TEXTO BASÍCO AT 22.3
INTRODUÇÃO
"A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;"
Esta pregação é sobre a vida do principal representante de Cristo. “Tarso da Cilícia presenteou ao mundo não somente três grandes filósofos: Antipatre, Arquedemo e Nestor, mas, Paulo o insigne missionário de todos os tempos”.
Aquele ciliciano de pequena estatura, fronte descalvada, pernas tortas, fisicamente bem disposto, de sobrancelhas bem cerradas e nariz aquilino, sempre afável e cordial ostentando o semblante de um anjo; deu meia volta, e revolucionou o mundo, a favor de Jesus Cristo.
Formado em três faculdades: na de Tarso, na de Gamaliel e na de Cristo, estava pronto para penetrar em qualquer recinto e falar com eficácia acerca da cruz de seu Mestre.
I. A IDENTIDADE DE SAULO
1. Sua tribo Rm 11.1
Saulo era da tribo cujo progenitor era filho da esposa predileta do patriarca Jacó, Gn 35.17,18.
Benjamim, cujo nome significa “Filho da mão direita”, foi o único entre seus irmãos a nascer na terra prometida.
Foi considerado a um lobo que despedaça Gn 49.27.
José amou Benjamim entranhavelmente Gn 43.29,30.
Nas batalhas de Israel os representantes dessa tribo tinham o apanágio de marchar na anteguarda.
A gloriosa cidade de Jerusalém ficava situada dentro do território de Benjamim que media 56 km de largura e 22 km de norte sul Js 18.11-20.
Em Jerusalém havia duas portas com o nome de Benjamim; uma no templo e outra no muro da cidade.
Pertencer a essa tribo era como pertencer a uma nação dentro de uma nação Fp 3.5.
2. Seus pais 2 Tm 1.3
0s pais de Saulo são anônimos na história bíblica.
O progenitor de Saulo não foi apenas um fariseu At 22.3, mas, um tradicionalista hebraico.
Apesar de ter estabelecido residência em Tarso, pode manter-se fidelíssimo aos ensinos tradicionais de Israel.
Ao enviar seu filho à Jerusalém com o intuito de estudar in loco; podemos deduzir que ele fora um homem de enorme influência e posição impoluta na comunidade judaica tarsiana.
Se a mãe de Timóteo treinou-o em um grande evangelista.
A progenitura de Saulo educou-o para torná-lo no príncipe dos apóstolos do Emanuel 2 Tm 1.5.
O que ocorrera no lar de Timóteo foi uma pequena sombra da realidade que sucedera no lar de Saulo em Tarso da Cicília
3. O duplo nome Saulo - Paulo At 13.9
Saulo é a forma semítica de Saul o primeiro monarca israelita.
Entre os benjamitas essa qualificação era comum.
O Novo Testamento faz 20 referências a ele.
Era trivial entre os Judeus uma pessoa possuir um nome judaico e outro gentílico At 1.23; 12.25; Cl 4.11.
Saulo significa “grande”, esse significado aplica-se a sua grandeza de espírito e não a sua estatura.
Paulo é a forma grega que significa “pequeno” e ocorre 171 vezes no Novo Testamento.
Essa alcunha foi muito importante para o grande apóstolo, que se atirava à evangelização mundial.
Sir William Ramsey, assevera que o nome completo de Paulo era: "Gaius Julius Paulus”.
4. Cidadania At 22.28
Os direitos de um cidadão romano eram numerosos e importantes.
Esse título era adquirido por uma soma elevada de dinheiro.
Paulo gabava-se por tê-lo de nascimento.
Os direitos que Paulo tinha como cidadão: o direito de voto; o direito de ser soldado numa legião romana; o direito de ser eleito magistrado; o direito de apelar ao povo contra uma decisão de justiça que parecia má; o direito de propriedade.
O cidadão romano não podia ser morto por crucificação.
O direito de cidadania foi no inicio, preservado aos cidadãos de Roma. Apartir de 89 a.C. era dado a todo cidadão da Itália.
O edito de Caracalla, em 212 d.C., garantiu a todos os homens livres do Império.
