segunda-feira, 5 de junho de 2023

ESPOSAS DA TRIBO BENJAMIM*

TEXTO BASÍCO JZ 19:1-3

INTRODUÇÃO

Aconteceu também naqueles dias, em que não havia rei em Israel, que houve um homem levita, que, peregrinando aos lados da montanha de Efraim, tomou para si uma concubina, de Belém de Judá.

Porém a sua concubina adulterou contra ele, e deixando-o, foi para a casa de seu pai, em Belém de Judá, e esteve ali alguns dias, a saber, quatro meses.

E seu marido se levantou, e foi atrás dela, para lhe falar conforme ao seu coração, e para tornar a trazê-la; e o seu moço e um par de jumentos iam com ele; e ela o levou à casa de seu pai, e, vendo-o o pai da moça, alegrou-se ao encontrar-se com ele.Juízes 19:1-3

HISTORIA

A tribo de Benjamim recebeu o nome do filho mais novo de Jacó e Raquel. 

Os membros dessa tribo eram chamados Benjamitas. 

Quando da divisão de Canaã, a tribo de Benjamim ficou com o território entre Efraim, ao norte, e Judá, ao sul. 
Embora fosse um território pequeno e montanhoso, era fértil e incluía cidades importantes como Jerusalém, Jericó, Betel, Gibeá e Mispá, entre outras.

Um benjamita importante foi Saul, o primeiro rei de Israel oficialmente reconhecido como tal, era benjamita, filho de Quis. 

A partir daí, a linhagem real passou a ser da tribo de Judá. 

Depois da conquista da região por Josué e até a formação do primeiro Reino de Israel, em 1050 a.C., a tribo de Benjamim foi parte de uma confederação livre de tribos israelitas.

Sem um governo central, em tempos de crise as pessoas eram guiadas por líderes conhecidos como Juízes. 

A tribo de Benjamim, inclusive mulheres e crianças, foi quase dizimada por outras tribos. 

Os homens sobreviventes foram separados, mas foi-lhes permitido casar com mulheres de outras cidades, cujos maridos tivessem morrido, de modo a permitir que a tribo continuasse.

Esta historia começa no capítulo 19 de Juízes quando a concubina do levita foi violentada e morta pelo homens maus de Gibeá cidade  que pertencia a Tribo de Benjamim, os Israelitas sabendo do acontecimento se reuniram e foram se vingar fazer (justiça)mataram todos, vendo a tolice pois iria se extinguir uma tribo  em Juízes 21:

EPOCA

Que as leis deveriam ser seguida a risco pelos sacerdotes e levitas, já que não havia reis e governantes, para exigir o cumprimento da lei.

E esse levita sabia, quando não cumprimos com o nosso chamado como ele requer, tudo tem consequências desastrosas.  

Primeiro erro, quando ele pegou uma concubina e não uma esposa.

Segundo erro : genioso, não acatou conselho.

Então o homem levantou-se para partir, ele, e a sua concubina, e o seu moço; e disse-lhe seu sogro, o pai da moça: Eis que já o dia declina e a tarde já vem chegando; peço-te que aqui passes a noite; eis que o dia já vai acabando, passa aqui a noite, e que o teu coração se alegre; e amanhã de madrugada levanta-te a caminhar, e irás para a tua tenda. 

Porém o homem não quis ali passar a noite, mas levantou-se, e partiu, e chegou até defronte de Jebus (que é Jerusalém), e com ele o par de jumentos albardados, como também a sua concubina até a cidade de Gibeá. Juízes 19:3-

Não tomarão mulher prostituta ou desonrada, nem tomarão mulher repudiada de seu marido; pois santo é a seu Deus. Levítico 21:7

E ele tomará por esposa uma mulher na sua virgindade. Viúva, ou repudiada ou desonrada ou prostituta, estas não tomará; mas virgem do seu povo tomará por mulher.

