e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo
número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.”
No milênio o planeta Terra será governado por Cristo, e a terra passará por modificações geológicas, climáticas e haverá mudanças na fauna, na flora e a ferocidade dos animais será extinta.
A longevidade será coisa comum, a taxa de mortalidade infantil será zero e haverá uma explosão demográfica Is 65.20; Sl 72.16.
A maioria dos milenianos irá obedecer a Cristo não por amor, mas por medo.
E quando Satanás for livre da prisão, parte deles, aliará com ele numa revolta contra Cristo.
A palavra cantos no grego “gonia”significa “esquina.” Gogue e Magogue são símbolos para descrever as forças do mal que se conglobarão vindas de todas as nações para a batalha final contra Jesus Cristo no
final do milênio.
9. “E subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo
do céu e os devorou.”
O arraial dos santos trata-se de uma linguagem simbólica para representar o povo judeu unido e reunido com os gentios salvos como nos tempos das jornadas peregrina tórias pelo deserto.
A cidade amada é Jerusalém.
Que metrópole há no mundo mais desejada do que ela? O Deus que é o Autor da criação é também do fim.
Quando o texto afirma que desceu fogo do céu e os consumiu, vemos que a vitória incontestável vem do céu e não da terra.
10. “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e
de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”
Assim como Cristo é as primícias dos que dormem, o anticristo e o falso profeta ao serem atirados no lago de fogo serão as primícias dos perdidos com merecida prioridade.
O desafio proposto pelos adoradores do anticristo: “Quem é semelhante à besta?
Quem poderá batalhar contra ela?” Essa resposta será dada por quem é maior do que ela, o Grande
Guerreiro do cavalo branco,
o Poderoso Senhor dos Exércitos no final da grande tribulação, e a posteriori serão envolvidos pelas chamas eternas no lago de fogo, e em seguida o Diabo no final do milênio 19.20; 20.10; e por último os homens que rejeitarem a Cristo e que viverem impiamente, terão suas sentenças decretadas no juízo final 20.15; Mt 25.41.
Satanás será lançado no lago de fogo onde já estarão, a mil anos, a besta e o falso profeta.
Este verbo no presente, “encontram”
20.10; mostra que ali continua a besta e o falso profeta. Não foram extintos, embora mil anos se tenha passado. Aqui o verbo “Serão”, revela novamente a eternidade das penas: nada de extincionismo, nem temporariedade.
A expressão “dia e noite” significa continuamente. Todo o sempre é uma expressão contundente que significa absoluta interminabilidade.
Satanás é um impostor na terra, é um torturador de almas no lago de fogo.
Ele alimentará no inferno, das dores e dos gritos de desespero dos condenados.
CONCLUSÃO:
AS QUATRO MAIORES TRAGÉDIAS DA VIDA
1° Viver neste mundo sem ter abarcado a Cristo!
2. Sair deste mundo sem Ter a certeza de salvação!
3. Morrer sem ter o nome escrito no Livro da Vida!
4. Ter o nome escrito e depois ser ele riscado!
Venha a Cristo para que seu nome seja escrito!
Faça uma confissão que confirme seu nome no livro da vida (Mt 10. 32; Rm 10. 9,10)
Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado
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