TEXTO BASÍCO ISAIAS GN 6:1-8
INTRODUÇÃO
1.E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
2.Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
3.Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
4.Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
5.E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6.Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
7.E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
8.Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
Gênesis 6:1-8
1° A Corrupção da Humanidade: 6:1-8
2° A Arca de Noé: 6: 9-7: 5
3° O Dilúvio: 7.6 =24
4° O Fim do Dilúvio: 8: 1 -22
5° A Aliança de Deus com Noé: 9: 1-17
6° Os filhos de Noé: 9: 18-28
7° A Origem dos Povos: 10: 1-32
8° A Torre de Babel: 11: 1-9
9° A Descendência de Sem: 11: 10-3
I-Resumo
1° Nos capítulos três a cinco de Gênesis vemos como desde o início dos tempos o pecado trouxe sérias conseqüências para a humanidade.
2° A desobediência de Adão e Eva (A Queda, ou Pecado Original) mostra a ação do pecado no âmbito pessoal.
3° A atitude de Caim, que matou Abel, mostra a ação do pecado no âmbito familiar.
4° Já em Gênesis 6 =11 vemos a ação do pecado na sociedade.
5° Com certeza a maior parte dos cristãos conhece os principais aspectos da história contada nestes capítulos.
6° A pecaminosidade da humanidade chegou a tal ponto que Deus decidiu destruir a terra com um dilúvio de proporções até então desconhecidas.
7° Ao mesmo tempo Ele provê a solução para o recomeço: chama Noé para construir uma arca e, assim, garantir a sobrevivência da raça humana e dos animais.
8° Depois do dilúvio, Deus faz uma aliança com Noé, prometendo que nunca mais destruirá o mundo por meio de um dilúvio, e ordena a Noé e seus descendentes que se multipliquem, espalhem-se e dominem a terra.
9° Porém, não é preciso esperar muito para, mais uma vez, ver o pecado entrando em ação.
Noé se embriaga, o filho mais novo, Cam, desrespeita-o vendo sua nudez , o que o leva a ser amaldiçoado pelo pai.
10° Na Torre de Babel, o ser humano, desejando construir para si um nome, atenta mais uma vez contra Deus.
O Senhor intervém, fazendo com que surjam várias línguas, o que leva o povo a se dispersar.
11° O capítulo 11 conclui com a genealogia da família de Abraão, que é o preâmbulo para o início de mais uma etapa da História da Redenção:
Por meio de Abraão e sua descendência “todos os povos da terra serão abençoados” (Gen. 12: 3).
12° Esta promessa se concretizou milhares de anos mais tarde, com o advento do Messias, descendente de Abraão, por meio de quem Deus restaura e reconcilia para si o mundo, quebrando a maldição do pecado.
II-Entendendo o Texto
1° Quem eram os “filhos de Deus” (6: 2) Que tomaram para si as filhas dos homens?
2° Como a expressão Hebraica que, em português, é traduzida como “filhos de Deus” é usada em outras passagens da Bíblia para se referir aos anjos (Jó 1: 6 / 2: 1 / 38: 7),
Alguns intérpretes do texto sagrado afirmam que, também neste caso, a passagem está se referindo a anjos.
3° O desenlace óbvio dessa afirmação é que seres espirituais teriam tido relações sexuais com as mulheres mais bonitas da época, e como conseqüência, nasceram-lhes filhos que se tornaram poderosos (6: 4).
4° Outros intérpretes afirmam que as “filhas dos homens” eram as descendentes de Caim (que matou seu irmão Abel), e os “filhos de Deus” eram homens piedosos descendentes de Sete, um dos filhos de Adão, antepassado de Enoque (que andou com Deus) e Noé (homem justo e íntegro – Gen. 6: 9).
5° Porém, há outra interpretação que parece mais plausível, e que se encaixa perfeitamente no contexto da passagem, assim como no contexto cultural da época.
6° Existem passagens na Bíblia em que a palavra Elohim (Deus) é utilizada no sentido figurado para referir-se a juízes ou homens de influência e destaque na sociedade (Exodo. 22: 8 =9 / Salmos 82: 6).
7° Em 2 Samuel 7: 14, Por exemplo, Deus comunica a David que seu descendente, Salomão, será filho de Deus.
Portanto, seguindo esta linha de pensamento, o que está sendo relatado nos versículos 1-4 de Gênesis 6 é que os líderes de uma sociedade corrupta e imoral, aproveitando-se de sua posição social, abusaram do seu poder e autoridade e cometeram o pecado de poligamia e promiscuidade, alterando, assim, o ideal divino do relacionamento matrimonial.
III- Deus se arrepende (6: 6,7)?
1° Gênesis 6: 6,7 diz que Deus se arrependeu de ter feito o homem.
