TEXTO BASÍCO AP 11:1-14
INTRODUÇÃO
1. E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
2. E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.
3. E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.
4. Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.
5. E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.
6. Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.
7. E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará.
Testemunha no grego “martúrion”, pessoa que é chamada a depor sobre aquilo que viu ou ouviu e está disposto a entregar a própria vida em defesa do testemunho verdadeiro.
A lei deuteronômica prescrevia que duas testemunhas poderiam testificar contra alguém em juízo Dt 19.15,16.
Nos grandes projetos de Deus, Ele sempre enviou os seus servos e empregou o método de dois em dois,vejamos:
Moisés e Arão; Josué e Calebe; Gideão e Purá; Elias e Eliseu; Eliseu e Geazi; Josué e Zorobabel; os 70 enviados, de dois em dois; Paulo e Barnabé; Pedro e João; dois anjos testificaram a ressurreição de cristo e dois atestaram a sua ascensão.
Segundo a numerologia oriental o número 2simboliza fortaleza.
Estas duas testemunhas não representam a igreja testemunhando para Israel como tem sustentado algumas interpretações; porque no capítulo quatro encontramos a igreja de Cristo glorificada no céu.
Elas estarão em Israel fisicamente como arautos que promoverão aconversão do povo judeu.
Usarão trajes rústicos numa humilhação dramática para anunciar a gravidade do conteúdo da mensagem 13.4.
Pressuposições Errôneas Sobre as Duas Testemunhas Ao longo dos séculos muitas teorias fantasiosas foram levantadas como meras conjecturas para declarar quem são as duas testemunhas.
Um castelo de folclorismo teológico foi criado.
> Enoque e Elias;
> Moisés e Elias;
> O Velho e o N. Testamentos;
> Dois anjos;
> A igreja verdadeira e a Palavra de Deus;
> Pedro e Paulo;
> Moisés e os profetas;
> A verdadeira igreja e o pregador;
> O espírito militante dos cristãos e o testemunho deles;
> A Palavra e o Espírito.
João Batista teve um ministério semelhante ao do profeta Elias, tanto na severidade profética como no traje
diário, mas não era Elias.
Esses dois profetas escatológicos terão um ministério uniforme ao de Moisés e Elias.
Todavia eles não voltarão a este mundo.
Os cristãos que forem arrebatados não precisarão voltar ao planeta terra no final da grande tribulação para morrerem, e sim, para reinarem com Cristo no milênio.
Assim, sendo, nem Enoque e nem Elias terão que voltar para morrer.
Quando a nação de Israel passava por um período de crise, mormente no tempo dos juízes, o Senhor levantava um libertador para descativá-la das garras opressoras dos inimigos; da mesma forma, na grande tribulação, Ele levantará as duas testemunhas para bradar contra o pecado reinante e o anticristo.
4. “Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais.”
No livro do profeta Zacarias encontram-se dois personagens: Josué e Zorobabel, que atuaram como líderes,
um civil e outro religioso, os quais foram denominados de duas oliveiras Zc 3.1; 4.6,7.
Eles irão testemunhar com grande unção (oliveiras) e um testemunho brilhante (castiçais).
A Mensagem Que as Duas Testemunhas Pregarão
> Combaterão o pecado, a feitiçaria e a rebelião contra Deus;
> Pregarão contra o egocentrismo e a veneração generalizada ao anticristo;
> Anunciarão veementemente à volta de Cristo em glória;
> Contestarão a rejeição aversiva dos judeus contra divindade de Cristo;
> Proclamarão indubitavelmente os juízos mais severos que castigarão os homens e o globo terráqueo.
5. “E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca e devorará os seus inimigos.”
O fogo projetado da boca, diz da autoridade da Palavra sobre os maus Jr 5.14, bem como das chamas literais desferidas contra os opositores da verdade.
As testemunhas precisarão fazer uso desse fogo para combater a idolatria do anticristo, do falso profeta e de seus adoradores.
6. “Estas têm poder para fechar o céu, para que não chova... e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem.”
Por algum tempo o sistema climático será submetido a variações e haverá também mutações nas fontes de água, para que o anticristo e o sistema da nova ordem mundial saibam que essa dupla de profetas é enviada por Deus.
7. “a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e as vencerá, e as matará.”
