quarta-feira, 2 de abril de 2025

Esboço Bíblico Aprofundado: O Homem de Deus da Verdade e Integridade ( 03 de 05)

Texto base: 1 Timóteo 4:
Introdução

III. (4-5) Uma refutação do legalismo que caracteriza aqueles que se afastaram da fé.

Pois toda criatura de Deus é boa, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ações de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.

a. Pois toda criatura de Deus é boa : Quanto ao que comemos, podemos comer todas as coisas. Recebemos as coisas corretamente quando as recebemos com ações de graças , com um senso permanente de gratidão para com Deus. Recebemos as bênçãos de comida, abrigo e conforto como presentes, e não como direitos.

b. Nada deve ser recusado : Não somos limitados por nenhum tipo de dieta; o que comemos não nos torna mais justos diante de Deus (embora o que comemos possa afetar nossa saúde).

1. Esta questão foi resolvida de uma vez por todas quando Deus falou a Pedro em Atos 10:9-16 .

2. “Tanto entre os pagãos, judeus e romanistas, certas carnes eram proibidas; algumas sempre , outras em momentos específicos . Isso o apóstolo nos informa que era diretamente contrário ao desígnio original de Deus; e diz que aqueles que conhecem a verdade , sabem disso.” (Clarke)

c. É santificado pela palavra de Deus e pela oração : Paulo aqui tem em mente a oração antes de uma refeição. Observe que a ênfase não está em pedir a Deus que abençoe a comida; mas em agradecer a Deus pela bênção de prover comida para comer.

1. A palavra de Deus santifica o alimento no sentido de que Deus deu dois mandamentos gerais à humanidade para comer as coisas boas da terra.

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente, que se acha sobre a face de toda a terra, e toda a árvore em que há fruto que dá semente; ser-vos-ão para mantimento.” ( Gênesis 1:29 )

Todo ser vivo que se move será seu alimento. Eu lhes dei todas as coisas, assim como as ervas verdes. ( Gênesis 9:3 )

2. É bom e apropriado que oremos antes de comer uma refeição, mas isso não deve ser feito de forma ritualística ou supersticiosa. Nem deve ser feito para mostrar aos outros o quão espirituais somos – o que é imitar as práticas de oração dos fariseus ( Mateus 6:5 ).

Um forte abraço! Nos laços do Calvário que nos unem. ❤️  

A serviço do Rei,
✝️Pr. João Nunes Machado 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.