TEXTO BASÍCO AP 3:14-22
INTRODUÇÃO
14. E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15. Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16. Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
17. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18. Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
19. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
20. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
21. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
22. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
O nome Laodicéia significa “que pertence a Laodice.”
Essa cidade foi ampliada pelo Selêucida Antíoco ΙΙ, monarca sírio 261-246 a.C., em honra à sua mulher Laodice filha de Ptolomeu Filadélfo ΙΙ, rei do Egito.
Antes Laodicéia era chamada Diosópolis “cidade de Zeus.”
No período helenista seis cidades receberam o nome de Laodicéia.
A Laodicéia do Apocalipse era chamada de Laodicéia do Lico.
Situava-se no entroncamento das estradas principais.
Era uma cidade rica e florescente da Ásia. Era cercada por fortes muralhas e suas terras em volta eram fertilíssimas.
Distava a 10 km ao sul de Hierápolis e a 16 km ao oeste de Colossos.
Foi a principal cidade da Frígia localizada nas margens do rio Lico que é um afluente do Meandro.
A semelhança de Roma, ela foi edificada sobre sete montes.
Era uma cidade apatacada. Havia muitos bancos, firmas comerciais e laboratórios de oftalmologia.
O colírio era uma forma de pomada para os olhos.
O famoso oftalmologista Cláudio Galeno residente em Pérgamo prestava atendimento oftalmológico em Laodicéia.
Foi destruída por um terremoto em 62 d.C., e reconstruída por seu próprio povo, o qual orgulhava de não precisar de ajuda imperial.
Apesar da inexpugnância de Laodicéia ela sempre enfrentou um grave problema deabastecimento hidrológico.
Eles construíram um aqueduto de pedras para trazer água canalizada das nascentes até a cidade.
Quando a água chegava estava morna.
De acordo com John Mackenzie: “Existem vestígios de um estádio construído por Tito em 79 d.C., uma construção que servia tanto como ginásio quanto para banhos, e possuía dois palácios.”
As ruínas de Laodicéia podem ser vistas no lugar chamado Eski hissar, no turco significa “castelo antigo.”
Fica próximo de Denizli, há uns 93 km de Esmirna. Paulo escreveu uma carta ao laodicenses que acabou desaparecendo, por ser apenas um exemplar Cl 4.15,16. 14. “E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve.”
Laodicéia é um vocábulo grego “Laodikeia” composto de laos = povo + dike = “julgamento,” quer dizer “julgamento do povo.”
Laodicéia era, pois, uma igreja onde cada um fazia justiça a seu bel prazer.
Era como nos dias dos juízes de Israel que não havendo rei cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos Jz 21.25.
Das sete cartas enviadas às sete igrejas esta é a mais triste, a mais censurada, sendo o contrário da
carta à Filadélfia.
Podemos ver aqui o estado de apostasia que a igreja visível há de experimentar.
Ela não teve nem sequer um elogio. Laodicéia é o tipo de muitas igrejas contemporâneas que se tornaram mornas por causa da apostasia e da abastança.
De forma direta, Laodicéia é aquele grupo ou pessoa dentro da igreja fiel que antes do arrebatamento será apóstata tanto na doutrina quanto na praticidade de vida.“Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira.”
Cristo é o Amém, porque a sua imaculada integridade e a sua morte sacrifical confirmam e garantem o cumprimento
de todas as preciosas promessas de Deus 2 Co 1.20.
É o único lugar nas Escrituras que a palavra Amém é usada como substantivo próprio. “o princípio da criação de Deus.”
O termo princípio no original grego é “arché” que significa “fonte” e “origem.” Esse vocábulo não quer dizer a primeira criação de Deus como afirmam as falsas testemunhas de Jeová Cl 1.15-18; Jo 1.2.
Cristo é a gênese de tudo. Aquele que criou todas as coisas estava disposto a restaurar os laodicenses em genuínas testemunhas. Cristo é o iniciador tanto da criação física como da criação espiritual.
16. “Assim, porque és morno e não és frio nem quente.”
As águas de Colossos eram quentes, e as de Hierápolis eram frias, e as de Laodicéia eram mornas.
Essa foi à razão pela qual o Senhor Jesus a água da vida expressou metaforicamente os três tipos de temperaturas espirituais.
