TEXTO BASÍCO I CORINTIOS 5: 7
INTRODUÇÃO
Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.1 Coríntios 5:7
Paulo, ao proclamar que Cristo é nossa Páscoa (1 Corintios 5:7), estabelece uma conexão profunda entre os eventos da Páscoa judaica e o sacrifício redentor de Jesus na cruz.
Assim como o cordeiro pascal foi imolado para proteger o povo hebreu da morte, Jesus foi sacrificado para redimir a humanidade do poder do pecado e da morte.
O Novo Testamento ensina explicitamente que as festas judaicas "são sombras das coisas futuras" (Col.2:16,17; Hb.10:1), isto é, a redenção pelo sangue de Jesus Cristo.
Note os seguintes itens em Êxodo 12, que nos fazem lembrar do nosso Salvador e do seu propósito para conosco (extraído e adaptado da Bíblia de Estudo Pentecostal):
O âmago do evento da Páscoa era a graça salvadora de Deus. Deus tirou os israelitas do Egito, não porque eles eram um povo merecedor, mas porque Ele os amou e porque Ele era fiel ao seu concerto (Dt.7:7-10).
Semelhantemente, a salvação que recebemos de Cristo nos vem através da maravilhosa graça de Deus (Ef.2:8-10; Tt.3:4,5).
O propósito do sangue aplicado às vergas das portas era salvar da morte o filho primogênito de cada família; esse fato prenuncia o derramamento do sangue de Cristo na cruz a fim de nos salvar da morte e da ira de Deus contra o pecado (Ex.12:13,23,27; Hb.9:22).
O cordeiro pascoal era um "sacrifício" (Ex.12:27) a servir de substituto do primogênito; isto prenuncia a morte de Cristo em substituição à morte do crente (ver Rm.3:25).
Paulo expressamente chama Cristo nosso Cordeiro da Páscoa, que foi sacrificado por nós (1 Co.5:7).
O cordeiro macho separado para morte tinha de ser "sem mácula" (Ex.12:5); esse fato prefigura a impecabilidade de Cristo, o perfeito Filho de Deus (João 8.46; Hb.4:15).!!
I - Contexto Histórico e Cultural:
A igreja de Corinto era composta por novos convertidos do paganismo.
A cultura coríntia era permissiva em relação à sexualidade.
Havia um caso de incesto na igreja que não estava sendo tratado.
Paulo escreve para corrigir a igreja e restaurar a pureza.
II - A Pureza da Igreja:
A igreja é chamada a ser santa e separada do pecado (v. 7).
O pecado é como fermento que pode corromper toda a massa (v. 6).
A disciplina da igreja é necessária para proteger a pureza (v. 5).
III - O Sacrifício de Cristo:
Cristo é o nosso cordeiro pascal (v. 7).
Ele foi sacrificado por nossos pecados (v. 7).
Sua morte nos purifica do pecado (v. 8).
IV - Aplicação Prática:
Devemos remover o pecado de nossas vidas (v. 7).
Devemos viver uma vida santa e irrepreensível (v. 8).
Devemos celebrar a Páscoa com alegria e gratidão (v. 8).
Subdivisões e Pontos Adicionais:
A. A Necessidade da Disciplina:
A disciplina não é punitiva, mas sim restaurativa (v. 5).
O objetivo da disciplina é levar o pecador ao arrependimento (v. 5).
A disciplina deve ser aplicada com amor e misericórdia (v. 5).
B. O Significado da Páscoa:
A Páscoa é um símbolo da vitória de Cristo sobre o pecado (v. 7).
A Páscoa nos lembra que somos livres da escravidão do pecado (v. 8).
A Páscoa nos dá esperança de vida eterna (v. 8).
C. O Chamado à Santidade:
A santidade é um chamado de Deus para todos os cristãos (v. 7).
A santidade é possível pela graça de Deus (v. 8).
A santidade é essencial para viver uma vida frutífera para Deus (v. 8).
Conclusão:
A morte de Cristo na cruz nos purifica do pecado e nos dá a oportunidade de viver uma vida santa.
Devemos remover o pecado de nossas vidas e celebrar a Páscoa com alegria e gratidão.
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