2° Porém, em 1ª Samuel 15: 29 vemos que Deus “não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender”. Como cremos que a Bíblia não se contradiz, deve haver, então, uma solução!
3° Alguns teólogos (principalmente os defensores da Teologia do Processo ou, mais recentemente, do Teísmo
Aberto) defendem que Deus não é onisciente nem imutável, abrindo, assim, espaço para aceitar que o arrependimento de Deus é igual ao arrependimento do homem.
Ou seja, no caso de Gênesis 6 é como se Deus tivesse feito uma decisão (criar o homem), sem saber o que aconteceria (corrupção total) e, quando viu o resultado, foi pego de surpresa e desejou não ter criado o homem, arrependendo-se do que fez.
4° Porém, se Deus não é onisciente nem imutável, e, por isso, se arrepende das decisões “desastrosas” que fez, ele deixa de ser Deus! Fazemos com que Ele seja à nossa imagem e semelhança, e não ao contrário.
5° A melhor forma de interpretar o “arrependimento de Deus” nesta passagem é entender que, muitas vezes, os autores bíblicos fazem uso do antropomorfismo ou da antropopatia, que é a prática de atribuir a Deus características ou sentimentos humanos, com o objetivo de expressar, da melhor maneira possível, quem é Deus, suas reações e sua forma de atuar.
6° No caso de Gênesis 6, o que está sendo comunicado é o pesar, a tristeza de Deus por ver que o homem, criado à sua imagem e semelhança, tinha optado por seguir o caminho do mal.
A parte b do versículo 6 na Nova Versão Internacional da Bíblia (NVI) ajuda-nos a entender melhor isso ao afirmar que toda esta situação “cortou o coração de Deus”.
“O arrependimento de Deus é uma expressão antropomórfica da dor do amor divino diante do pecado do homem, e significa que ‘Deus não é menos ferido pelos pecados atrozes dos homens do que se eles perfurassem Seu coração com angústia mortal’.”
IV. O dilúvio foi universal?
1° Podemos encontrar, entre os estudiosos evangélicos, aqueles que afirmam categoricamente que o dilúvio foi universal.
2° Outros, usando diferentes argumentos, acreditam que foi somente na região mesopotâmica, que era onde Noé e seus filhos habitavam.
3° Na verdade, quando analisamos o texto, uma das principais razões que nos levam a entender que o dilúvio foi global é o fato de Gênesis afirmar que a perversidade do homem estava sobre a “terra” (Gen. 6: 5),
Que Ele arrependeu-se de ter criado o homem sobre a “terra” (Gen. 6: 6)
E que a partir dos filhos de Noé “toda a terra” foi povoada (Gen. 9: 19).
Além disso, existem centenas de povos ao redor do mundo que possuem relatos acerca de um dilúvio nas suas tradições orais e escritas.
4° Há, porém, algumas fortes razões para pelo menos deixar aberta a possibilidade de que o texto bíblico se refere a um acontecimento regional, e não global.
Uma delas é o fato de a palavra “terra”, no original Hebraico, também ter, entre outros, o significado de região ou país.
5° Da mesma forma que um brasileiro pode afirmar que “minha terra tem palmeiras...” sem estar se referindo ao planeta terra, mas sim ao seu país ou região, o mesmo podia ser feito no Hebraico bíblico.
6° Ao mesmo tempo, apesar de haver indícios geológicos e arqueológicos de que houve grandes enchentes em diferentes partes do mundo, não há indícios conclusivos de que isto ocorreu em todos os lugares do mundo ao mesmo tempo.
7° Seja como for, sendo universal ou não, a razão para o dilúvio continua a mesma:
O nível de corrupção, imoralidade e violência havia chegado a tal ponto que o Senhor já não podia suportar e precisava exercer sua justiça.
V-Por que Deus se importou com a construção de uma torre (11: 1 =9)?
1° Muitos anos depois do dilúvio um grupo de homens, que falava a mesma língua, empreendeu viagem e resolveu fixar-se numa determinada planície (v.2).
Lá, decidiram “construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus” (v. 4a).
Com isto eles queriam ficar famosos e evitar “serem espalhados pela face da terra” (v.4b),
O que, pelo menos aparentemente, ia contra a ordem de Deus de encher a terra.
8° Para evitar que o que eles estavam planejando fosse levado a cabo, Deus resolveu confundir a língua que falavam. Como resultado a obra parou, as pessoas foram espalhadas por toda a terra e seus objetivos não foram alcançados.
9° Mesmo que o texto diga explicitamente que Deus não queria que o grupo alcançasse seus objetivos (ficar famoso e não ser espalhado), talvez existam alguns aspectos que, num primeiro momento, estejam escondidos aos nossos olhos.
Ás vezes, o que estava claro para os ouvintes e leitores originais, não está tão claro para nós, que somos de uma cultura tão diferente e vivemos muitos séculos depois do texto ter sido escrito.
