quarta-feira, 2 de abril de 2025

O Homem de Deus da Verdade e Integridade ( 05 de 05)

Esboço Bíblico Aprofundado: O Homem de Deus da Verdade e Integridade. ( 05 de 05)

Texto base: 1 Timóteo 4:

Introdução
III. (11-16) Instruções pessoais.

Estas coisas ordena e ensina. Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Até que eu venha, aplica-te à leitura, à exortação, à doutrina. Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita nestas coisas; dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nelas, porque, fazendo isto, salvarás tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

a. Estas coisas ordenam : Isto tem a nota de autoridade. Timóteo não deveria entrar no púlpito com especulações, opiniões e teorias de homens. Ele deveria proclamar destemidamente a Palavra de Deus como um comando e não ceder ao medo do homem.

b. Que ninguém despreze a tua mocidade : Como Timóteo era jovem, ele era vulnerável aos erros da juventude que trazem as críticas frequentemente justificadas dos mais velhos. Para lidar com isso, Paulo o chamou para viver uma vida que fosse tão piedosa que ninguém pudesse desprezar sua mocidade.

1. A palavra juventude no grego antigo era “Usada para idade militar adulta, estendendo-se até o 40º ano” (Lock, citado em Earle). Parece que Timóteo tinha cerca de 30 anos nessa época; mas Paulo tinha cerca de 70, e juventude é algo relativo.

2. “São Paulo mostra a Timóteo 'um caminho mais excelente' do que a autoafirmação para manter sua dignidade: Não dê a ninguém motivo algum por qualquer falha de caráter para desprezar sua juventude.” (White)

c. Seja um exemplo para os crentes : A versão King James tem sê tu um exemplo para os crentes . Alguns acreditam que esta é uma tradução mais precisa, com a ideia de que Timóteo deveria ser a melhor representação possível da comunidade cristã.

1. “A tradução da versão King James, um exemplo de crentes, é melhor.” (Hiebert)

2. Isso significava que Timóteo, e todo servo piedoso de Deus, deveria ser um exemplo:

No que dizem ( palavra ).

No que fazem ( conduta ).

No seu amor .

Em sua atitude ( espírito ).

Na sua fé (no sentido de fidelidade ).

Na sua pureza .

3. Estes são os critérios pelos quais avaliar um pastor. Se ele é inteligente, se ele é engraçado, se ele é legal, se ele se veste bem, se ele é popular, ou se ele é qualquer número de outras coisas importa pouco. Você deve procurar um pastor que seja um exemplo em palavra, em conduta, em amor, em espírito, em fé, em pureza .

4. “Assim aprendemos quão tolo e ridículo é para as pessoas reclamarem que não recebem honra, quando na verdade não há nada sobre elas que valha a pena honrar, mas ao invés disso elas se expõem ao desprezo por sua ignorância, o exemplo de suas vidas impuras, sua leviandade e outras falhas. A única maneira de ganhar respeito é por virtudes excepcionais que nos protegerão contra o desprezo.” (Calvino)

d. Leitura… exortação… doutrina : Estas são as coisas às quais Timóteo deve dar atenção. Cada uma destas coisas é centrada na Palavra de Deus. Ele deve dar atenção a estas coisas tanto em sua vida privada quanto em seu ministério público.

e. Não negligencie o dom que há em você : Timóteo foi avisado para não negligenciar o dom que Deus deu. Isso mostra que definitivamente havia a possibilidade de que dons e habilidades nele pudessem ser desperdiçados pela eternidade. Assim como na parábola dos talentos, não devemos enterrar as habilidades que Deus deu.

1. Dom é charismatos no grego antigo do Novo Testamento, e se refere aos vários dons espirituais dados a Timóteo e a todos os crentes. Não negligencie o dom tem a ideia de que Deus deu a Timóteo dons sobrenaturais, e ele deve confiar que Deus fará grandes coisas por meio dele – aprendendo a fluir com o mover e a liderança do Espírito Santo.

2. “Os dons de Deus gemem sob nosso desuso ou uso indevido.” (Trapp)

f. Com a imposição de mãos : Paulo pode ter em mente o serviço de ordenação de Timóteo, quando os líderes da igreja impuseram as mãos sobre ele e reconheceram o chamado de Deus em sua vida para o ministério. Este foi um evento aparentemente acompanhado por profecia.