Encontramos neste texto em tela a primeira citação acerca do anticristo o líder mundial.
Esta besta é a ponta pequena vista por Daniel na visão profética que fura conicamente fará passar o rolo compressor de ódio contra os santos de Israel Dn 7.8.
Quando o texto diz que a besta que sobe do abismo, está fazendo alusão de sua origem eautoridade maligna.
Nesse período a perseguição cruenta e sangrenta ceifará milhares de santos.
As testemunhas estarão blindadas pela proteção divina contra qualquer combate durante 1.260 dias, assim como os israelitas foram protegidos durante o desencadeamento das dez pragas em terras faraônicas.
As testemunhas serão imortais até concluir a missão profética. Tanto elas, como os 144.000 serão inatingíveis.
8. “E jazerá o seu corpo morto na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito.”
A morte destas testemunhas marcará o meio da grande tribulação.
Sodoma é o emblema da devassidão e o Egito da opressão. O profeta Isaías bradou contra a obstinação e a rejeição à Deus pelos príncipes de Jerusalém dizendo assim: “... Príncipes de Sodoma... povo de Gomorra” Is 1.10.
9. “... e nações verão seu corpo morto por três dias e meio, e não permitirão que o seu corpo morto seja
posto em sepulcro.”
O anticristo não permitirá o sepultamento desses dois profetas como ato preventivo de que seus corpos não sejam
furtados como foi propagada a mentira dos judeus em relação ao corpo do Mestre.
A morte e a ressurreição de Cristo foram acompanhadas de terremotos.
Agora, as duas testemunhas ao ressuscitarem, um terremoto sacudirá a cidade Santa e levará a óbito 7.000 homens.
Jesus e as duas testemunhas ganharam a vitória por meio da morte.
Não aceitar o serviço fúnebre das testemunhas é um ato de enxovalho, ignomínia e opróbrio 1 Rs 21.24; Jr 8.1,2; 14.16.
10. “porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra.”
A expressão: “os que habitam sobre a terra”, é a maneira bíblica de designar o mundo pagão e cético 17.8.
Os inimigos trocarão presentes para comemorar a morte deles, muito mais do que em festa natalina.
Como que o mundo se alegra com a morte dos porta-vozes de Jeová?!
Eles serão chamados de perturbadores no tempo da Nova Ordem Mundial, porque incomodarão o anticristo e os apóstatas, porque o mundo estará atopetado de anarquia, de feitiçaria e egocentrismo crônico.
Elias o profeta do fogo em tempos de crises foi chamado pelo rei Acabe de perturbador de Israel 1 Rs 18.17.
11. “E, depois daqueles três dias e meio, o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre
os pés.”
Cristo ressuscitou após três dias; Lázaro depois de quatro dias, e as duas testemunhas após 3½ dias.
O mesmo Espírito de vida que levantou um grandioso exército no vale de ossos secos Ez 37.10; e que ergueu a Cristo da tumba gélida Rm 8.11; levantará as duas testemunhas em praça pública.
O triunfo dos inimigos será provisório, assim como foi temporária a alegria dos infaustos de Daniel quando ele foi jogado na cova dos leões Dn 6.24.
A conversão do povo judeu será acompanhada pelo extraordinário milagre de revivescência dos dois profetas.
12. “E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.”
O ministério deles fará os judeus lembrarem-se do ministério de Cristo, no que tange a morte, a ressurreição, a
ascensão e o tempo de ministério que foi de três anos e meio.
João subiu ao céu em êxtase 4.1, e as testemunhas subirão por meio da ascensão.
A ressurreição e a ascensão dessa dupla divina serão cinematografadas e transmitidas em cadeia mundial, e trará uma expectação estarrecedora aos olhos da besta e do falso profeta.
Aqueles que foram espetáculo de degradação e mortos na praça, tornar-se-ão em espetáculo de fascinação subindo ao céu.
13. “E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens.”
Quando Cristo morreu, a terra tremeu, e a vitória inexorável das testemunhas será declarada ao mundo por um
terremoto relevante Mt 28.54.
Em numerologia escatológica o número 10 expressa perfeição na ordem, portanto, podemos ver que o juízo será completo.
Com o abalo sísmico deram glórias ao Deus dos céus; não por temê-lo na santa intimidade, mas por causa do pânico.
A SÉTIMA TROMBETA
15. “E tocou sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram
a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.”
