TEXTO BASÍCO AT 25: 13-23
INTRODUÇÃO
"E, passados alguns dias, o rei Agripa e Berenice vieram a Cesaréia, a saudar Festo.
E, como ali ficassem muitos dias, Festo contou ao rei os negócios de Paulo, dizendo: Um certo homem foi deixado por Félix aqui preso,
Por cujo respeito os principais dos sacerdotes e os anciãos dos judeus, estando eu em Jerusalém, compareceram perante mim, pedindo sentença contra ele.
Aos quais respondi não ser costume dos romanos entregar algum homem à morte, sem que o acusado tenha presentes os seus acusadores, e possa defender-se da acusação.
De sorte que, chegando eles aqui juntos, no dia seguinte, sem fazer dilação alguma, assentado no tribunal, mandei que trouxessem o homem.
Acerca do qual, estando presentes os acusadores, nenhuma coisa apontaram daquelas que eu suspeitava.
Tinham, porém, contra ele algumas questões acerca da sua superstição, e de um tal Jesus, morto, que Paulo afirmava viver.
E, estando eu perplexo acerca da inquirição desta causa, disse se queria ir a Jerusalém, e lá ser julgado acerca destas coisas.
E, apelando Paulo para que fosse reservado ao conhecimento de Augusto, mandei que o guardassem até que o envie a César.
Então Agripa disse a Festo: Bem quisera eu também ouvir esse homem. E ele disse: Amanhã o ouvirás.
E, no dia seguinte, vindo Agripa e Berenice, com muito aparato, entraram no auditório com os tribunos e homens principais da cidade, sendo trazido Paulo por mandado de Festo.Atos 25:13-23
HISTORIA
Como filha de Herodes Agripa I e irmã mais velha de Drusila, Berenice nasceu cerca de 28 d.C. em uma família de raça mista aos treze anos casou-se com Marcos, filho de Tibério Júlio Alexandre.
Marcos morreu e ela casou-se em seguida com seu tio Herodes de Cálcis.
Eles tiveram dois filhos, Berniceano e Hiranco. Novamente viúva, cerca de 48 d.C., Berenice foi objeto de escândalo incestuoso quando passou a viver com o próprio irmão Agripa II. Anos mais tarde casou-se pela terceira vez com Ptolomeu, rei da Sicília.
O casamento, porém, não durou e ela voltou a companhia do irmão.
Tempos depois, tornou-se amante dos imperadores romanos Vespaciano e de seu filho Tito.
Berenice, mulher de opinião forte, foi, em certa época, defensora indômita (significa indomado, descrevendo algo ou alguém que não se deixa vencer ou subjugar) do povo judeu.
Algumas fontes relatam que chegou a arriscar a própria vida para interceder em favor dos judeus.
Sua fé era tão forte, que, em certa ocasião, rapou a cabeça e andou descalça para cumprir um voto feito a Deus.
Seu estilo de vida, entretanto, fez com que se desviassem, e Berenice abandonou a sua fé judaica.
Quando Agripa e Berenice foram a Cesaréia com Festo a serviço do Estado.
Agripa concordou em ouvir o caso de um prisioneiro, o apóstolo Paulo, Berenice ouviu Paulo defender sua tese em favor de Cristo, mais ignorou sua mensagem. Mantendo vida dissoluta, Berenice morreu em Roma depois da queda de Jerusalém.
ÉPOCA
Berenice representa todas as mulheres da história que ouviram o evangelho, mas preferiram rejeitar Cristo, ela adotou uma vida pecaminosa, que veio a deteriorar o seu caráter - um caráter que poderia ter sido transformado por Jesus Cristo, tornando - a útil no seu reino
SITUAÇÃO
Esse é um dos maiores males que satanás tem lançado nos corações das mulheres e com isso tem mudado muitos finais de honra e caráter transformando em histórias de vergonha, tristeza e morte espiritual, esse foi o final de Berenice foi morte física e espiritual.
Deixo a pior atitude de Berenice com seu coração obstinado
Ela ouviu a pregação do Apóstolo Paulo em defesa de Cristo, mas ignorou ,rejeitou a palavra de Deus ! E esta mulher representa muitas que tem todos os dias ouvido a palavra de Deus, mas não consegue deixar a vida antiga para viver uma nova vida em Cristo.
SOFRIMENTO
Dizem que o príncipe a humilhava por que Berenice teria nascido de uma linhagem inferior a dele. Mas mesmos assim eles tiveram 5 filhos.
Em 6 a.C Aristóbulo foi executado por ordem do próprio pai (Herodes), e a viúva Berenice logo se casou com um homem mais velho, bem mais velho que ela.
Mais uma vez o novo marido de Berenice foi executado acusado de conspirar contra o rei.
Essa mulher deve ter passado por situações e quem sabe desejos abusivos desses homens tornando-se assim obstinada, dura e inflexível, o sofrimento e as decepções muitas vezes deixa uma pessoa dura, essa mulher passou pelas mãos de muitos homens, teve muitos casamentos, não deve ter sido fácil. por isso não consegue receber o amor de Cristo.
SUA ALEGRIA
Eu diria que teve alegrias passageiras, por se sentir e viver em alta sociedade, mas alegria mesmo só se encontra em Jesus, creio que ela teve momentos de alegria não uma vida em alegria.
um pouco talvez quando dava a luz, a criança deveria lhe dar alegria.
Por um pequeno tempo ela deve ter experimentado a alegria de ouvir o evangelho que até foi conhecida por ser uma mulher de fé que intercedia por seu povo e fazia votos a Deus por eles, onde um deles foi raspar a cabeça e andar descalça para cumprir um voto. Parece que era um pouco radical.
Mas infelizmente, toda sua fé não suportou o seu estilo de vida, suas decisões carnais , seus desejos desenfreados que provavelmente a fazia se sentir a dona do próprio nariz, por ela ter se casado com homens de poder com certeza ela tinha muita regalia. ou ao contrário ela foi um objeto de barganha política ou por poder.
LIÇÃO
São as escolhas, de uma mulher como eu e você de carne e osso que determina como queremos viver, uma mulher que poderia ter sido transformada por Jesus e ter sido um instrumento de Deus em sua obra, mas que decidiu ser instrumento de Satanás.
Ela com o poder e dinheiro que tinha muito poderia ajudar na obra, Não vamos deixar que os desejos e ambições dessa vida curta, nos impeça de termos a transformação para a vida eterna, Deus nunca tira algo de nossa vida, sem substituir por algo melhor. O pecado cega.
Nome: Berenice
Origem: Grega
Significado: Portadora da Vitória
Personalidade: Significa a portadora da vitória e indica uma pessoa criativa, que luta com unhas e dentes pelos seus objetivos e tende a encontrar o sucesso em atividades que envolvem risco financeiro. isso nas mãos de Jesus é virtude, mas nas mãos de satanás é destruição.
VAMOS ORAR
Pai em Nome de Jesus, venho diante de Ti, te pedir perdão por muitas vezes eu ser obstinada com desejos da carne, sabendo que tenho que entregar para ti esses desejos, onde satanás não pode tirar, em Hebreus 8:12 diz:
“Pois, para com suas iniquidades usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei”, pois isso te peço, tenha misericórdia de minha vida, não me deixe mais me afastar de Ti por causa do pecado, me guia os passos, estabelece sua vontade e Seu querer em minha vida e em meus pensamentos, para que eu não venha pecar contra Ti. Amém!
Ps: Se você cometeu incesto ou na sua descendência teve, faça a oração quebrando e anulando toda maldição. neste mesmo blog tem a oração.
Mulheres da bíblia e sua história!!
Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.