quarta-feira, 2 de abril de 2025

Esboço Bíblico Aprofundado: O Homem de Deus da Verdade e Integridade ( 02 de 05)

Texto base: 1 Timóteo 4:
Introdução

II.A natureza do seu afastamento da fé e da adesão às doutrinas dos demônios.

Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência, proibindo o casamento e ordenando a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos fiéis e por aqueles que conhecem plenamente a verdade.

a. Falar mentiras em hipocrisia : Isso descreve aqueles que se afastam da fé. Isso certamente aponta para aqueles que voluntariamente abraçam a falsidade para justificar seu pecado ou orgulho; mas também se refere àqueles que afirmam ensinar a Bíblia, enquanto a usam apenas para apoiar suas próprias ideias ou agendas.

b. Ter a própria consciência cauterizada : A consciência deles, que em um momento os teria condenado por seu afastamento da verdade, agora não responde de forma alguma. É como se as terminações nervosas da consciência deles tivessem sido queimadas e estivessem mortas para o sentimento.

1. Paulo aqui se refere à antiga prática de marcar um criminoso na testa com uma marca distintiva. Para estes, não era a testa que era marcada com um ferro quente, mas sim a consciência .

2. “Eles carregam as marcas de sua hipocrisia tão evidentemente e tão indelevelmente em sua consciência aos olhos de Deus, quanto aqueles que foram cauterizados por seus crimes o fazem em seus corpos aos olhos dos homens.” (Clarke)

3. Paulo sabia o que era ter uma consciência morta e queimada. Antes de entregar sua vida a Jesus Cristo na estrada para Damasco, ele se sentia completamente justificado em sua perseguição aos cristãos e ódio a Jesus. Ele podia se sentir justificado porque sua consciência estava cauterizada e precisava de um chamado para despertar – o que o Senhor graciosamente providenciou.

c. Proibindo o casamento e ordenando a abstinência de alimentos : Isso descreve o ensinamento legalista daqueles que se afastaram da fé. Eles ensinavam que era seguindo essa lista de regras feitas pelo homem que alguém era justificado aos olhos de Deus – que você seria mais santo para Deus se não se casasse e se não comesse certos alimentos.

1. Sempre houve aqueles na igreja que se consideram mais espirituais do que o próprio Deus e têm um conjunto de regras de vida mais rigoroso do que Deus.

2. Nos primeiros séculos da igreja, havia monges que iam para lugares desolados e desérticos para mostrar o quão espirituais eram torturando-se. Um nunca comia comida cozida. Outro ficava a noite toda encostado em uma pedra afiada, de modo que era impossível dormir. Outro negligenciava seu próprio corpo e permitia que ele ficasse tão sujo que insetos caíam mortos de seu corpo. Eles faziam isso porque achavam que isso ganharia o favor de Deus e mostraria a todos o quão espirituais eram.

3. Muitas vezes pensamos que se sacrificarmos algo por Deus (como o direito de casar ou comer certos alimentos), então Ele nos deve algo. Isso é legalismo no seu pior; tentar manipular Deus para nos dar algo. A ideia é que podemos fazer Deus ficar em dívida conosco, torná-lo nosso servo e nos tornarmos Seu mestre. Nisto cumprimos a doutrina original dos demônios – que devemos ser deuses.

4. Incontáveis ​​milhões ao longo dos séculos buscaram sacrificar algo, e fazer com que Deus lhes devesse bênção, ou perdão, ou misericórdia, ou o que quer que seja. Essa é a religião da autoflagelação; não é o relacionamento com Jesus Cristo descrito no Novo Testamento: ser justificado livremente por Sua graça através da redenção que está em Cristo Jesus( Romanos 3:24 ).

5. “A controvérsia não é sobre carne ou peixe, ou sobre cores pretas ou cinzentas, ou sobre quarta-feira ou sexta-feira, mas sobre as superstições loucas de homens que desejam obter o favor de Deus por meio de tais ninharias e inventando uma adoração carnal, inventando para si mesmos um ídolo no lugar de Deus.” (Calvino)

6. Proibição de casar : “Eles sustentam que é muito melhor para um padre manter muitas prostitutas do que ter uma esposa.” (Trapp)
🤝Nos laços do Calvário que nos unem.  

✝️ Pr. João Nunes Machado




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.