É melhor ser um ateu declarado do que ser um crente morno.
A igreja em Laodicéia não estava oferecendo nem refrigério para o cansaço espiritual nem a cura para o doente.
O malefício de uma igreja morna é que ela fica inerte, insensível à voz do Espírito.
É o sal que se tornou insípido, é a lâmpada que perdeu o brilho.
É como as virgens que não compraram mais azeite.
Sardes foi a igreja fria, morta; Filadélfia foi a quente, avivada e Laodicéia a morna, letárgica.
A mornidão é a preconização da cegueira espiritual. Ser morno é viver mundanizado; é não ser natural e nem espiritual.
É oestilo de vida intermediária.
Quem vive envolvido na atmosfera do mundanismo, a igreja será apenas um continuísmo, não sabendo separar esses dois territórios antagônicos.“vomitar- te - ei da minha boa.”
O termo vomitar no original grego é emeo de onde deriva o vocábulo emético.
Emético quer dizer “que provoca vômito.” Os laodicenses estavam no mundo e pertenciam a ele; mas,
ao mesmo tempo, procuravam ensinar a religião e o respeito ao nome de Cristo.
Esmirna e Filadélfia foram as duas igrejas sem censuras, até hoje permanecem como cidades ditosas.
Laodicéia foi vomitada até mesmo geograficamente. Desapareceu!
17. “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta.”
Os membros dessa igreja estavam embriagados pelo materialismo ganancioso que os levaram ao naufrágio na fé 1 Tm 6.10.
Esmirna era a igreja pobre que era rica a de Laodicéia era a igreja rica que era pobre.
A. W. Tozer declarara: “Nenhum monarca oriental já reinou com tanta tirania sobre seus súditos amedrontados como as coisas materiais, visíveis, audíveis e tangíveis que reinam sobre a humanidade.”
É necessário que policiemos as nossas vidas a fim de não permitirmos que o materialismo, asriquezas ou a falta delas nos torne mornos.
Do que adianta uma igreja milionária, ter faculdade e milhares de propriedades, e ser pobre dos tesouros celestiais.
W. Kelly afiançou: “Laodicéia é a glorificação do homem e dos recursos da igreja.”
Robertson disse: “Aquela igreja local se achava em uma cidade rica, e também era rica em seu orgulho e presunção; mas era pobre da graça e ignorante de sua pobreza espiritual.”“e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.”
A consciência dos laodicenses ficou tão insensível a ponto de nem mesmo se darem conta de sua condição
letárgica.
Esta é a única igreja que levou uma esbravejada acentuada de Cristo ao ser chamada de miserável.
No oriente antigo era usual nas orações, e nos sacrifícios os sacerdotes sumérios aparecerem sem roupas diante da divindade.
Nudez torna-se expressão da mais profunda desonra Is 20.4; 47.3, ou também sinal de pobreza. Nudez espiritual é viver uma vida de qualquer maneira na presença de Deus.
18. “aconselho - te que de mim compres ouro provado no fogo para que te enriqueças.”
Apesar dos laodicenses serem abastados, Cristo aconselhou-os a comprar dele as riquezas e os tesouros de
sua graça.
Na tipologia bíblica o ouro fala da natureza divina e da fé preciosa que nos afortunam.“e vestes brancas, para que vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez.”
O povo cristão de Laodicéia usava vestes caríssimas, acetinadas, brilhantes, seda preta e de fabricação própria.
No conselho divino ela é chamada a comprar vestes brancas contrastando com as pretas que eles vendiam e vestiam.
Vestes brancas se referem o andar em santidade e praticar a justiça.
No retorno de Cristo à terra muitos convidados não estarão com os trajes especiais Mt 22.11.
Muitos crentes pertencem à igreja de Adão; estão escondidos, porque se acham nus diante daquele em que todas as coisas estão nuas e patentes. "e que unjas os olhos com colírio, para que vejas.”
A escola de oftalmologia em Laodicéia tinha um laboratório que fabricava um tipo de colírio que era feito de pó
frígio misturado com óleo em forma pastosa, e era aplicado nos olhos dos pacientes trazendo alívio vitalizador.
A tefra - frígia ou cinza frigia, não podia eliminar a cegueira espiritual.
