domingo, 20 de abril de 2025

Esboço Bíblico Expositivo: Ilumina Meus Olhos( 02 de 03)

Texto base: Salmo 13
Introdução

O desespero de Davi consigo mesmo e com os outros.

Até quando darei conselho à minha alma, tendo tristeza no meu coração todos os dias?

Até quando o meu inimigo se exaltará sobre mim?

a. Até quando darei conselho em minha alma : Não é de se admirar que Davi estivesse desanimado! Dar conselho em sua própria alma o levou a sentir tristeza em seu coração diariamente . Quando estou desanimado e deprimido, a resposta não está em olhar para dentro de mim, mas em olhar para o SENHOR.

1. Muitas vezes, quando me deparo com problemas, descubro que isso é verdade: quanto mais penso sobre os problemas, mais deprimido fico. Mas quando oro sobre os problemas, uma gloriosa sensação de libertação e paz vem.

2. Pensar sobre nossos problemas é um trabalho duro. Problemas são frequentemente como uma pílula que Deus quer que engulamos, mas nós os pioramos ao mantê-los em nossas bocas e mastigá-los.

3. Spurgeon propôs um sermão sobre a frase: “ Até quando devo tomar conselho em minha alma, tendo tristeza em meu coração diariamente? ” Ele sugeriu que o sermão teria estes pontos: “ Autotortura , sua causa, maldição, crime e cura.”

b. Até quando meu inimigo será exaltado sobre mim? Isso menciona a terceira maneira pela qual Davi estava deprimido. Davi não queria perder em nenhuma área em que fosse atacado e ver seu inimigo… exaltado sobre ele. Davi estava deprimido de três maneiras:

Primeiro, em seu relacionamento com Deus.

Segundo, dentro de si mesmo.

Terceiro, em relação aos seus inimigos.

1. Este não era um desejo puramente egoísta. Davi sabia que era o homem do SENHOR, com um chamado especial para liderar o povo de Deus. Neste sentido, os inimigos de Davi eram os inimigos do SENHOR, e inimigos contra o povo de Deus.

2. O sentimento de Davi de que Deus o havia abandonado estava conectado ao seu senso de depressão. Boice lista, de forma útil, várias fontes de depressão espiritual:

O temperamento pode levar à depressão.

A doença pode esgotar a força física e levar à depressão.

A exaustão também pode deixar alguém bastante vulnerável à depressão e à sensação de abandono.

A decepção depois de um grande esforço, alimentada pela recuperação de uma descarga de adrenalina, pode muitas vezes levar à depressão.

A pressão de inimigos espirituais e naturais pode nos levar à depressão.

🤝Nos laços do Calvário que nos unem.  

✝️ Pr. João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.