TEXTO BASÍCO I CORINTIOS 10:16-17;11:24-26
INTRODUÇÃO
Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?
Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão. 1 Coríntios 10:16,17
24.e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
25.Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim".
26.Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. 1 Coríntios 11:24-26
Alimentar-se do cordeiro representava a identificação da comunidade israelita com a morte do cordeiro, morte esta que os salvou da morte física (1 Co.10:16,17; 11:24-26).
Assim como no caso da Páscoa, somente o sacrifício inicial, a morte dEle na cruz, foi um sacrifício eficaz. Realizamos em continuação a Ceia do Senhor como um memorial, "em memória" dEle (1 Co.11:24).
A aspersão do sangue nas vergas das portas era efetuada com fé obediente (Ex.12:28; Hb.11:28); essa obediência pela fé resultou, então, em redenção mediante o sangue (Ex.12:7,13).
A salvação mediante o sangue de Cristo se obtém somente através da “obediência da fé” (Rm.1:5; 16:26).
O cordeiro da Páscoa devia ser comido juntamente com pães ásmos (Êxodo 12:8).
Uma vez que na Bíblia o fermento normalmente simboliza o pecado e a corrupção (Ex.13:7; Mt.16:6; Mc.8:15), esses pães ásmos representavam a separação entre os israelitas redimidos e o Egito, isto é, o mundo e o pecado.
Semelhantemente, o povo redimido por Deus é chamado para separar-se do mundo pecaminoso e dedicar-se exclusivamente a Deus.
Cumprimento profético em Cristo
A vida, morte e ressurreição de Jesus são interpretadas à luz das Escrituras como o cumprimento do plano redentor de Deus para a humanidade. Ele é retratado como o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29), uma alusão clara ao cordeiro pascal cujo sangue salvou os israelitas da morte.
I - Contexto:
Capítulo 5: A igreja em Corinto tolerava um caso de imoralidade sexual grave (v. 1).
Versículo 6: A tolerância à imoralidade era prejudicial à pureza da igreja (fermento que leveda toda a massa).
II - Chamado à Purificação:
"Livrem-se do fermento velho" (v. 7a):
Abandono do pecado e da impureza.
Renovação espiritual e moral.
"Para que sejam massa nova e sem fermento" (v. 7b):
Transformação pela graça de Deus.
Vida santa e irrepreensível.
III - Cristo, o Cordeiro Pascal Sacrificado:
"Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós" (v. 7c):
Jesus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Sua morte sacrificial nos purifica e nos reconcilia com Deus.
IV - Implicações Práticas:
Celebração da Festa da Páscoa:
Alegria pela redenção e vitória de Cristo.
Vida livre do pecado e dedicada a Deus.
Rejeição do fermento velho:
Afastamento da imoralidade e do pecado.
Busca pela santidade e pureza em todas as áreas da vida.
V - Aplicação à Vida:
Examinar a própria vida:
Há áreas que precisam ser purificadas?
O que precisa ser "jogado fora" para viver uma vida nova em Cristo?
Cultivar a santidade:
Buscar a transformação pela graça de Deus.
Permitir que Cristo seja o Senhor de todas as áreas da vida.
Conclusões:
A morte de Cristo na cruz nos purifica e nos dá a oportunidade de viver uma vida santa.
Devemos nos afastar do pecado e cultivar a santidade em todas as áreas da vida.
A celebração da Páscoa nos lembra da redenção e vitória de Cristo, e nos motiva a viver uma vida digna do Senhor.
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