quarta-feira, 3 de outubro de 2012

o relacionameto do crente


TEXTO BASE GN 39: 2, 3, 21, 23

INTRODUÇÃO

TEMA: O RELACIONAMENTO DO CRENTE COM A PROVIDÊNCIA DIVINA = III



2°“ E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu SENHOR egípcio.”
3° “Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão,”

21°“O SENHOR, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.”

23° “E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava.”
O crente para usufruir os cuidados providenciais de Deus em sua vida, tem responsabilidades a cumprir, conforme a Bíblia revela. 

providência divina e o sofrimento humano

TEXTO BASE Jó 7: 17 = 21 /  Sl 10: 1 / 22: 1 / 74: 11,12 / Jr 14: 8,9,19

INTRODUÇÃO

TEMA: A PROVIDÊNCIA DIVINA E O SOFRIMENTO HUMANO =II



17 - Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas nele o teu coração,

18 - E cada manhã o visites, e cada momento o proves?
19 - Até quando não apartarás de mim, nem me largarás, até que engula a minha saliva?
20 - Se pequei, que te farei, ó Guarda dos homens? Por que fizeste de mim um alvo para ti, para que a mim mesmo me seja pesado?
21 - E por que não perdoas a minha transgressão, e não tiras a minha iniqüidade? Porque agora me deitarei no pó, e de madrugada me buscarás, e não existirei mais.
Sal 10: 1 POR que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia?
A revelação bíblica demonstra que a providência de Deus não é uma doutrina abstrata, mas que diz respeito à vida diária num mundo mau e decaído. 
1° Toda pessoa experimenta o sofrimento em certas ocasiões da vida e daí surge a inevitável pergunta “Por quê?” (Jó 7.17-21; Sl 10.1; 22.1; 74.11,12; Jr 14.8,9,19). 
Essas experiências alvitram o problema do mal e do seu lugar nos assuntos de Deus. 
2° Deus permite que os seres humanos experimentem as conseqüências do pecado que penetrou no mundo através da queda de Adão e Eva. 
José, por exemplo, sofreu muito por causa da inveja e da crueldade dos seus irmãos. 
Foi vendido como escravo pelos seus irmãos e continuou como escravo de Potifar, no Egito (37: 39). 
Vivia no Egito uma vida temente a Deus, quando foi injustamente acusado de imoralidade, lançado no cárcere (39) e mantido ali por mais de dois anos (40.1—41.14). 

providência divina

TEXTO BASE GN 45: 5

INTRODUÇÃO

TEMA: A POVIDÊNCIA DIVINA = I


“...Não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque, para conservação da vida, Deus me enviou diante da vossa face.”  Gn 45.5
Depois de o Senhor Deus criar os céus e a terra (Gn 1: 1),
Ele não deixou o mundo à sua própria sorte.

Pelo contrário, Ele continua interessado na vida dos seus, cuidando da sua criação.
Deus não é como um hábil relojoeiro que formou o mundo, deu-lhe corda e deixa acabar essa corda lentamente até o fim; pelo contrário, Ele é o Pai amoroso que cuida daquilo que criou.
O constante cuidado de Deus por sua criação e por seu povo é chamado, na linguagem doutrinal, a providência divina.


uma multidão saia de cidade



EXTO BASE 1° CO 6: 10

INTRODODUÇÃO 

TEMA: UMA MULTIDÃO SAÍA DA CIDADE, A OUTRA MULTIDÃO ENTRAVA NA CIDADE=IV




A multidão que sai da Cidade (ou melhor dizendo – que não entrará na cidade):

Co 6: 10 Não erreis, nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bebados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus. (Almeida Revista e Corrigida)

Ap 21: 8 Mas, quanto aos covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos – o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte. (N.V.Internacional)

Ap 22: 15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e aos homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.