II. A FORMAÇÃO SECULAR DE SAULO
1. Tarso, a cidade universitária At 21.39
O nome significa "cesto de vime" "superfície plana."
Distava a 16 km da costa do mar Mediterrâneo e estava plantada nas margens do rio Cidno. Por causa de sua opulência foi denominada de metrópole autônoma.
Nos dias de Saulo, Tarso, chegou a ter 500.000 habitantes.
Essa referida cidade foi sede de reputação universitária que chegava a rivalizar-se com a de Atenas na Grécia.
A corrente filosófica que predominava na universidade de Tarso era a estoicista.
2. O preparo cultural de Saulo At 17.17,18
A cultura que Saulo obteve em sua terra natal foi vasta e profunda.
Tudo indica que ele deve ter estudado: literatura, línguas, oratória e filosofia estóica.
O grande tarsiano podia falar o aramaico e o hebraico em Jerusalém, bem como o grego erudito no areópago ateniense e o rústico dialeto licaônico no centro da Galácia At 22.2; 17.19; 14.11.
Se quisesse poderia esnobar uma linguagem multissilábica 1 Co 2.4; 1.17.
Com todo arsenal cultural que Saulo teve, confiava inteiramente no poder de Deus Fp 3.7-9.
3. O fabricador de tendas At 18.1-3
A região de Tarso da Cilícia era famosa por sua produção de cilicium, um tecido feito com pelo de cabra.
Saulo não era um curtidor de couro, mas, sim um artesão, que utilizava esse material para fabricar tendas.
O tecido era tão negro que o profeta João usou-o numa símile para expressar o eclipse solar na abertura do sexto selo Ap. 6.12.
Por estar tão familiarizado com o fabrico de tendas Paulo empregou várias vezes a metáfora do tabernáculo aplicando-a ao corpo humano 2 Co 5.1,4.
III. A FORMAÇÃO RABÍNICA DE SAULO
1. A sua formação básica Gl 1.14
Essa formação foi recebida por Saulo na casa de seus pais, no bairro, na sinagoga e na escola anexa a sinagoga.
A formação básica constituía-se das seguintes matérias: aprender a ler escrever; estudar a lei de Deus e a história do povo hebreu; incorporar as tradições religiosas; decorar as orações, sobretudo os salmos.
O método era pergunta e resposta; repetir e decorar; disciplina e convivência.
Com a idade de 12 anos Saulo foi declarado em cerimônia um ''filho da lei'', o que significa que ele era apto a aplicar os dez mandamentos a sua própria conduta.
Bar Mitzvá, pela tradução literal “sujeito ao mandamento.”
Isto significa que a partir desta data está sujeito, isto é, deve participar e praticar todos os 613
mandamentos divinos, sendo ele mesmo responsável por todos os seus atos.
2. A sua formação superior At 22.3 ““... criado aos pés de Gamaliel... ''
Esse ilustre doutor da lei e membro do sinédrio, era filho de Simeão e neto do cultíssimo rabino Hilel.
Sua dignidade foi elevada, pelo fato de receber o titulo de Raban que quer dizer nosso mestre.
O nome Gamaliel significa “recompensa de Deus”. ''
Saulo ao estudar por cerca de quatro anos na escola de Hilel podia ver perante ele a carreira rabínica.
Pode aprender nessa escola a arte de disputar que o ajudou inúmeras vezes fazer calar os seus inimigos anos mais tarde na defesa da fé.
O ápice da educação teológica de Saulo foi quando ele deixou de ser um teólogo da escola superior de Hilel e tornou-se mestre das revelações inefáveis de Cristo no ermo seminário do deserto da Arábia Gl 1.17,18.
Moisés e Paulo foram dois ilustres servos de Deus que colocaram seus conhecimentos à serviço do Senhor At 7.22; 21.40.
CONCLUSÃO:
Vários predicados afloraram num todo a vida do representante ideal de Cristo. Saulo foi: discípulo, apóstolo,
teólogo, apologista, mestre, poliglota, estadista, geógrafo, pregador, filósofo, orador, cidadão romano, escritor, historiador, rabino, poeta, profeta, missionário e acima de tudo cidadão dos céus Ef 2.19.
Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado