TEXTO BASÍCO LC 15: 8
INTRODUÇÃO
"Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la? E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida. Eu digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende"
HISTORIA
A dracma é uma moeda grega de prata que estava em uso no primeiro século d.C por isso encontramos referências nos evangelhos de Lucas 15,8, 9) Na frente e verso da dracma ática estava estampava a cabeça da deusa Atena numa face e na outra uma coruja.
Na época um denário correspondia a uma dracma.
No período do ministério terrestre de Jesus, já existia a presença dos conquistadores romanos e a dracma teve seu peso reduzido.
No primeiro século d. C., os gregos equiparavam a dracma ao denário (moeda romana), mas o governo romano calculava o valor oficial da dracma como de três quartos de um denário.
Em outras palavras a moeda do conquistador valia mais.
ÉPOCA
Nos tempos de Jesus, o costume era que os homens presenteassem suas futuras esposas com um ornamento (uma espécie de colar, usado por cima do véu na fronte e que compunha um dos itens do dote) feito de dez dracmas.
Assim, sempre que saiam de casa, ou onde estivessem, eram identificadas facilmente como uma mulher já aliançada, que já possuía um dono, um remidor, alguém que em breve a desposaria.
É por este motivo, não simplesmente o valor monetário destas dracmas, mas sim, a representação da aliança dos noivos, que havia por parte da mulher que possuía o dote e o ostentava, sua família, amigas e principalmente do noivo, um cuidado extremamente elevado com este símbolo.
Utilizá-lo da maneira errada, manchado (Prata precisa ser polida para apresentar sua beleza), faltando uma ou mais das peças ou deixar de usá-lo, representavam que aquela mulher não dava à aliança a devida importância e cuidado, ou seja, uma grave ofensa.
Da mesma maneira, se o noivo ao visitar a casa da noiva, para apresentá-la aos seus pais, não a encontra utilizando as dracmas o noivo podia até desmanchar o compromisso.
Perder a dracma significava colocar em risco a sua descendência, pois a dracma era um sinal profético, era um sinal de perpetuação de geração.
SITUAÇÃO
A mulher que perdesse uma dracma representava uma vergonha para o noivo, era vista como uma mulher relaxada e desinteressada, com poucas chances de ser uma boa esposa.
Se não poderia cuidar de um colar como daria conta de uma casa? Perder uma dracma significava não dar importância ao compromisso, poderia ser interpretado como um "não amo você", ela corria o sério risco de perder o noivo; era uma ofensa tão grande que dava a ele o direito de desistir do casamento.
As 10 dracmas simbolizavam a importância do compromisso "para sempre" do casamento.
Guardar com zelo e carinho era uma autêntica prova de amor. Uma noiva com nove dracmas não estaria pronta para casar-se.
Imagine uma noiva suja e despenteada para sua cerimônia matrimonial, que noivo aceitaria?
É mais ou menos isso.
O jejum do dia do casamento
Uma antiga tradição aconselha noiva e noivo a jejuarem no dia de seu casamento, desde o nascer do sol até depois da cerimônia em baixo da chupá, pálio nupcial, comendo a sua primeira refeição juntos no fim da cerimônia nupcial. (em certos dias festivos como em Shabat, Rosh Chôdesh, Chanucá, etc., não é permitido jejuar).
Além do jejum, os noivos lêem salmos e oram pelo perdão de D'us (como em Yom Kipur).
SOFRIMENTO
Como explicar que foi perdida, situação difícil porque muitos não estão com vontade de ouvir uma explicação, eles julgam ao invés de incentivar, encorajar, ela perdeu e tinha que procurar.
Já bastava o que ela estava passando, ainda teria que ouvir, mas ela não desistiu e não contou para ninguém foi procurar, ela só falou quando tinha encontrado, tem coisas que não devemos falar com ninguém, essa mulher falou com Deus e com certeza teve ajuda, porque Deus quer que encontremos o que Ele nos deu e se perdeu.
A mulher varreu a casa, imagino que varreu de uma forma que nunca tinha varrido: levantando tapetes, afastando móveis do lugar, aproximando a candeia, abaixando-se.
Ela examinou cada canto e limpou toda sujeira de maneira segura. Se ela não achasse ela corria o risco de ser mal falada, rejeitada pelos homens de bem, se fosse solteira com certeza não se casaria mais, se fosse casada corria o risco de ser morta, achariam que foi adultério traição.
SUA ALEGRIA
Depois que encontrou Ao invés de guardar e esconder tão valioso objeto, convidou todos os seus vizinhos, aqueles que se alegrariam com ela, Ela compartilhou a bênção com aqueles que compreendiam o verdadeiro significado de encontrar algo precioso que estava perdido.
Devemos saber com quem devemos compartilhar nossas alegrias, nossas vitórias.
A alegria quando achamos o que perdemos, seja alegria, força, amor, fidelidade, os dons do Espírito Santo, sabendo que recebemos mais uma chance de vida com Jesus.
LIÇÃO
A parábola deixa claro o amor de Deus pelo pecador e a obra do Espírito Santo na conversão. Somente sob dependência de Deus é possível compreender o valor de uma vida perdida.
A relação das nove dracmas com a que se perdeu é uma formidável lição de cooperação entre Reino de Deus e reino dos homens.
Que maravilha saber que existe um Deus vivo e eficaz empenhado na felicidade humana, um Deus que enxerga os lugares inacessíveis da mente e do espírito humano.
Um Deus que põe luz nas trevas não para condenar, mas para salvar e por causa do Seu grande e incomparável amor é que o pecador se constrange a arrepender-se.
É o amor do Cristo vivo e ressuscitado que salva, que busca diligentemente e diariamente o homem: excluído (fora do colar), distante ( sem comunhão, escondido) Cristo somente poderá nos encher com sua unção, poder e graça, quando nos esvaziarmos de todo lixo, sujeira e coisas que carregamos como peso morto, é necessário fazermos uma faxina geral, para que possamos encontrar o propósito de Deus, aquilo para o qual fomos chamados.
QUERO ORAR COM VOCÊ
Querido Deus em Nome de Jesus, quero te agradecer por me fortalecer, por ser minha candeia para que eu continue a procurar não só o que perdi como essa dracma, mas procurar os tesouros da Tua Palavra, as pedras preciosas da comunhão contigo, o ouro da Tua Presença em minha vida, a prata do ensinamento, a santidade para minha veste, Aba-Pai quero dizer que o Senhor é o meu maior tesouro, Jesus é o meu valor inestimável e o Espírito Santo minha luz, que não me deixa na escurão. Eu te amo, amém!
Mulheres da bíblia e sua história!!
Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.