TEXTO BASE EZ 43: 1 - 9
INTRODUÇÃO
1.Então me levou à porta, à porta que olha para o caminho do oriente.
2.E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória.
3.E o aspecto da visão que tive era como o da visão que eu tivera quando vim destruir a cidade; e eram as visões como as que tive junto ao rio Quebar; e caí sobre o meu rosto.
4.E a glória do Senhor entrou na casa pelo caminho da porta, cuja face está para o lado do oriente.
5.E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do SENHOR encheu a casa.
6.E ouvi alguém que falava comigo de dentro da casa, e um homem se pôs em pé junto de mim.
7.E disse-me: Filho do homem, este é o lugar do meu trono, e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre; e os da casa de Israel não contaminarão mais o meu nome santo, nem eles nem os seus reis, com suas prostituições e com os cadáveres dos seus reis, nos seus altos,
8.Pondo o seu limiar ao pé do meu limiar, e o seu umbral junto ao meu umbral, e havendo uma parede entre mim e eles; e contaminaram o meu santo nome com as suas abominações que cometiam; por isso eu os consumi na minha ira.
9.Agora lancem eles para longe de mim a sua prostituição, e os cadáveres dos seus reis, e habitarei no meio deles para sempre.Ezequiel 43:1-9
*A profecia concernente à reconstrução do Santo Templo em Jerusalém é um dos mais eloqüentes alertas quanto ao iminente retorno de Nosso Senhor Jesus Cristo.
*Apesar de não sabermos precisamente se o Templo será reerguido antes ou depois do arrebatamento da Igreja, de uma coisa temos certeza: esta profecia esta prestes a se cumprir.
I° O Que é o Santo Templo?
1° Definição: o Santo Templo é o Santuário por excelência do povo israelita, onde não somente este como também os gentios, deveria adorar e buscar ao Deus único e verdadeiro – Mc 11: 17
2° Conceito Teológico: edificado em Jerusalém, o Templo tinha uma função teologicamente missionária: atrair os gentios ao Deus de Abraão – II Cr 6: 32,33; Mt 12: 42
3° O Templo que é chamado de casa (bayt) ou casa de Deus (Bet Ha-Mikdash), era apenas um local escolhido por Deus para que se tornasse visível a sua aliança com o seu povo
4° O Templo constituía-se no próprio selo, no próprio sinal da presença de Deus no meio do povo de Israel
II° O Templo de Salomão:
Para a construção do primeiro templo, Davi coletou todo o material necessário (I Cr 29), esse material incluía cem mil talentos de ouro e um milhão de talentos de prata (I Cr 22:14),
Do seu próprio bolso, Davi separou três mil talentos de ouro de ofir, o ouro mais precioso, a fim de ser empregado nas ornamentações douradas, além de sete mil talentos de prata altamente refinados.
Os oficiais da nação doaram cinco mil talentos de ouro, dez mil daricos de ouro e dez mil talentos de prata e bronze, no total de 18 mil talentos, além de cem mil talentos de ferro.
Ainda outros doaram pedras preciosas de tal modo que não houve como fazer cálculo.
Davi preparou as pedras para a construção, pregos de ferros sem número, madeira de cedro para as armações e painéis.
A construção teve inicio no quarto ano do reinado de Salomão, ou seja, em 967 a. C, e levou sete anos e seis meses para construir, empregando 180 mil trabalhadores que estavam sob a liderança de 3.600 capatazes.
Foi dedicado ao Senhor no sétimo mês do ano sagrado numa linda e pomposa festa (I Rs 5: 6=18 / 7:13; II Cr 2:17,18; 5-7).
1° A glória do Senhor enche o templo – II Cr 5:13,14
2° A glória do Senhor deixa o templo – Infelizmente Salomão , com o passar dos anos, começou a esquecer-se de Jeová, e passou a envolver-se com muitas princesas pagãs a fim de fundamentar alianças políticas.
Os monarcas orientais também formavam grandes haréns com o objetivo de ostentar seu poder e riquezas. Aparentemente Salomão queria superar os seus vizinhos em tudo.
No entanto, ao entregar-se a sensualidade e ao orgulho, sua vontade tornou-se fraca e seu amor por Deus foi a cada dia esfriando, pois aquelas mulheres começaram a afastar o coração do monarca dos caminhos divinos.
Ele passou a edificar santuários pagãos para que suas mulheres e os comerciantes estrangeiros pudessem render culto aos seus deuses, e finalmente o próprio Salomão participou da adoração idolátrica (I Rs 11: 1=10).
Não somente ele mas os monarcas que lhes sucederam fizeram com que até mesmo o Templo que havia sido consagrado
ao Senhor passasse por vários ciclos de profanação.
Em conseqüência disso Deus levantou o profeta Ezequiel para dizer que brevemente tanto Jerusalém como o Templo seriam destruídos (Ez 11: 23 =25).
