TEXTO BASÍCO I RS 3:16-27
INTRODUÇÃO
"Então vieram duas mulheres prostitutas ao rei, e se puseram perante ele.
E disse-lhe uma das mulheres: Ah! senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa.
E sucedeu que, ao terceiro dia, depois do meu parto, teve um filho também esta mulher; estávamos juntas; nenhum estranho estava conosco na casa; somente nós duas naquela casa.
E de noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.
E levantou-se à meia-noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto dormia a tua serva, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio.
E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era meu filho, que eu havia tido.
Então disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.
Então disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não, por certo, o morto é teu filho e meu filho o vivo.
Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei.
E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra.
Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o.
Então respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe."
ÈPOCA
Nos tempos bíblicos, ter um filho fora da união matrimonial era motivo para uma mulher ser deserdada por sua família. Mães solteiras, com frequência, se entregavam à prostituição para sustentarem a si mesmas e a seus filhos.
Uma das histórias mais conhecidas da bíblia sobre duas meretrizes, mães solteiras, que se apresentaram diante de Salomão para que ele julgasse de quem era a criança.
SITUAÇÃO
SOFRIMENTO
Quando Salomão solicita a espada diante de ambas as mães, mais uma vez ele prefigura Jesus como aquele que tem o poder para separar o homem do pecado e santificar as nossas vidas.
A espada seria utilizada para dividir a criança em duas partes, no entanto ela foi utilizada não para trazer dor, mas para restaurar o que estava perdido na vida da mãe daquele menino.
O encontro da mãe com a espada gerou o coração quebrantado e a entrega total: se fosse preciso, abriria mão do bem mais precioso que ela tinha – seu filho.
Da mesma forma, o Senhor tem um encontro conosco que nos incita a viver uma entrega total a Ele, abrindo mão de nossa própria vontade para que a dEle possa reinar em nós e que possamos viver o verdadeiro amor que é explicito em Sua Palavra.
SUA ALEGRIA
Da mesma forma que o Senhor mostrou aquela mulher que haveria esperança na entrega total a Ele, o Senhor pode restaurar a vida de qualquer um que se acha com um coração quebrantado.
Naquele momento, a espada , Palavra de Deus – gerou uma nova vida para aquela mulher , arrependimento e entrega sincera ao Senhor, e trouxe de volta a comunhão que estava perdida com o Senhor, com certeza essa mulher teve sua esperança renovada, ela viu que ainda existia justiça e que Deus não á tinha desamparado.
A alegria e ter voltado com seu filho nos braços.
LIÇÃO
Deus ele é o dono de tudo , e pode fazer o que ele quiser , da mesma forma que ele entrega as bençãos ele pode tira-las ,a hora que ele desejar , mas para tudo , ele prova nosso coração ,e muitas vezes ele tira aquilo que mais amamos , para ver o nosso caráter , para ver onde estão os nossos olhos e coração.
Quando a prostituta trocou os filhos, mostra que ela tentou mudar sua rota , talvez Deus tivesse um plano melhor para ela ,será que essa criança não teria sérios problemas de saúde, será que Ele sabia que ela iria abandona-lo pelas ruas?
Não sabemos o que Deus viu nessa mulher, ele tirou este filho mas eu creio que a ideia de Deus era provar o seu coração para entregar a ela coisas muito maiores ,mas ela não respeitou sua vontade , ela não respeitou o que Deus queria que acontecesse , e trocou , porém nada fica em oculto perante Deus , pois a mãe verdadeira sabia que aquele não era seu filho , e isto nos mostra outro detalhe um amor verdadeiro um amor que não importa o que aconteça, o amor de um pai e de uma mãe é verdadeiro , muitas vezes o inimigo tenta nos roubar dos braços de nosso pai , principalmente quando somos bebes.
O importante ensinamento para os que, na sociedade, ocupam cargos ou funções que os colocam em situações semelhantes à vivida por Salomão. São políticos ou empresários, diretores de escolas ou juízes, industriais ou líderes, pais ou mães de família que precisam tomar decisões e, não poucas vezes, sentem-se divididos interiormente. Sabem que, se tomarem uma decisão errada, poderão causar sofrimento a muitos.
No entanto, são poucos os elementos que têm à disposição para um julgamento imparcial.
É nessa hora que precisam pedir a Deus o dom da sabedoria um dom, por sinal, que deveria ser pedido sempre, diariamente, já que qualquer decisão precisa ser sábia e, portanto, justa.
Sabe muitas vezes nos são tirado pessoas que amamos, as vezes um filho com sérios problemas de saúde, estão sofrendo, mas os pais não deixam Deus levar, eu vejo um amor egoista, quer ficar com a pessoa a todo custo, e tem aqueles que ora para que Deus faça sua vontade e quando Ele faz o acusa por não ter curado ou salvado.
Lembre-se Deus sabe de todas as coisas, mesmo aquelas que não acontecerão ainda. Ele sempre está a nossa frente e sabe o que é melhor para nós ou para quem Ele está levando.
Poderão fazer sua a oração de Salomão (1º Livro dos Reis 3,6-9);
QUERO ORAR COM VOCÊ
Pai em Nome de Jesus me achego a Ti, para pedir sabedoria para andar nessa terra tão confusa e de valores inversos, onde o caráter está distorcido e que a falta de amor, nos leva a tomar decisões dentro dos padrões humanos, peço que a Tua sabedoria esteja presente em minha vida, e que tudo que eu for fazer seja conforme a Tua vontade, em Prov. 16:9 diz: “o coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.”
E que o “Temor do Senhor” é o princípio da sabedoria, que a Tua sabedoria guie os meus passos, não me deixa ser injusta com o meu próximo, que sempre eu veja os dois lados da questão e que eu não seja precipitada em falar, agir, fazer, Em Nome de Jesus Amém!
Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!
Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.