sexta-feira, 1 de novembro de 2024

O que a cruz nos ensina?

O qual é a verdadeira mensagem da cruz?

Texto base: Lucas 23.48 "E toda a multidão que se ajuntara para observar, vendo as coisas que estavam feitas, retornavam batendo no peito".

Introdução: O Espetáculo da Cruz
A cruz é um símbolo universalmente reconhecido, mas, para os cristãos, ela representa muito mais que um simples ícone. Ela é o ponto culminante do plano de redenção de Deus para a humanidade, o ápice de um amor incondicional. O "Espetáculo da Cruz" revela uma mensagem de esperança e sacrifício incomparável, onde Jesus, o Filho de Deus, entregou-Se por amor à humanidade. Em cada detalhe de Seu sofrimento e morte, vemos o cumprimento de antigas profecias e o propósito divino em ação, oferecendo vida e reconciliação para todos que creem. Esta é uma jornada para entender a profundidade do amor de Cristo e a grandeza do sacrifício que Ele realizou por nós. 

Essa reflexão nos convida a olhar para a cruz com reverência e gratidão, reconhecendo o que foi feito por nós e o que ainda significa para nossas vidas.

I - ESPETÁCULO DE SOFRIMENTO

Lucas 23.48 “E todas as multidões reunidas para este espetáculo, vendo o que havia acontecido, retiraram-se a lamentar, batendo nos peitos”.

As próprias pessoas que na multidão haviam gritado: “crucifica-o!” (Marcos 15.13,14), agora lamentavam ao sentir o seu sofrimento.

A cruz não é um enfeite ou amuleto e sim um lugar de sofrimento. Levar a cruz como cristão (Mateus 16.24) não é algo ‘da moda’, mas devemos chorar com os que choram ( Romanos 12.15) e lamentar por nossos erros (Tiago 4.9), arrependidos. O espetáculo da cruz é solidariedade e não ter mais prazer no pecado.

II - ESPETÁCULO EXEMPLAR

I Coríntios 4.9 “Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens”.

Paulo sentiu que ao levar sua cruz como cristão estava sendo exposto como Cristo na cruz. Suas lutas e dificuldades se comparavam ao caminho de Jesus levando a cruz.

A vida de um cristão deve ser exemplo de alguém que toma a sua cruz (Mateus 10.38). Este é o espetáculo que cruz demonstra. O espetáculo da cruz é o testemunho cristão.

II - ESPETÁCULO DE PERSEVERANÇA

Hebreus 10.33 “ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos coparticipantes com aqueles que desse modo foram tratados”.

O texto de Hebreus 10fala de perseverança nas tribulações, chamando o povo de Deus a prosseguir e não retroceder (Hebreus 10.35-39)

Aqueles que perseveram nas tribulações são verdadeiramente quem leva a “sua cruz dia a dia” (Lucas 9.23) até o fim. 

O espetáculo da cruz é uma vida fiel ao Senhor até o fim (Mateus 24.13).

Conclusão: O Espetáculo da Cruz

A cruz de Cristo é mais que um evento histórico ou um símbolo; ela é a expressão máxima do amor divino. No "Espetáculo da Cruz", encontramos o caminho para a redenção e a reconciliação com Deus. Jesus se entregou por amor a nós, suportando a dor e a vergonha para que pudéssemos receber vida eterna e paz com o Pai. 

Ao refletirmos sobre o sacrifício de Jesus, somos desafiados a responder ao Seu amor com gratidão e devoção. A cruz nos lembra que a salvação não é fruto do nosso mérito, mas do amor incondicional de Deus. Que possamos carregar essa mensagem em nossos corações e viver em plena confiança e gratidão por tudo que Jesus realizou.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.