Certa ocasião o oftalmologista Dr. Jesus Cristo usou uma pasta de lodo, feita com a Sua própria saliva para estancar a cegueira de um cego de nascença Jo 9.6,7.
Para Laodicéia ele tem um colírio especial para erradicar as trevas espirituais.
O colírio é, pois, a unção do Espírito Santo que leva o cristão a ter discernimento das coisas que o rodeiam.
19. “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo.”
A maneira pela qual o Senhor se dirigiu à igreja não foi puni-la; mas, para adverti-la. Se Cristo não nos corrigir, pior será a nossa condenação Hb 12.4-7; Pv 13.24.
Jesus jamais nos castigará antes de nos avisar.
Thomas Brooks disse: “Quando Deus ama, Ele aflige em amor, e sempre que o faz, cedo ou tarde, ensina a essas almas lições tais que serão proveitosas por toda a eternidade.”
João Calvino o príncipe de Genebra declarou: “Não há nada mais temível do que o Senhor permitir que afrouxemos as rédeas.”
Quando o Senhor castiga, Ele traz a cura, enquanto que a desobediência leva a morte.
20. “Eis que estou à porta e bato.”
Era a igreja que pregava a Cristo e dizia que o amava, e, no entanto, o Senhor estava pelo lado de fora por causa do engôdo de uma religião formalista.
A funda que tinha
arremessado a pedra angular para bem distante do círculo de comunhão com aquela igreja foi o mundanismo.
A expressão presente: “bato,” indica o bater contínuo.
O Filho de Deus não desiste de procurar o homem.
A única maneira para Laodicéia ser restaurada era aceitar de volta o Cristo rejeitado.
Jesus andava no meio das outras seis igrejas, enquanto que nessa, Ele estava pelo lado de fora, batendo na porta, procurando oportunidade para adentrá-la.“entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo.”
A ceia era a principal refeição do final do dia, e, era a ocasião para mostrar a hospitalidade.
Vivemos no entardecer da dispensação da graça, e, é a hora de abrirmos os nossos corações e as portas dos nossos lares para Cristo hospedar-se e banquetear-se conosco numa radiosa comunhão.
Estamos vivendo o último momento deste banquete antes que surja o novo amanhã na glória celestial.
Na cerimônia hebraica um jantar onde podia reunir mais pessoas era de grande significado.
Era na realidade símbolo de afeição, camaradagem e intimidade. Jesus promete não apenas cear conosco, mas convidar o Pai para vir e fazer morada em nossa casa espiritual Jo 14.24.
21. “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono.”
Nem Faraó, nem Herodes, nenhum imperador romano dividiu o trono com algum súdito.
O nosso Rei Jesus promete aos vencedores a coparticipação de ser entronizado com Ele na glória fúlgida do seu Reino.
Faraó na terra do Egito deu todas as honrarias para José, menos o trono: “Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu” Gn 41.40.
O trono que haveremos de assentar com Cristo é o trono de Davi na cidade Santa de Jerusalém 2 Sm 7.12,13; Lc 1.32.
Das promessas feitas por Cristo às sete igrejas, a de Laodicéia foi a mais gloriosa.
O Mestre estava acordando os laodicenses para um nível mais elevado de comunhão e reinado esplêndido com Ele.
Para o Senhor Jesus ser entronizado precisou ser vencedor, conosco não poderá ser diferente.
22. “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
Em Laodicéia era preparado um tipo de unguento paraos ouvidos doentes.
Eles tinham um bom tratamento otorrino, mas eram surdos espiritualmente.
No estudo sobre as sete igrejas do Apocalipse, temos os fiéis que serão arrebatados e os surdos professos que serão vomitados e que ficarão para a grande tribulação. Prepare-se!
CONCLUSÃO:
AS QUATRO MAIORES TRAGÉDIAS DA VIDA
1° Viver neste mundo sem ter abarcado a Cristo!
2. Sair deste mundo sem Ter a certeza de salvação!
3. Morrer sem ter o nome escrito no Livro da Vida!
4. Ter o nome escrito e depois ser ele riscado!
Venha a Cristo para que seu nome seja escrito!
Faça uma confissão que confirme seu nome no livro da vida (Mt 10. 32; Rm 10. 9,10)
Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado!
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