TEXTO BASE SL 18: 5 / II SM 22: 5 - 6
INTRODUÇÃO
TEMA: 3. O QUE É O ESTADO INTERMEDIÁRIO?
SL 18: 5 Cordas de Seol me cingiram, laços de morte me surpreenderam.
II SM 22: 5. As ondas da morte me cercaram, as torrentes de Belial me atemorizaram.
II SM 22: 6. Cordas do Seol me cingiram, laços de morte me envolveram.
1. É uma Habitação Espiritual Fixa e Temporal: o estado intermediário é um modo de existir entre a morte física e a ressurreição final do corpo sepultado.
No Antigo Testamento é identificado como Sheol e no Novo Testamento como Hades.
Os dois termos dizem respeito ao reino da morte (Sl 18:5; II Sm 22: 5,6).
É um lugar espiritual em que as almas e espíritos dos mortos habitam fixamente até que seus corpos sejam ressuscitados, para a vida eterna ou para a perdição eterna.
2. É um Lugar de Consciência Ativa e Ação Racional: segundo Jesus descreveu esse lugar, o rico e Lázaro participam de uma conversa nesse lugar, estando apenas em lados diferentes (Lc 16:19-31).
Para os salvos um lugar de comunhão com o Senhor (II Co 5: 6-9).
Para os ímpios o lugar de tormento, não teria razão de ser, se não houvesse consciência naquele lugar.
As atividades existentes no Sheol-Hades não implicam que os mortos possam sair daquele lugar, mas que estão retidos até a ressurreição dos seus corpos para apresentarem-se perante o Senhor (Lc 16: 19-31; 23: 43; At 7: 59).
4. O Sheol-Hades Antes e Depois do Calvário
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sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
quinta-feira, 11 de janeiro de 2018
O ESTADO INTERMEDIÁRIO DOS MORTOS – V
TEXTO BASE LC 16: 19 - 31
INTRODUÇÃO
TEMA: O ESTADO INTERMEDIÁRIO DOS MORTOS – V
19. Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente.
20. Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras;
21. o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras.
22. Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.
23. No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.
24. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.
26. E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.
27. Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
28. porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento.
29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
30. Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender.
31. Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.
Como existe uma diversidade de interpretações a respeito do Estado Intermediário, devemos estudar esta doutrina.
1 - A Vida Depois da Morte: vários argumentos reforçam a doutrina bíblica sobre a vida além-túmulo:
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INTRODUÇÃO
TEMA: O ESTADO INTERMEDIÁRIO DOS MORTOS – V
19. Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente.
20. Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras;
21. o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras.
22. Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.
23. No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.
24. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.
26. E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.
27. Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
28. porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento.
29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
30. Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender.
31. Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.
Como existe uma diversidade de interpretações a respeito do Estado Intermediário, devemos estudar esta doutrina.
1 - A Vida Depois da Morte: vários argumentos reforçam a doutrina bíblica sobre a vida além-túmulo:
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quarta-feira, 10 de janeiro de 2018
VOCÊ SABIA?
1. Estima-se que 55 milhões de cristãos foram torturados, mutilados e mortos pela Inquisição.
2. Wycliffe, que morreu em 1384, traduziu a Bíblia latina para o inglês, o que foi considerado crime, pelo que fui punido severamente.
3. O Concílio Vaticano II foi realizado de 1962 a 1965, sob o comando do Papa Paulo VI.
4. A tríplice coroa com a qual cada papa é coroado tem a inscrição latina "Vicarius Filii Dei", que significa Vigário de Deus! Tem sido dito que o valor numérico deste título em latim é 666.
5. No ano de 1896 o Bispo de Bayloone descreveu o papa com as seguintes palavras: "A encarnação visível do Espírito de Deus".
6. Além de não haver prova bíblica, também não existe prova arqueológica de que Pedro foi o primeiro bispo da Igreja de Roma.
7. A prática do celibato foi introduzida na Igreja Católica em 1074.
8. Na página 19 do livro "Tratado sobre a verdadeira devoção à Santíssima Virgem"; de São Luis Maria de Montfort, está escrito: ". adorar Maria é essencial para todos à salvação".
9. Em 1850 foi adotado o dogma da "Imaculada Conceição", ou seja, que Maria era completamente sem pecado.
10. Desde 1414 é negado aos católicos (exceto os sacerdotes) o direito de participar do vinho, na “celebração da Eucaristia”.
11. Durante 750 anos a Bíblia esteve incluída no "Índice de livros proibidos" da Igreja Católica.
12. Os parágrafos 15 e 24 do decreto papal Corpus Juris Canonici, de 1864 estão assim redigidos: 15: "Nenhum homem é livre para acreditar e professar a religião que ele acredita ser verdadeira, guiado pela luz da razão." § 24: "A Igreja tem o poder de operar plenamente e exercer direta e indiretamente o poder temporal."
13. O livro "The Keys of This Blood", do professor jesuíta Malachi Martin declara que a Cúria tem um único objetivo: um governo mundial sob o comando do papa.
14. O jornal Tempus, de 28/10 de 1986 fez as seguintes declarações: "Fontes no Vaticano revelaram que o papa deu ordens para que todas as religiões sejam ser tratadas como iguais"!
15. Depois dessas considerações, vale a pena refletir bastante sobre o verdadeiro significado da grande armadilha chamada Ecumenismo Mundial.
Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado
3. QUATRO RAZÕES BÍBLICAS PARA MORTE:
TEXTO BAE GN 1: 26 – 26 / GN 2: 7
INTRODUÇÃO
TEMA: 3. QUATRO RAZÕES BÍBLICAS PARA MORTE:
26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
27. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Necrológica: a palavra grega nekros quer dizer morto e refere-se aquilo que não tem vida, seja um cadáver ou uma matéria inanimada.
GN 2: 7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
Essa palavra tem na sua raiz nek o sentido de “calamidade, infortúnio”, e passou a fazer parte do vocabulário médico para indicar o estado de morte de uma pessoa, ou então, para significar o processo de morte dalguma parte do corpo, devido a alguma doença.
Do ponto de vista bíblico, necrológico indica a parte física do homem, seu corpo.
Antropológica: vem de antropos que quer dizer homem, para fazer diferença com os animais irracionais.
É o homem criado por Deus com capacidade de pensar, sentir e realizar (Gn 1: 26,27 / 2: 7).
A razão antropológica refere-se ao que o homem é, o que pensa acerca da morte, como ele a enfrenta e o que sobrevive dele depois da morte.
Pneumatológica: essa é a parte espiritual do homem.
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INTRODUÇÃO
TEMA: 3. QUATRO RAZÕES BÍBLICAS PARA MORTE:
26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
27. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Necrológica: a palavra grega nekros quer dizer morto e refere-se aquilo que não tem vida, seja um cadáver ou uma matéria inanimada.
GN 2: 7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
Essa palavra tem na sua raiz nek o sentido de “calamidade, infortúnio”, e passou a fazer parte do vocabulário médico para indicar o estado de morte de uma pessoa, ou então, para significar o processo de morte dalguma parte do corpo, devido a alguma doença.
Do ponto de vista bíblico, necrológico indica a parte física do homem, seu corpo.
Antropológica: vem de antropos que quer dizer homem, para fazer diferença com os animais irracionais.
É o homem criado por Deus com capacidade de pensar, sentir e realizar (Gn 1: 26,27 / 2: 7).
A razão antropológica refere-se ao que o homem é, o que pensa acerca da morte, como ele a enfrenta e o que sobrevive dele depois da morte.
Pneumatológica: essa é a parte espiritual do homem.
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