E não profanará a sua descendência entre o seu povo; porque eu sou o SENHOR que o santifico. Levítico 21:13-15 Para piorar a situação a mulher aborreceu- se dele e voltou para casa de seu pai. Porém a sua concubina deixando-o, foi para a casa de seu pai, em Belém de Judá e estiveram ali alguns dias, a saber, quatro meses. Juízes 19:2

SITUAÇÃO

Ao invés de conversarem e chegarem a um acordo, eles partiram para a guerra, exterminando até as mulheres e crianças, depois que viram que estava para exterminar uma tribo constituída por Deus na terra. Tentaram consertar e complicaram mais ainda.

Elaboraram um plano: eles encontraram uma cidade, Jabes-Gileade, que não tinha participado da guerra e a castigaram, matando todos os seus homens e mulheres, exceto suas 400 virgens, que foram capturadas e entregues como esposas aos homens de Benjamim. Mas ainda faltavam 200 virgens. 

Os anciãos de Israel entraram em conluio e disseram aos benjamitas restantes que se escondessem nas vinhas de Siló. 

Quando as filhas de Siló saíssem para dançar na festa anual, cada homem deveria sair de seu esconderijo e raptar uma esposa para si. 

Os anciãos prometeram acalmar a ira dos pais e das famílias das moças.  

A Bíblia encerra esse triste episódio com estas palavras melancólicas: “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto” (v. 25).

SOFRIMENTO

Em Gibeá, ninguém lhes deu abrigo para passarem a noite. Essa foi uma atitude condenável dos gibeonitas, porque Deus ordenou que Seu povo praticasse a hospitalidade (Lv 19.33-34; Lv 25.35; Mt 25.35; Hb 13.2). nessa atitude satanás encontrou uma brecha para criar destruição, contenda, destruição etc.

Por cauda de um homem fora da direção de Deus, criou uma batalha sangrenta, uma situação drástica. Mas também trouxe a tona o que estava no coração do homem, na realidade essas mulheres foram violentadas, estupradas, pois elas foram arrancadas de suas casas, viram todos serem mortos, com certeza elas não queriam nada com o homem que a capturou.

ALEGRIA

Pouco depois, a monarquia foi estabelecida, Saul, o primeiro rei de Israel, escolhido pelo próprio Deus, era um Benjamita exatamente de Gibeá. O pai dele (Quis) ou o avô (Abiel) seriam um dos quatrocentos rapazes sobreviventes da matança de Gibeá e a mãe deveria ser uma das quatrocentas virgens sobreviventes da matança de Jabes-Gileade. É por isso que Saul explicou a Samuel: “Eu sou da tribo de Benjamim, a menor de Israel” (1 Sm 9.21).

Esse fato inesperado , nos traz a capacidade perdoadora de Deus, como está escrito em Romanos 5.20: “Onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda” (NTLH) Através do perdão e cura desse povo. 

Erros cometidos pelo homem não fica esquecido por Deus, tanto para honrar como para punir. 

Deus sempre resgata o passado para ser curado e perdoado, para que a maldição seja quebrada para assim não dar lugar aos demônios hereditários  não encontre lugar para  atormentar e destruir a geração futura.

LIÇÃO

Sempre obedecer a Palavra de Deus, e nunca exagerar um problema, também nunca tentar se beneficiar de uma situação como esse levita fez, ele podia contar a historia verdadeira, mas ele omitiu a parte da culpa dele, e ainda mais, a coragem de cortar em pedaços a mulher, além de mostrar frio e calculista.

Resolver problemas de cabeça quente, no calor das emoções, na Bíblia conta a história de Jefté.

VAMOS ORAR

Pai em Nome de Jesus venho te pedir perdão pelos meus pecados e iniquidades cometidas no passado, e também na minha geração passada, sei que as maldições segue até a 14ª geração, por esse motivo venho a Ti, me humilhar e pedir perdão, também quero pedir sua ajuda para perdoar meu agressor. 

Que de alguma maneira me roubou parte de mim. Me perdoe para que eu possa perdoar. Amém.

 

 Mulheres e suas histórias!! 

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.