TEXTO BASÍCO Josué 15: 16-19
INTRODUÇÃO
SUA HISTÓRIA
“Disse Calebe: A quem derrotar Quiriate-Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher. Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe; este lhe deu a filha Acsa por mulher.
Quando Acsa foi a Otniel, ele insistiu com ela para que pedisse um campo ao pai dela; e ela apeou do jumento; então, Calebe lhe perguntou: Que desejas? Respondeu ela: Dá-me um presente; deste-me terra seca, dá-me também fontes de água.
Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.” Josué 15:16-19
ÉPOCA
Em que as mulheres não escolhiam maridos, eles eram escolhido pelos seus pais ou tutor, Uma mulher bonita, ao ponto de seu pai oferecê-la como recompensa àquele que conquistasse uma cidade que era habitada por vários gigantes guerreiros, que teriam que ser derrotados.
SITUAÇÃO
Acsa, por sua vez, sabia que seu pai queria o melhor para ela e confiava na experiência acumulada daquele que verdadeiramente a amava. Ela foi obediente ao pai, mas quando o presente que o pai deu a ela não tinha água, ela foi falar com o pai, a coisas de devemos aceitar mas também há coisas que devemos falar, pedir, argumentar.
Enquanto muitos se conformam com terras secas, com aridez, com deserto, ela rejeita o deserto que seria sua sina.
Ela quer mais, crê no mais, crê na amplitude, ela aspira por bênçãos maiores, pois sabia que a água era o principal meio para se obter a produção de uma rápida colheita. Não se conforma com o bom, queira o melhor.
SOFRIMENTO
Acsa, filha de Calebe, foi uma daquelas mulheres que experimentou o sofrimento de perto. Nasceu e cresceu no deserto, porquanto Israel caminhava do Egito até Canaã, a terra prometida.
Era um tempo difícil, de lutas e provações, escassez, instabilidade, não tendo lugar certo para repousar ou morar. Aprendeu através das batalhas a ser uma mulher forte e valente.
O exemplo de seu pai Calebe, como um homem fervoroso, lutador, trabalhador, conquistador e temente a Deus, foi de forte influência na formação de seu caráter ousado e destemido.
SUA ALEGRIA
Acsa, como recompensa, recebe de seu pai muito mais que pediu, pois Ele reconhece que sua filha tinha propósitos nobres em seu pedido, e sabia que aquela terra seria bem cuidada por ela.
“Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.” (vs 19)
Acsa recebe de seu pai fontes de águas superiores e fontes inferiores, isso mostra como toda a sua terra dos altos (montanha) e dos baixos (vales) seriam abençoadas, toda a amplitude de seu terreno, seriam regados por águas. isto fala das situações em que podemos nos encontrar.
Montanhas falam de vitória, de bênçãos, de momentos de triunfo, vales falam de lutas, tribulações de adversidades, de momentos de dificuldades.
Mas em qualquer situação, quer nos montes ou quer nos vales o nosso Deus está conosco como uma fonte de águas jorrando, Deus é Deus dos montes e Deus dos vales também Sl 84:5-6, I Rs20:23-29
LIÇÃO
Sempre é bom os filhos saberem que seus pais querem o melhor para eles, e que não descansarão enquanto não os verem bem casados, com pessoas que verdadeiramente mostrem horizontes, e lhes possam prover do necessário, no caso das mulheres e como bons provedores e pessoas de caráter.
Otniel significa Leão Divino. Acsa casou com um vencedor, um lutador e salvador de um povo.
Tomar decisões erradas em momentos cruciais é arrumar tribulação para vida toda.
Veja bem quem é aquele ou aquela que você está escolhendo para casar, para ser o pai ou a mãe de seus filhos, seu companheiro em todos os momentos.
Acsa demonstrou envolvimento e interesse por sua herança, seu casamento e seu futuro.
Ela não foi gananciosa, mas também não hesitou em ir atrás daquilo de que ela precisava, semelhante a mulher virtuosa de Provérbios 31.27.
A importância em honrar o pai e mãe, a obediência quebra maldição e trás bênçãos.
será que esse pai não estava provando sua filha, para ver como ela reagiria ao presente que ele deu?
o nosso Aba-Pai também faz assim conosco, ele dá um dom para ver se vamos nos contentar , ou se vamos pedir mais dons, mais do seu Reino, mais intimidade, mais ouvi-lo, mais ve-lo.
Eu confesso que sou gulosa quanto mais Ele me dá mais eu quero, sabe porque o Pai tem muitooooo para nos dar.
lembra de Josué que conquistou muitas terras e quando ele parou Deus falou para ele que ainda tinha muitas terras para conquistar.
Não estou falando de coisas materiais mas sim espirituais, e quando eu quero mais do Seu Reino ele me dá coisas desse reino, como recompensa. Oh Glória!! é assim o nosso Aba-Pai.
QUERO ORAR COM VOCÊ
Pai em Nome de Jesus, venho em Tua presença para Te agradecer por tudo o que tem me dado, sua graça e misericórdia que se renova todas as manhãs, como Acsa pediu ao pai fontes, quero também te pedir águas purificadoras do Teu Espírito fluindo do meu interior, que nunca cesse essa água, e Peço que abra meus olhos espirituais para ver com a Tua visão e aos meus ouvidos coloques a Tua voz para conduzir-me aos caminhos santificados do saber, e que me capacites, fortalecendo-me com longanimidade e responsabilidade diante dos desafios. Sabedoria e responsabilidade pela herança que me deste, pois Tua Palavra diz que sou co-herdeira em Cristo Jesus, Em humildade me prostro diante de Tua excelência em sabedoria e da majestade do Teu poder que reina eternamente, te adorando, e te honrando com meu caminhar a mim dispensado pela graça do Espírito Santo que me tem alertado a obediência, disciplina, das Tuas vontades em meu viver. Peço também discernimento quanto ás investidas do inimigo, entendimento e coração aberto para Teu amor, humildade para corrigir e reconhecer meus erros e que eu frutifique como cumprimento do Teu mandamento, em Nome de Jesus Amém!
Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!
Cristão por convicção...
Pregador por vocação...
Feliz por escolha...
Prospero por herança...!
A Palavra do crente ainda vale muito?
Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.