TEXTO BASÍCO Números 12: 1
INTRODUÇÃO
E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita.Números 12: 1
HISTÓRIA
Zípora: Significa “pássaro”; “mulher inteligente”, “mulher livre”.
Zípora é um nome feminino de origem hebraica, que surge como variante de Séfora.
Embora fosse chamada “mulher cusita” (Números 12:1), “Cusita”, refere-se ao povo da Etiópia, país da África, de pele negra como o azeviche. a esposa de Moisés era midianita e, assim, descendente de Abraão.
Na aparência pessoal ela diferia dos hebreus.
o mesmo significado, Cuxe é um povo que viveu onde hoje se localiza a Etiópia, e por ser um povo de pele escura, ou seja, negros, confunde algumas pessoas que pensam que a indignação de Miriam e Arão era por causa da cor da pele desta mulher. Mas na verdade a indignação de ambos era pelo fato de Moisés ter se casado com uma mulher estrangeira e não uma Hebreia como lhes era de costume.
O povo Cuxe também é descendente de Cam, como podemos ler em Gênesis 10-6: “Os filhos de Cam: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.”
“Moisés aceitou e concordou também em morar na casa daquele homem; este lhe deu por mulher sua filha Zípora.” (Êxodo 2, 21)
Zípora foi esposa de Moisés, com quem teve dois filhos: Gérson e Elieser (Êxodo 2:22; 18:4).
Ela era uma das sete filhas de Jetro (ou Reuel), um sacerdote de Midiã.
SITUAÇÃO
O primeiro filho de Moisés e Zípora recebeu o nome de Gérson, palavra que tem sua origem em estrangeiro, destacando a posição de Moisés ali. Seu segundo filho foi Eliézer, cujo significado é Deus meu socorro, para lembrar que Deus preservou a vida de Moisés (Êx 18:3,4).
Quando Moisés foi confrontado pelo Senhor com sua desobediência, ao deixar de circuncidar seu filho (Gn 17:14), sua vida ficou em perigo.
Zípora teve portanto, de circuncidar seu filho Eliézer, a fim de salvar a vida de seu marido (Êx 4:24 e 26).
ela o fez com evidente desgosto. Na realidade ela por ser Cusita,não entendia da aliança que Deus fez com seu povo, e como Moisés não fez, não sabemos o motivo, mas ele não podia entrar no Egito para libertar seu povo se tivesse sem a cobertura da aliança, ele estaria dando legalidade a Satanás.
Como ele é o acusador e legalista, ele tiraria proveito da situação para impedir o agir de Deus.(Êx 18: 2 e 3).
A essa altura, Moisés mandou Zípora e seus filhos para casa do pai,ela nem chegou até o Egito, no caminho ela voltou. Na 1ª dificuldade ela abandona o marido, a Palavra do Senhor nos diz em Amós 3:3 Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
Muitos meses se passaram até que ela se encontrasse com o marido novamente.
Jetro o visitou e a família foi reunida outra vez. Zípora deve ter morrido depois que se juntou a procissão que seguia em direção à Terra Prometida, pois não se tem mais nada registrado a seu respeito.
A referência à esposa de Moisés (Nm 12:1) Zípora permanece como uma mulher enigmática. Seu exemplo nos lembra de que uma esposa que resiste a vontade de Deus não apenas coloca os propósitos divinos em perigo, como também põe em risco a vida espiritual de sua família.
No entanto, suas ações rápidas e decisivas parecem ter salvado a vida de Moisés.
SOFRIMENTO
E muito triste ter que se separar de quem amamos, mesmo que seja por pouco tempo. “E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou e o quis matar. Então Zípora tomou uma pedra aguda, circuncidou o prepúcio de seu filho, o lançou a seus pés e disse. Certamente me és um esposo sanguinário. e desviou-se dele. Então ela disse. Esposo sanguinário, por causa da circuncisão”. (Êxodo 4.24-26).
Este relato descrito no livro de Êxodo nos trás uma revelação tremenda, pois ele foi decisivo na vida de Moisés e Zípora, a esposa do libertador dos escravos ficou tremendamente assustada ao saber que seu filho seria circuncidado. Com medo da criança morrer (medo natural de mãe) ela mesmo circuncidou o menino.
Ela não queria a circuncisão. Quando ela viu que Moisés morreria por não obedecer a Deus, ela mesma circuncidou o seu filho (outro erro).
Seu marido deveria ter feito a circuncisão.
Depois deste episódio,Moisés mandou-a de volta para a casa de Jetro e Zípora só aparece novamente nas escrituras quando o povo é tirado do Egito e Moisés passa novamente por Midiã e ali encontra-se com o sogro.
LIÇÃO
A falta de companheirismo no ministério é um grande perigo à vista para o matrimônio. Quando uma mulher decide ausentar-se da vida de seu marido por razões tais como
1) cuidado da casa, ( aprenda a ser prática e organizada)
2) criação dos filhos, ( administra o tempo e ensina a serem organizados, o marido também precisa de atenção,muitos casamentos acabam, porque o marido acaba ficando para trás)
3) metas pessoais, ( tentar conciliar, se possível trabalharem juntos. desenvolverem um projeto juntos. Se for ministerial, se for secundário, procure não exagerar nos horários e dias.)
4) cuidado dos pais, etc., ( depois de casados, se deve tomar cuidado com o excesso, o cordão deve ser cortado,pois agora você está construindo uma família, claro que devemos socorre-los quando for necessário, mas sem exagero, vejo muito casais separados ou frios.) está dando brecha para desestruturação do seu matrimônio.
Zípora decidiu ausentar-se da vida de Moisés e de seu ministério.
Ela nunca comprou a briga pelo ministério do marido, nunca se interessou nele.
Moisés era importante enquanto estivesse na casa de seus pais, no seu país, na sua cultura, Fora disso era um homem sanguinário. A opinião que tinha de Moisés estava formada há muito tempo.
Não era simplesmente pela atitude de circuncidar a seu filho, mas estava lançando em rosto a sua vida passada.
Nenhuma mulher que não passar lado a lado com seu marido o Mar Vermelho de seu Êxodo Ministerial, jamais terá condições de atravessar um deserto de quarenta anos até chegarem juntos na terra da promessa.
Zípora foi uma dessas mulheres que não quis obedecer a Deus incondicionalmente e deixou que a situação chegasse ao limite, a ponto dela mesma agir, jugo desigual é muito perigoso para um relacionamento.
VAMOS ORAR
Pai em Nome de Jesus, venho em Tua presença para te pedir que coloque amor em meu coração, compreensão pelo chamado do meu esposo, pois sei que o Senhor nos uniu com um propósito, que eu possa ser a ajudadora dele para que se realize os teu querer, me fortaleça e me capacite a andar passo a passo com ele, em Nome de Jesus amém!
Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!
Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.