A narrativa suspensa no capítulo 9.1, volta agora dando continuidade às sete trombetas que constituem o sétimo selo; e as sete taças da ira de Deus constituem o ai da sétima trombeta.
Essa trombeta não será tocada somente num momento, mas por um período: “mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta...” 10.7.
A última trombeta descrita por Paulo em 1 Co 15.52, encerrará a dispensação da graça que tem relação com o arrebatamento da igreja; enquanto que a sétima trombeta, será a última de um grupo de sete no período tribulacional.
O toque retumbante da sétima trombeta não inicia o fim, mas dará início ao período do fim, e o princípio do governo milenial de Cristo.
Se os moradores da terra não derem atenção aos toques das seis trombetas, como darão a sétima que anuncia o
domínio de Cristo e a eternidade.
Toda essa alegria vista no céu é proveniente da antecipação do Reino e não de seu estabelecimento real.
O domínio de Cristo principiará no milênio e se estenderá por todos os séculos sem fim.
Tudo aquilo que foi predito pelos profetas veterotestamentários terá deslumbrante finalização.
18. “e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.”
Encontramos neste verso uma síntese de tudo que se segue até o epílogo do livro.
O tempo de galardoar chegou.
AS TRÊS CLASSES QUE SERÃO RECOMPENSADAS
> “Teus servos, os profetas” – as duas testemunhas.
> “Os santos” – os que não aceitarem a marca da besta.
> “Os que temem o teu nome” – os convertidos durante a grande tribulação.
É importante que saibamos, quem teme a Deus, não é preciso ter medo dEle.
19. “E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do concerto foi vista no seu templo; e houve relâmpagos,
e vozes, e trovões, e terremotos, e grande saraiva.”
O templo aberto significa que a comunicação entre o céu e a terra será de uma amplitude inigualável.
Com a visão gloriosa da arca da aliança resplandecendo a glória de Deus aos seus servos, o sistema anticristão ruirá como as muralhas de Jericó e o deus filistino chamado Dagôm Js 6; 1 Sm 5.1-5.
A arca é um sinal de segurança para os justos, e julgamento para os inimigos.
A arca construída no tempo de Moisés e introduzida no lugar santíssimo do templo de Salomão é apenas uma réplica da original vista por João. A arca do concerto Nm 10.33.
Suas dimensões: 1,25 m de comprimento, or 75 cm de largura.
Foi feita de madeira de setim revestida em ouro.
A arca tem sido um dos tesouros arqueológicos mais cobiçados pela humanidade.
Inúmeras expedições à mesopotâmiae a Israel foram realizadas, sem sucesso.
O cineasta George Lucas inspirou-se na busca pela a arca perdida para o roteiro do filme Raiders of the lost Ark, Caçadores da Arca perdida.
Uma lenda judaica diz que o profeta Jeremias escondeu a arca em uma caverna.
Uma versão etíope diz que juntamente com Menelique filho de Salomão com a rainha de Sabá, partiu de Jerusalém os filhos dos conselheiros e oficiais de Salomão, e levando a arca da aliança, que desde então teria ficadoguardada num local oculto em santa Maria de Sião, na cidade etíope de Axum.
Acredito piamente que a arca foi destruída quando os babilônios invadiram Jerusalém queimando o templo em 586 a.C., Jr 3. l6.
O templo celestial contendo a arca aliança diz perfeitamente que a habitação do Senhor em meio ao Seu povo será permanente.
Os fenômenos citados, como relâmpagos, vozes, trovões, terremotos e saraiva, asseguram que tem chegado à consumação.
O Senhor anda irado com os habitantes da terra, e nesse tempo, Ele virará a sua artilharia sem piedade sobre esse planeta para arrasá-lo com a saraivada e as sete taças.
CONCLUSÃO:
AS QUATRO MAIORES TRAGÉDIAS DA VIDA
1° Viver neste mundo sem ter abarcado a Cristo!
2. Sair deste mundo sem Ter a certeza de salvação!
3. Morrer sem ter o nome escrito no Livro da Vida!
4. Ter o nome escrito e depois ser ele riscado!
Venha a Cristo para que seu nome seja escrito!
Faça uma confissão que confirme seu nome no livro da vida (Mt 10. 32; Rm 10. 9,10)
Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado
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