10° Todos nós sabemos que não é possível construir uma torre que chegue até os céus; portanto, Deus não tinha porque se preocupar com esta possibilidade.
O problema possivelmente estava no fato de que, na região mesopotâmica, a construção de torres (chamadas zigurates, que eram construções com uma escada externa que rodeava a construção) estava relacionada à adoração de outros deuses.
Era um espaço consagrado à deidade local.
11° Arqueólogos descobriram o nome dado a vários zigurates, o que nos dá uma boa idéia da utilização dada a elas: “templo da fundação do céu e da terra”; “templo que liga o céu e a terra”; “templo da escada que leva ao puro céu”.
VI-De acordo com Walton,
“... o zigurate era uma estrutura construída para dar suporte a uma escada.
A escada era uma representação visual daquilo que se cria que era usado pelos deuses para viajar de um mundo para outro.
“Existia somente para a conveniência dos deuses e eram mantidos para prover às deidades as amenidades que fariam com que seu caminho se tornasse mais agradável”
12° Portanto, um dos aspectos que certamente incomodaram a Deus na tarefa empreendida pelo grupo em questão era que o objetivo da torre era o de facilitar a comunicação com os deuses.
Mais uma vez vemos a humanidade corrompendo-se, mas desta vez o cerne do problema é a idolatria, impulsionada pelo desejo de tornar-se grande e famoso.
VII- Quais são as Principais Lições que Podemos Extrair do Texto?
=> Sobre a Humanidade
1° Certamente a afirmação mais contundente encontrada em Gênesis seis é o ponto de vista do Senhor acerca da humanidade:
“toda a inclinação dos pensamentos do coração [do homem] era sempre e somente para o mal” (v.5).
Foi por essa razão que o Senhor exerceu juízo sobre a terra por meio de um dilúvio.
2° Todos (menos um, como veremos abaixo) haviam se corrompido.
Violência e imoralidade tinham se tornado características comuns da sociedade. Como conseqüência veio o caos produzido pelo dilúvio.
Caos social ou pessoal é a conseqüência natural de uma conduta corrupta, seja a conduta da sociedade como um todo ou do indivíduo.
3° Será que é certo que “uma andorinha só não faz verão”? No caso de Noé não foi assim.
Foi através dele que Deus propiciou um novo começo para a humanidade.
4° Noé era homem justo e íntegro (6: 9).
Deus afirma que ele era o único justo na sua geração (7: 1).
A partir do exemplo de Noé podemos ver que é possível ser íntegro no meio de uma sociedade cujos valores não são norteados pela Palavra de Deus.
E como isso é possível? Andando com Deus, como Noé fazia (6: 9).
=> Sobre Deus
5° Deus é um Deus que fica angustiado com a injustiça, a violência e a corrupção.
6° Deus não está calado. No capítulo 6.13 vemos que Deus falou com Noé.
Quando Deus vê a perversidade do homem sobre a terra, Ele fala com aqueles que andam com Ele para comunicar seus planos e levá-los à ação.
7° Deus é um Deus justo. É como se houvesse uma balança: de um lado o bem e do outro o mal.
Quando o mal atinge um certo limite, o alarme é disparado e Deus executa o julgamento.
8° Deus, por ser justo, julga o pecado, a corrupção e a conduta perversa de uma sociedade.
Sim, Ele é amor; porém, como Ele é perfeito, Ele também é justo.
9° Deus é Restaurador. Ele não suporta a corrupção e a conduta perversa do indivíduo ou da sociedade.
Porém, Ele sempre provê a resposta para o recomeço, para a restauração.
10° Deus é um Deus de aliança. Ele se envolve com a sua criação e, por ser fiel, jamais deixa de cumprir suas promessas.
11° Da mesma forma que Deus confundiu as pessoas por meio das muitas línguas em Babel, no Pentecostes Ele trouxe, também por meio de muitas línguas, a mensagem da salvação para os povos.
12° A genealogia de Abraão introduz o início de uma nova etapa na história da salvação que culminou com a vinda do Senhor Jesus. Mais uma vez é o Deus Restaurador atuando e mostrando-nos o caminho da salvação.
13° Deus não está disposto a dividir sua glória com ninguém:
Nem com homens que, confiando na sua própria força e inteligência, querem realizar projetos faraônicos (seja uma torre ou não) e, Conforme apresentado na Nova Versão Internacional (NVI) da Bíblia Sagrada.
Delitzsch, F.; Keil, C.F. Commentary on the Old Testament in Ten Volumes, vol. I. William B. Eerdmans
Publishing Company: Grand Rapids, Michigan, 1976, p. 140. Walton, John H. The NIV Apllication Commentary.
Michigan: Zondervan, 2001, p. 374.
Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado