sexta-feira, 3 de março de 2023

TRÊS COISAS ESPECIAIS ACONTECERAM NA VIDA DE SAUL*

TEXTO BASÍCO I SM 10:1

INTRODUÇÃO

Então, tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Porventura, te não tem ungido o SENHOR por capitão sobre a sua herdade? (I Sm.10.1).

Saul recebeu o cargo de capitão do povo para reinar sobre a nação de Israel, e Samuel teve a tarefa de dedicá-lo a Deus através da unção para a tarefa especial à qual foi vocacionado. Três coisas especiais aconteceram na vida de Saul: 

(1) Foi ungido pelo SENHOR (10.1). (2) Foi mudado em outro homem (10.6). 

(3) Deus lhe mudou o coração em outro (10.9). 

A chamada de Deus na vida de Saul, escolhendo-o para governar o seu povo, é uma das mais linda na história da Bíblia. Saul começou muito bem, mas, como acontece a muitos líderes, tornou-se orgulhoso e arrogante após ter perdido o temor do SENHOR e não mais depender da graça e do poder de Deus.

1-FOI UNGIDO PELO SENHOR.

O propósito do SENHOR foi ungir Saul para reinar sobre o seu povo. Essa unção lhe conferiu a graça eficaz e dons, para a tarefa que Deus lhe atribuíra. 

A expressão "O ungido do SENHOR", veio a ser um termo comum para o rei de Israel (I Sm.12.3; 24.6; 26.9; Lm.4.20).

2-FOI MUDADO EM OUTRO HOMEM.

Deus transformou o interior de Saul, ungindo-o com o Espírito Santo. 

Essa mudança tanto tem haver com o seu caráter, como com a capacidade de realizar proezas em nome do SENHOR. 
Saul realizou coisas extraordinárias que um homem natural não é capaz de realizar.

3- DEUS LHE MUDOU O CORAÇÃO.

Saul tinha um corpo robusto, era um homem alto, a ponto de se destacar entre o povo (10.23). Mas ele precisava de um novo coração para realizar a vontade de Deus. 

O coração de Saul foi transformado, foi revestido do poder de Deus, e ele recebeu muitos talentos da parte de Deus, para realizar a tarefa que Deus lhe confiara sobre a nação de Israel. 

É impossível um homem realizar a obra de Deus, se o seu coração não for mudado por Deus.

A UNÇÃO QUE DEUS DÁ NINGUÉM TIRA.

Apesar dos seus erros, das suas falhas e até da sua reprovação por Deus para não mais reinar sobre Israel, Saul ainda era considerado "o ungido do SENHOR". Saul pode ter sido reprovado, mas a unção de rei ainda estava sobre ele. 

Davi entendeu isto e lhe respeitou como "ungido do SENHOR" até o dia da sua morte. 

Davi ficou com o coração dolorido por ter cortado a orla do manto de Saul, e disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR (I Sm.24.5,6). 

Em outra ocasião, Davi teve a chance de matar Saul, mas ele o respeitou mais uma vez e disse ao seu soldado Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do SENHOR e ficou inocente? Disse mais Davi: Vive o SENHOR, que o SENHOR o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá. 

O SENHOR me guarde de que eu estenda a mão contra o ungido do SENHOR... (I Sm.26.9-11). 

Quando Saul morre com seus filhos em uma batalha, um homem estrangeiro, amalequita, veio trazer a notícia da morte de Saul, e para querer agradar a Davi, até mentiu quando disse: "Eu matei o ungido do SENHOR". 

Davi estava triste e até em jejum pela morte de Saul, disse ao homem: Como não temeste tu estender a mão contra o ungido do SENHOR? 

Davi chamou um jovem e mandou que o matasse. Ele o feriu, e morreu (II Sm.1.1-16). Saul não era dono da nação de Israel, nem era imortal, Davi não teve pressa para reinar, mas soube respeitar Saul como ungido do SENHOR e aguardar o seu tempo chegar. Saul perseguiu a Davi, mas quando morreu, Davi não se alegrou. 

Quem é ungido por Deus não se alegra com a morte do outro para se promover. 

Davi tinha convicção, que a unção que estava sobre ele, ninguém tomaria. 

Quem tem convicção da sua chamada e da unção que recebeu do Senhor, não perde tempo em guerrear contra ninguém. Amém! 

Por, Pr Geraldo Barbosa-22 de fevereiro de 2023

Pr Joao Nunes Machado 3 de março de 2023 às 11:12

Graça e paz! Pr Geraldo sejam multiplicadas em vossa vida, A inspiração é um ato direto de Deus pelo qual Ele “sopra” as próprias palavras através dos autores (humanos) preparados, para que o registro da Sua revelação seja completo e sem erro. (Ref: 2 Timóteo 3:16; 2 Pedro 1:19-21; Jer. 36:4,10), Um forte abraço!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.