O que nos afasta da santidade?
Texto Josué 3:5
Introdução
“Santifiquem-se, pois amanhã o SENHOR fará maravilhas entre vocês”. Josué 3.5
"A busca pela santidade é uma jornada espiritual que atravessa os séculos, moldando corações e inspirando almas ao redor do mundo.
Desde os primórdios da história da humanidade, o ser humano tem ansiado por uma conexão mais profunda com o divino, buscando viver em harmonia com os princípios e valores que refletem a natureza sagrada de Deus.
Nesta busca incessante, a santidade emerge como um ideal transcendente, uma aspiração que transcende as limitações terrenas e eleva o espírito humano em direção à perfeição divina.
Nesta introdução, exploraremos o significado da santidade, sua importância nas tradições espirituais ao redor do mundo e os caminhos que podemos seguir para buscar esse estado de graça em nossas próprias vidas.
Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto mergulhamos no mistério e na beleza da santidade."
I. Decida tornar-se santo - Daniel 1.8
“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia”. Dn. 1. 8.-(Bíblia Shedd)
“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais, permissão para se abster deles”. Dn 1.8 -(NVI)
II. Submeta-se a uma profunda reforma de valores - Marcos 7. 15, 20-23.
“Não há nada fora do homem que, nele entrando, possa torná-lo 'impuro'. Ao contrário, o que sai do homem é que o torna 'impuro'”. E continuou: "O que sai do homem é que o torna 'impuro'. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem 'impuro' ".
III. Atente para os sinais de alerta - Tiago 1. 14,15.
“Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte”.
IV. Proteja seu coração - Mateus 6.21; 2 Coríntios 10.5, Fil 4.8;Gn 39; Jó 31.1.
Mateus 6.21 - “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”.
Coríntios 10.5 - Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.
Fil 4.8 - Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Gn 39 - José havia sido levado para o Egito, onde o egípcio Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. O SENHOR estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio.
Quando este percebeu que o SENHOR estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía.
Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por causa de José.
A bênção do SENHOR estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo.
Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida.
José era atraente e de boa aparência, e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: "Venha, deite-se comigo!" Mas ele se recusou e lhe disse: "Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados.
Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele.
Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?"
Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.
/Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava.
Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: "Vamos, deite-se comigo!" Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela.
Quando me ouviu gritar por socorro, largou seu manto ao meu lado e fugiu da casa".
Ela conservou o manto consigo até que o senhor de José chegasse a casa. Então repetiu-lhe a história: "Aquele escravo hebreu que você nos trouxe aproximou-se de mim para me insultar.
Mas, quando gritei por socorro, ele largou seu manto ao meu lado e fugiu".
Quando o seu senhor ouviu o que a sua mulher lhe disse: "Foi assim que o seu escravo me tratou", ficou indignado.
Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei.
José ficou na prisão, mas o SENHOR estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro. Por isso o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia.
O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o SENHOR estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava.
Jó 31.1 - "Fiz acordo com os meus olhos de não olhar com cobiça para as moças”.
5.Mantenha-se fiel nas pequenas coisas - “Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes” (Lucas 16, 10).
"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito”.
Conclusão:
"À medida que encerramos nossa discussão sobre como buscar mais santidade, é importante lembrar que essa jornada é contínua e pessoal. Cada um de nós tem um caminho único a percorrer, mas compartilhamos o mesmo desejo de nos tornarmos mais próximos de Deus e mais santos em nossas vidas. Que as práticas e princípios compartilhados neste vídeo possam inspirá-lo e guiá-lo em sua própria jornada espiritual. Que você encontre paz, alegria e realização no caminho da santidade. Obrigado por assistir e que Deus abençoe sua jornada!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.