1. “É evidente que os anciãos da igreja em Listra e Derbe se encontraram com o apóstolo Paulo quando Timóteo estava prestes a se lançar no serviço de tempo integral e impuseram as mãos sobre ele, recomendando-o a Deus em oração.” (Ironside)

g. Medite nessas coisas : Paulo chamou Timóteo para meditar na Palavra de Deus e na obra de Deus em sua vida. Isso não é esvaziar nossas mentes (o objetivo da meditação oriental), mas encher nossas mentes com a Palavra de Deus e a verdade.

h. Entregue-se inteiramente a eles : Timóteo foi encorajado a dar tudo de si, a fazer um esforço máximo, e ao fazer isso, seu progresso seria evidente para todos . Muitas vezes, o progresso não é evidente porque não nos entregamos inteiramente à busca de Deus e de Sua vontade.

1. Muitas vezes ficamos aquém de tudo o que podemos ser para Deus porque somos passivos em nossa vida cristã; simplesmente não nos entregamos inteiramente. Jesus alertou contra essa atitude passiva na parábola dos talentos, onde o servo que não fez nada foi severamente repreendido.

2. Paulo poderia dizer, em 1 Coríntios 15:10 : Mas pela graça de Deus sou o que sou, e a sua graça para comigo não foi vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus que estava comigo. Paulo sabia que o crescimento espiritual não acontece simplesmente; é um dom de Deus, mas concedido àqueles que o buscam ativamente.

3. Como Alan Redpath observou que um cristão pode ter uma alma salva, mas uma vida desperdiçada – mas nenhum seguidor de Jesus deveria se contentar com tal lugar.

4. Ao mesmo tempo, temos o cuidado de lembrar que dar todo o nosso esforço nunca ganha a bênção ou o favor de Deus. Nosso trabalho duro e trabalho de coração nunca colocam Deus no lugar onde Ele nos deve algo. Damos todo o nosso esforço por gratidão e em honra ao Deus que já fez tanto por nós.

1. Tome cuidado : Timóteo, e todo pastor, deve examinar constantemente as duas grandes áreas de preocupação – a vida de alguém e a doutrina de alguém . Deixar de fazer isso significaria perigo tanto para o próprio Timóteo quanto para aqueles em sua congregação.

1. Sem dar atenção à sua vida doutrina , Timóteo pode levar outros a se desviarem ou deixá-los aquém da salvação de Deus., Timóteo poderia sofrer naufrágio (como em 1 Timóteo 1:19 ). Sem dar atenção ao seu

2. Aqueles que ouvem Timóteo como pastor devem estar ouvindo doutrina . O chamado principal de Timóteo não era entreter, divertir ou mesmo ajudar com coisas práticas – era apresentar doutrina bíblica e dar ouvidos a essa doutrina.

j. Salva-te a ti mesmo e aos que te ouvem : O benefício de dar ouvidos à vida e doutrina de alguém é notável. É uma garantia para o servo de Deus de que eles também serão salvos, e muitos daqueles que os ouvem. Visto de forma oposta, vemos que o custo de não dar ouvidos à vida e doutrina de alguém é alto. Aquele que não dá ouvidos não deve sentir grande segurança nem para sua própria vida nem para as vidas daqueles que os ouvem.

1. “E assim como a infidelidade ou negligência de um pastor é fatal para a Igreja, assim é correto que sua salvação seja atribuída à sua fidelidade e diligência. É de fato verdade que é Deus somente quem salva e nem mesmo a menor parte de Sua glória pode ser corretamente transferida aos homens. Mas a glória de Deus não é de forma alguma diminuída por Ele usar o trabalho dos homens para conceder a salvação.” (Calvino)

2. “Que grande honra é esta para os ministros fiéis, que eles sejam chamados de salvadores em certo sentido!” (Trapp)

3. “Pois assim como a salvação do seu rebanho é a coroa do pastor, assim todos os que perecem serão requeridos das mãos de pastores descuidados.” (Calvino)

4. “Anos atrás, quase metade de Hamburgo foi queimada, e entre os incidentes que aconteceram, houve este. Uma casa grande tinha conectado a ela um quintal no qual havia um grande cachorro preto, e este cachorro preto no meio da noite latia e uivava furiosamente. Foi somente por seus latidos que a família foi acordada bem a tempo de escapar das chamas, e suas vidas foram poupadas; mas o pobre cachorro estava acorrentado ao seu canil, e embora ele latisse e assim salvasse as vidas de outros, ele próprio foi queimado. Oh! Vocês que trabalham para Deus nesta igreja não pereçam dessa maneira. Não permitam que seus pecados os acorrentem, de modo que enquanto vocês alertam os outros, vocês mesmos se percam.” (Spurgeon)

🤝Nos laços do Calvário que nos unem.  

✝️ Pr. João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.