Texto base: 1 Timóteo 4:
Introdução
B. Instrução no ministério para Timóteo.
I. (6) Como saber se você está cumprindo seu chamado.
Se você instruir os irmãos nessas coisas, será um bom ministro de Jesus Cristo, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que você cuidadosamente seguiu.
a. Se você instruir os irmãos nessas coisas, você será um bom ministro de Jesus Cristo : Observe que o trabalho do pastor é principalmente a instrução dos irmãos . Se o ministro não instrui os irmãos nessas coisas , então ele não é realmente um bom ministro de Jesus Cristo .
1. Também é importante dizer que a instrução deve ser entendida em um sentido amplo, não apenas como ensino em estilo de sala de aula ou pregação dominical. Jesus instruiu Seus discípulos, mas com Sua presença, Sua vida e Sua prática, bem como com Suas palavras.
b. Alimentados pelas palavras da fé e da boa doutrina que você cuidadosamente seguiu : Mas, se Timóteo quiser ser um bom ministro de Jesus Cristo , ele mesmo deve permanecer ancorado na palavra de Deus, seguindo cuidadosamente a boa doutrina .
II. (7-10) Mantenha suas prioridades em ordem.
Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te na piedade. Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação. Porque para isto trabalhamos e sofremos afrontas, porque esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos que creem.
a. Rejeite fábulas profanas e de velhas : A prioridade deve estar na Palavra de Deus, não nas palavras do homem. Paulo advertiu Timóteo a manter o foco na Palavra, não nas coisas que vêm do homem. O maior esforço deve ser colocado na Palavra de Deus, não na palavra do homem.
b. Rejeite fábulas profanas e de velhas : Este é o aspecto negativo do comando. No aspecto positivo , a prioridade deve ser mantida em coisas eternas, não em coisas temporais.
c. Exercite-se em direção à piedade : A cultura grega e romana antiga dava grande valor ao exercício físico. Paulo diz a Timóteo que o mesmo trabalho e comprometimento que outros colocam em direção ao exercício físico devem ser colocados em direção à busca da piedade .
1. “Aqui está um paradoxo intencional. Timóteo deve enfrentar o ascetismo espúrio dos hereges exercitando- se na piedade prática da vida cristã .” (White)
2. A palavra piedade vem da antiga palavra inglesa Godlikeness ; significa ter o caráter e a atitude de Deus. Este era um objetivo digno, muito mais digno do que as potenciais conquistas do exercício físico.
3. O exercício corporal lucra um pouco , pois tem algum valor. Ou, a ideia pode ser traduzida como exercício corporal é bom por um tempo , enquanto exercitar-se para a piedade é bom por toda a eternidade.
4. O desenvolvimento espiritual e o desenvolvimento físico compartilham algumas similaridades. Com cada um, o crescimento só vem com esforço e alimentação adequada .
d. A piedade é proveitosa para todas as coisas, tendo a promessa da vida que agora é : Paulo aqui explica o valor da piedade, tanto no sentido presente quanto no seu sentido eterno. A piedade torna a vida que agora é melhor, e não devemos hesitar em acreditar nisso e dizer isso às pessoas.
1. Embora a piedade não torne esta vida a mais confortável, ou a mais rica, ou a mais prazerosa, ou a mais fácil da vida que agora existe , ela inegavelmente a torna a melhor , a mais contente e a mais gratificante vida que alguém pode viver neste mundo.
2. “Eu lhe asseguro, e há milhares de meus irmãos que podem afirmar o mesmo, que depois de termos tentado os caminhos do pecado, nós preferimos infinitamente os caminhos da retidão para o próprio prazer deles, mesmo aqui, e não trocaríamos com homens ímpios, mesmo que tivéssemos que morrer como cães. Com toda a tristeza e cuidado que a vida cristã supostamente traz, nós a preferiríamos a qualquer outra forma de vida sob as estrelas.” (Spurgeon)
e. E do que está por vir : Ao mesmo tempo, a piedade é a única garantia de uma vida proveitosa que está por vir . Existem muitos prazeres ou realizações neste mundo que nem sequer pretendem oferecer algo para a vida que está por vir .
1. Somente a piedade é o caminho para a vida eterna e a felicidade.
O pecado e o vício não oferecem nada para a vida futura.
Genealogias e pedigrees não oferecem nada para a vida futura.
O sucesso e a riqueza mundanos não oferecem nada para a vida futura.
A fama ou a beleza pessoal não oferecem nada para a vida futura.
Conquistas no aprendizado ou nas artes não oferecem nada para a vida futura.
2. “O vício não ousa dizer, nunca teve a ousadia de dizer, 'Faça o mal e viva em pecado, e a vida eterna sairá disso.' Não, o teatro em sua porta não lhe oferece a vida eterna, ele o convida para o abismo. A casa das más comunicações, a garrafa do bêbado, o local de encontro dos escarnecedores, a câmara da mulher estranha — nenhum deles ainda ousou anunciar uma promessa de vida eterna entre as bênçãos que podem tentar seus devotos. Na melhor das hipóteses, o pecado lhe dá apenas bolhas e o alimenta com ar. O prazer desaparece, e a miséria é deixada.” (Spurgeon)
f. Confiamos no Deus vivo confiança no Deus vivo nos capacita a realizar grandes coisas para Sua glória.: Este deve ser o grande lema da vida cristã. Assim como Davi desafiou Golias em nome do Deus vivo ( 1 Samuel 17:26 e 36 ), assim também nossa
1. “Mas nosso Deus, em quem confiamos, é um Deus com um grande, caloroso e amoroso coração, um Deus pensante, um Deus ativo, um Deus trabalhador e pessoal, que vem ao meio deste mundo e não o deixa seguir por si mesmo. Embora ele seja um estranho no mundo, assim como seu povo também é estranho e estrangeiro por causa da revolta que os homens fizeram contra seu suserano Senhor e Soberano, ainda assim é seu mundo, e ele ainda está nele.” (Spurgeon)
g. O Salvador de todos os homens : Isso enfatiza a ideia de que a prioridade deve ser mantida na mensagem de Jesus Cristo. Não é que todos os homens sejam salvos em um sentido universalista; mas que há apenas um Salvador para todos os homens. Não é como se os cristãos tivessem um Salvador e outros pudessem ter outro salvador.
1. Mas observe o ponto de Paulo: especialmente daqueles que creem . A obra de Jesus é adequada para salvar a todos, mas somente eficaz em salvar aqueles que vêm a Ele pela fé.
2. “O que Deus pretende para TODOS, ele realmente dá àqueles que todos foram comprados por seu sangue, todos podem crer; e consequentemente todos podem ser salvos. Aqueles que perecem, perecem por sua própria culpa.” (Clarke)que creem em Cristo, que morreu pelos pecados do mundo [ 1 João 2:2 ], e provou a morte por todos os homens [ Hebreus 2:9 ]. Como
🤝Nos laços do Calvário que nos unem.
✝️ Pr. João Nunes Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.