terça-feira, 2 de outubro de 2012

A SANTA CEIA PRODUZ REAVIVAMENTO

TEXTO BASE 1ª CO 11° 23 - 29

INTRODUÇÃO

1. A santa ceia é uma instituição sagrada com específicos objetivos sagrados.

2. A santa ceia que não conduz ao objetivo instituído por Jesus é vã, uma mera cerimônia sem valor.

3. A santa ceia que não produz um impacto na vida de quem participa, perdeu completamente seu objetivo principal: Reaviva mento espiritual e reforma.



I.   O REAVIVAMENTO PRODUZIDO PELA SANTA CEIA COMEÇA PELA CRUZ DE CRISTO – I Coríntios 11:23-26

1. A santa ceia não deve ser uma simples cerimônia onde o cristão toma um pouco de suco de uva e come um pedacinho de pão sem fermento sem reflexão pessoal.

2. A santa ceia deve levar o cristão a uma profunda reflexão da morte de Cristo e a razão dessa atitude para o pecador: Ele se entregou por vós.

3. A santa ceia deve conduzir o cristão a contemplar o sangue derramado e a carne mutilada de Cristo e entender seu significado espiritual: Restabelecer aliança do pecador com Deus.

II. O REAVIVAMENTO PRODUZIDO NA SANTA CEIA PASSA POR UM AUTO- EXAME E REFORMA DE VIDA – I Coríntios 11:27-29

1. A santa ceia não deve levar o pecador a fugir dela, mas a fugir do pecado e correr para Deus.

2. A santa ceia deve levar o cristão a uma análise profunda de sua vida e voltar-se para Deus de todo coração.

 É um momento de o cristão confrontar-se com rigor e abandonar práticas que desonram a Deus.

3. A santa ceia deve conduzir o cristão a um profundo arrependimento, pois participar dela em pecado sem disposição para arrepender-se é fazê-lo indignamente, tornando-se culpado e condenado.

III. O REAVIVAMENTO PRODUZIDO PELA SANTA CEIA CONCLUI COM ESPERANÇA – I Coríntios 11:26

1. A santa ceia não é apenas um memorial do passado do que Cristo fez, mas uma profecia anunciada através de símbolos tangíveis.

2. A santa ceia aponta para o maior evento escatológico aguardado pelos cristãos: A volta de Jesus. A convicção neste esperança leva o cristão ao reaviva mento e reforma para se encontrar com seu Salvador!

3. A santa ceia aponta para o retorno de Cristo e também para a nossa santificação e preparação diária “até que Ele venha”.

CONCLUSÃO:

1. A falta de discernimento espiritual pelos cristãos do verdadeiro propósito da ceia do Senhor motivou o apóstolo Paulo expor as solenes orientações que devem ser seguidas durante a tão sagrada cerimônia. Segui-las leva a um reaviva mento e a uma reforma de toda a igreja!

2. A falta de cuidado na ceia do Senhor fez com que o apóstolo Paulo exortasse aos cristãos do descuido que tinham por uma cerimônia tão solene e sagrada. Com o devido cuidado ao participar, a santa ceia nos faz reviver nossa experiência com Cristo.

3. A falta da devida compreensão da ceia do Senhor incitou o apóstolo Paulo a escrever palavras fortes e duras aos cristãos de Corinto, mas servem para nós quando não damos o devido valor à  esta ceia santa. 

Compreendê-la nos leva à reverência, respeito e consagração da vida diante de Deus.

APELO:

1. Participe da santa ceia, não como um mero simbolismo do sacrifício de Cristo no passado, mas uma lembrança de que teu pecado custou a vida do Filho de Deus.

2. Participe da ceia do Senhor, não com pecados no coração, mas com Jesus no coração, reverência e respeito.

3. Participe da santa ceia dignamente como é o plano de Deus a fim de que experimentes um reaviva mento e uma reforma espiritual em tua vida.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado!

presiosa graça divina


TEXTO BASE GN 4: 1 = 16

INTRODUÇÃO

TEMA: A PRECIOSA GRAÇA DIVINA NA VIDA DO PRIMEIRO PECADOR IMPENITENTE= I

INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Gênesis 4:1-16
1. Existem pessoas que não reconhecem a graça de Deus no Antigo Testamento. Estão equivocadas!
2. Existem pessoas que declaram que a graça manifestou-se apenas no Novo Testamento. Estão equivocadas!
3. Existem pessoas que alegam que no Antigo Testamento Deus impunha uma religião legalista, sem misericórdia, sem amor e sem compaixão. Estão equivocadas!
4. Existem pessoas que não admitem a comiseração de Deus – sentimento de piedade pela infelicidade de outrem – no Antigo Testamento. Convido você e examinar biblicamente a reação de Deus diante do primeiro pecador impenitente: Caim, o primeiro ser humano incorrigível.




a padagogia da escola do getsemani

TEXTO BASE  MC 14: 32 = 36

INTRODUÇÃO 

TEMA: A PEDAGOGIA DA ESCOLA DO GETSÊMANI = I 

1. Getsêmani significa “lugar de azeite” ou “prensa de azeite” – As azeitonas eram prensadas e esmagas para produzir o puro azeite de oliva.
2. Getsêmani é um jardim localizado logo à saída da cidade de Jerusalém, no sopé do monte das Oliveiras (plantação de azeitonas).
3. Getsêmani era um lugar freqüentado por Jesus, onde ocorreu a cena de Sua agonia. Esse lugar passa a ser pedagógico, pois ali onde as azeitonas eram esmagadas para produzir azeite, Jesus foi esmagado para produzir vida. Destacamos algumas lições práticas que apontam à vitória nas esmagadoras provações que enfrentamos por servir a Deus.



a magestade de deus



TEXTO BASE IS 40: 12: 27

INTRODUÇÃO

TEMA: A MAGESTADE DE DEUS =I 

1° O profeta Isaías há dois mil e setecentos anos anunciou, de forma eloquente, a majestade de Deus.

Destacou a supremacia de Deus em relação à criação (Is 40.12: 27),

Á ciência (Is 40.13,14),

Ás nações (Is 40.15-18),

Aos ídolos (Is 40.19,20),