sábado, 13 de outubro de 2012

as marcas de cristo


TEXTO BASE GL 6: 17

INTRODUÇÃO

TEMA: AS MARCAS DE CRISTO= I 

Gálatas: quem sabe a única carta escrita pelo próprio apóstolo as outras ele usou amanuenses (6.11); sua 

1° carta e também a 1ª do NT em 49d.C., após sua 1ª viagem missionária


Fundou a igreja da Galácia por causa de uma doença (4.13)
Ele estava comparando as marcas de Cristo na sua vida à cincuncisão dos Gálatas.
No mundo antigo os adoradores de deuses tatuavam seu corpo para mostrar lealdade, Paulo trazia estas marcas de Cristo devido sua lealdade, e o identificavam com seu senhor.
Estavam nele porque amava a Cristo de todo coração


SEGUIDOR OU BATEDOR!


TEXTO BASE LC 9: 23

INTRODUÇÃO

TEMA: SEGUIDOR OU BATEDOR= I 

Seguidor: o que segue; Batedor: o que vai na frente

Ser seguidor significa descobrir o reino de Deus, que é o extravasar ou a euforia de (há enorme privilégios nisto, antes de tomar a decisão veja):


a) Ter a alegria simples das crianças Mt 18.3

b) Ter certeza de um recomeço com convicção do perdão de Deus - nascer de novo Jo 3.3

c) Descobrir que o amor do pai lhe pertence Lc 15.23,24

d) Como o passar de miserável a rico, gratuita e repentinamente Mt 13.44-46

e) É o mesmo que a felicidade de um reencontro Lc 15.25

f ) É como a alegria e a lua-de-mel de um casamento Lc 5.34

g) É maior que a alegria que vem após a dor do parto, pelo alívio do nascimento do filho Jo 16.21

h) Por tudo isso e pela vida eterna ninguém é tão burro de não querer ser seguidor de Cristo - portanto segui-lo é uma questão de inteligência.

Seguidor não é só para pastor, porque Jesus só ter discípulos.

Vida certinha é o ordinário; discipulado está no nível do extraordinário.

Ser discípulo ou seguidor é ter tanto a disciplina quanto a criatividade das ondas do mar.


I - Se alguém quer

a) Não violenta, não coage, nem faz lavagem cerebral

b) Ninguém é forçado a aceitar Jo 6.67

c) Jesus mostra que há outras opções Mt 7.13-14; todavia é morte, escravidão, gemido náusea Lc 13.28-29


II - Se alguém quer (ardente desejo, vontade)

a) O seguidor deve saber o que quer, porque sempre se exige uma decisão

b) Decisão significa às vezes rupturas e separações (emocionais, psicológicas, religiosas, familiares, sociais e até econômicas).

c) Mt 13: 44 - a salvação (tesouro) é de graça, mas o discipulado (campo) tem um preço - entrega-se tudo porque se fica arrebatado diante da grandeza do achado.

d) É preciso querer porque é como um sentenciado à morte (só carregava cruz quem estava destinado à morte) Lc 17.33

e) É querer limitar-se, arrancando o que atrapalha Mc 9: 43 = 47 (dor psicológica).

Aquele que se apodera de menos (mão), anda por caminhos menores (pés), e vê menos coisas (olho), é quem vai se apoderar de mais (o reino).

f ) É evitar tudo aquilo que faz tropeçar

g) Tem que querer porque é caminho sem retorno. Lc 9: 62 (arado)

h) Este desejo de querer deve ser mais forte do que a vontade de casar, estudar, ter filhos, ser feliz, etc.

i ) O amor (paixão por Cristo) deve ser o motivador do querer Jo 14.15


III - Após mim

a) É onde precisa aceitar fortes repreensões e mudar o rumo de vida

b) Ser discípulo, origina-se da palavra disciplina = aprender humildemente Hb 12.11


IV - A si mesmo se negue

a) Não é aniquilação da vontade

b) É II Co 6.10

c) É renunciar tudo que se tem e o que se é - Paulo considerou tudo esterco

d) Negar-se a si mesmo é renunciar o pecado. Rm 6.11; I Co 9.27

V - Dia a dia - sem feriado, nem pausas para descanso e distração


VI - Tome sua cruz

a) Só depois de esquecer-mos de nós mesmos (negar-se) é que estaremos prontos e com vontade suficiente para tomar a cruz

b) Não é ser azarado, pé-frio, sogra insuportável ou patrão impossível, nem cair da ponte, quebrar a cabeça, nem ser doente - não é sofrimento natural, nem temperamental.

c) O que é:

1) Ter crucificado o velho homem Rm 6: 5 =6

2) Ter paixão por Cristo, pela vida e pelos homens

3) É estar pronto a ser perseguido II Tm 3: 12

4) É ser solidário com a dor do outro Gl 6: 22 - chorar com os que choram e pelos que não choram.


VII - Siga-me

a) Ser objetivo e direto como Ele. I Co 9.26 objetivo > cruz

b) Viver como Ele viveu

c) Saber que não somos propriedade nossa mas do Senhor. I Co 6: 19

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado 

o jovem e a conduta espiritual


TEXTO BASE GL 5: 25

NTRODUÇÃO

TEMA: O JOVEM E SUA CONDUTA ESPIRITUAL=I

I - Conduta - procedimento (I Pe 1: 15), comportamento

II - O que não é espiritualidade

a) Não são achaques, esquisitices espirituais, olhos semicerrados, cabeça levantada, cara acabrunhada.
b) Não é emocionar-se, o que as vezes leva ao fanatismo
c) Não é só observar usos e costumes
d) Não é uma experiência religiosa
e) Não é dar mostras de entusiasmo passageiro
f ) Não é fazer confissões parciais
g) Não é continuar como antes
h) Não é envolver-se apenas para não ser questionado.
i ) Não é freqüentar a igreja a pedido dos pais ou líder (agradar ao líder)
j ) Não é produção de crentes em série
k) Não é alienar-se do mundo (estamos no m. mas não somo do m.)
l ) Não é só verticalista, nem intimista, nem sobrenaturalista


respostas ás crises


TEXTO BASE 2° RS 7: 14

INTRODUÇÃO

TEMA: RESPOSTA À CRISE=I

14 conflitos entre Israel e Síria, sendo este o 7º sob o reinado de Ben-Hadade I, no ano 845 a.C., sendo Jorão rei de Israel
I - Fundo histórico
a) Fome tenebrosa (25) - cabeça de jumento=912g de prata; esterco de pomba=57g de prata.
b) Miséria absoluta (28, 29)
c) Derrota interior do líder (27) - poupa 5 cavalos (7.13), permite morte de pessoas
d) Pessimismo do acessores do rei (7.2), os pessimistas (falta de fé) não usufruem das bençãos do Senhor.
II - Contextualização da crise
a) Radicalidade e velocidade de mudanças- próximos 5/10a equivalentes aos últimos 30/40a.
o conhecimento humano vai duplicar a cada 80 dias.
os novos analfabetos são os que não conhecem a informática.
b) Dificuldade de manter um clima de motivação e equilíbrio psicológica diante da incerteza.
c) Surgirão oportunidade de forma rápida e fulminante

d) Diante do exposto somos exatamente iguais aos leprosos do texto