E isso ocorreu na íntegra, pois até mesmo a arca da aliança que era o símbolo da presença de Deus no meio do seu povo, e que havia sido, anteriormente, colocada no Templo por ordem de Salomão (I Rs 8: 6 =8) não é mencionada quando da destruição do Templo.
Com efeito, a Bíblia afirma que Nabucodonosor levou vários e diversos utensílios do Templo para Babilônia (II Rs 24.13; II Cr 36: 18), no entanto a arca, a peça de maior destaque, não é sequer mencionada.
Talvez a arca tenha sido retirada dali de uma forma sobrenatural.
Quem sabe se no mesmo instante em que a glória do Senhor dali se retirou. É uma hipótese.
III. A Reconstrução do Santo Templo
1° O templo de Zorobabel: Cerca de 70 anos após o cativeiro, o rei Ciro autorizou o regresso dos judeus de Babilônia para a Palestina.
Um dos primeiros esforços comuns dos repatriados foi edificar o altar (Ed 3.1-3)
Construído no mesmo lugar onde Salomão havia colocado o altar de bronze, uns quatro séculos atrás.
Reconstruindo o altar, Zorobabel (um descendente de Davi) e Jesua (o sumo sacerdote) mobilizaram o povo para começar a reconstrução do Templo destruído (Ed 3: 8 =13).
Isto foi em 536 a.C. Apesar da reconstrução haver sido começada, o seu termino entretanto, dar-se-ia em momentos difíceis e trabalhosos.
Os judeus enfrentaram pressões internas e externas.
O inimigo tudo fez para interromper a obra: mentiram, caluniaram e até caretas fizeram (Ed 4), até que conseguiram parar a obra por volta do ano 534 a.C.
E por cerca de 16 anos a construção permaneceu parada. Mas apesar da inatividade do povo, o Senhor não abandonou os seus planos, pois no ano 520 a. C., o Altíssimo levantou dois profetas, Ageu e Zacarias, para animar o povo a continuar a obra (Ed 5.1,2),
Chegando assim a ser concluído no ano 515 a. C., ou seja, de 536 a 534, e de 520 a 515, que dá um total de sete anos de construção da obra.
Depois de quase cinco séculos, Herodes, o Grande (O mesmo rei que reinava quando Jesus nasceu) decidiu reformar e embelezar o Templo reconstruído por Zorobabel, isto fez ele a fim de agradar aos judeus e diminuir a sua rejeição na Judéia, cidade onde o monarca reinava.
Este empreendimento durou, segundo Josefo, oito anos. E foi destruído no ano 70 D. C. pelo exército do general Tito.
Atualmente o povo judeu está sem Templo, mas já se arquitetam para reconstruí-lo.
Enquanto isso não acontece, Jerusalém “está sendo pisada pelos gentios”, conforme Cristo profetizara (Lc 21: 24).
2° O templo da 70a Semana (Dn 9: 27):
Este será o Templo da Grande Tribulação, em cujas dependências o Anticristo implantará seu culto através de seu falso profeta a fim de profaná-lo.
O assunto da reconstrução desse Templo já está sendo discutido por judeus do mundo inteiro.
Há alguns anos um rabino judeu declarou:
“Estamos prestes a ver o grande Templo reconstruído”, isto é, O Templo da 70a Semana de Daniel.
E quando um jornal muito conhecido lhe perguntou: “Quem o reconstruirá: os judeus ou o Anticristo?”
Ele respondeu: “O Templo é chamado de ‘o Templo de Deus’ (Dn 8.11,14; Mt 24,15; 2° Ts 2: 4; Ap 11.1) e, evidentemente só os judeus ou através deles, serão autorizados por Deus para sua reconstrução”.
E é exatamente sobre esse Templo que o profeta Daniel fala no texto em estudo, no qual o Anticristo irá assentar-se, como também da sua autenticidade.
Ele fala também do “sacrifício” que cessará (pois o serviço do sacrifício será novamente restabelecido), e da “oferta de manjares”, que terminará.
Apesar do local onde será construído o Novo Templo encontra-se hoje ocupado pelas Mesquitas de Omar e El-Aksa, cremos que sua posse pelos judeus pode dar-se a qualquer momento, pois este local sempre foi adquirido por meio de manifestações divinas (ver Gn 22.14; 2° Sm 14.16 =25 / 1° Cr 21: 20 =30).
Os textos supracitados mostram-nos declaradamente que este local do Monte Moriá, sempre foi adquirido por operações sobrenaturais. Portanto, o que ocorreu no passado pode perfeitamente acontecer a qualquer momento.
3° O Templo do Milênio (Ez 41:13 =15):
Este templo, por suas características descritas por Ezequiel, difere do templo da 70ª semana, pois será edificado sobre um monte localizado na parte central do território sagrado dos sacerdotes (Ez 40: 2).
Os seus átrios serão murados para se evitar a sua profanação (Ez 48: 8 =22).
Neste templo a glória de Deus haverá de manifestar-se a Israel e ao mundo.
Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado