segunda-feira, 13 de março de 2023

A NOVA JERUSALÉM -APOCALIPSE 21

TEXTO BASÍCO AP 21.9-22.5 

INTRODUÇÃO 

9. E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.

10. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.

11. E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.

12. E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.

13. Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas.

14. E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

15. E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.

Essa metrópole será a capital do universo, a residência dos imortais, o lar dos santos, a cidade dos redimidos. 
Como a lua é o satélite natural da terra, a Nova Jerusalém será o satélite do céu. 

As grandes cidades do mundo moderno nada representam diante da arquitetura dessa cidade projetada por Deus 1 Co 2.9. 

O patriarca Abraão aspirava adentrar e residir nesta cidade Hb 11.10-16. 

O turista que vai à Jerusalém em Israel, quando a visualiza do cimo do monte das Oliveiras, arrepia-se; os olhos lacrimejam e as mãos aquecem, devido a sua história e o significado espiritual que ela representa. 

Como será a nossa reação ao vislumbrarmos a Nova Jerusalém, a obra primorosa da arquitetura divina?! 

Essa visão que João obtivera da descida da Nova Jerusalém celestial é o ponto de encontro entre o céu e a terra. 

A sua semelhança com a pedra preciosa de jaspe indica a sua cristalinidade. 

O monte alto trata-se de um contraste com o deserto onde o profeta obteve a visão da grande prostituta. 

A vara que João usou para medir o templo era comum, e a que o anjo usou para mensurar a Nova Jerusalém era uma cana de ouro que fala da justiça divina. 

Moisés para contemplar a terra de Canaã precisou escalar o cume de Pisga que possui 794 m acima do nível do 
mar; e João para mirar a Cidade Dourada foi levado por um anjo a um alto monte.

NOMES 

Encontramos no Apocalipse três jerusaléns: a terrestre 11.2; a celestial 21.10 e a 3 mística 21.2. 

Babilônia a prostituta desaparece, e surge a legítima Esposa do Cordeiro a Nova Jerusalém. 

Enquanto a Babilônia é condenada sete vezes; a Nova Jerusalém é apologizada sete vezes.
 
> Esposa ataviada; 

> Cidade celestial; 

> Cidade do Deus vivo; 

> Jerusalém celestial; 

> Jerusalém que é de cima; 

> Mãe de todos nós; 

> Lugar que Jesus foi preparar; 

> Cidade de ouro; 

> Cidade quadrangular; 

> Satélite do céu; 

> Canaã celestial; 

> Cidade futura; 

> Cidade melhor; 

> Grande cidade; 

> Santa Jerusalém; 

> Tabernáculo de Deus com os homens; 

> Cidade que tem fundamentos; 

> Santa cidade; 

> Jeová Shammah – O Senhor está ali.

ARQUITETO 

Os projetos dos renomados arquitetos: Oscar Niemayer, César Pelli, Minoru Yamasaki, nada representam diante do 
Sábio Arquiteto do universo. 

A Nova Jerusalém será uma colossal cidade - edifício. 

Se a estrutura dessa cidade e seus materiais fossem conhecidos por esses arquitetos eles extasiariam diante de sua magnitude.

OS EDIFÍCIOS MAIS FAMOSOS DO MUNDO 

Empire State 

Fica localizado na Quinta Avenida em Nova York; mede 331 m de altura, e tem 102 andares. 

Foi projetado pelo arquiteto William Lamb.

World Trade Center

Conhecido também por Torres Gêmeas tinha 415, 417 m de altura e 110 andares. 

Foi delineado pelo arquiteto japonês Minoru Yamasaki.

Jin Mao Tower 

É um arranha-céu, com 420 m, edificado na cidade de Xangai, China, possui 83 andares.

Torres Petronas

Estão edificadas em Kuala Lumpur na Malásia. Mede 452 m de altura e tem 88 andares. 

Foram projetadas pelo arquiteto César Pelli.

Taipei 101 

É o maior arranha - céu do mundo atual, com 509 m de altitude. Está localizado em Taipei, Taiwan. Possui 110 
andares, sua estrutura possui o formato de um bambu. 

O arquiteto responsável é C.Y. Lee.

Burj Dubai

É um arranha-céu que já foi concluído em Dubai, Emirados Árabes Unidos, que possui 800 m de altura e ultrapassa os 150 andares. O Burj foi desenhado por Skdmore, Wuings & Merril.

DIMENSÕES 21.16 

O número 12 representa o estado completo da criação redimida e o seu governo. Nesta visão o número 12 
predomina. 

> 12.000 estádios x 185 m = 2.200 km. 

> Comprimento: 2.200 km; 

> Largura: 2.200 km; 

> Altura: 2.200 km. 

A NOVA JERUSALÉM SERÁ 3.175 VEZES MAIOR DO QUE A CIDADE DE SÃO PAULO 

Essa cidade terá uma área superior à metade do território brasileiro. 

Estes dados são apenas uma comparação, não quero com isto dizer que seja este o total de salvos que 
serão os moradores dessa cidade celestial; são apenas números. 

A metrópole é gigantesca; nela há lugar para a habitação de todos aqueles que se renderem aos pés do 
Divino Emanuel: “Na casa de meu Pai há muitas moradas” Jo 14.2. 

FUNDAMENTOS 

Eles representam a sublimidade da doutrina do evangelho de Cristo pregada pelos apóstolos Ef 2.20; Ap 

SÃO PAULO NOVA JERUSALÉM

Quilometragem 1.524 km² 48.400.000 km² 

População 10.927.985 34.705.674.146 

Os Significados dos Nomes dos Doze Apóstolos
 
Nomes Significado 

Pedro Pedra 

Tiago É o mesmo que Jacó 

João Jeová tem sido gracioso 

André Valoroso 

Filipe Amante de cavalos 

Bartolomeu Filho de Tolmai 

Mateus Dádiva de Deus
 
Tomé Gêmeo 

Tiago É o mesmo que Jacó 

Tadeu Peito feminino 

Simão Ouvindo 

Matias Dom de Jeová 

21.19,20. A nomenclatura deles será gravada nos fundamentos da cidade de acordo com o registro dos doze 
apóstolos apresentado por Marcos 3.13-18 e complementado por Lucas At 1.26. 

FORMATO 21.16 

Na Grécia antiga o quadrado era usado como símbolo de perfeição. 

A configuração da Nova Jerusalém é semelhante a do santo dos santos do Tabernáculo mosaico que é o seu 
protótipo. 

Encontramos nessa cidade, a simetria perfeita de Jeová o Grande Arquiteto do universo. 

A palavra grega “tetrágonos” quer dizer, “quadrado”, “com quatro cantos.”

MURO 

O muro mede 144 côvados de altura. O côvado equivale a 50 cm, que é à medida que se toma do cotovelo até a ponta do dedo mediano 21.12,17. 144 x 50 = 72 m. O muro é uma descrição da segurança eterna dos santos. 

PORTAS 

Os nomes dos doze filhos de Israel estarão gravados nas doze portas 21.12,21. 

Os nomes serão gravados nas portas de acordo com a posição de cada tribo no acampamento em volta do Tabernáculo no deserto Nm 2. 

Os nomes escritos nas portas expressam que a salvação vem dos judeus Jo 4.22. 

Essa cidade não terá problema de assalto, roubos e furtos. 

O portões das cidades antigas era fechados ao anoitecer, por motivo de segurança. 

“E as suas portas estarão abertas de contínuo” Is 60.11. 

As doze portas serão doze pérolas.
 
Quando uma partícula de areia provoca uma irritação no interior da ostra, daí surge a pérola. 

É a resposta do ofendido ao ofensor. A enorme pérola sugere que a entrada ao céu é por via do sofrimento. 

Cada porta será uma pérola, e, em cada uma haverá um anjo-guardião. 

As portas falam do acesso livre a todos que são santificados em Cristo. 


ILUMINAÇÃO

A invenção da lâmpada pelo norte americano Thomas Edison completará em outubro de 2007, 128 anos. Elerevolucionou o modo de vida das gerações. 

A iluminação exerce grande influência no cotidiano das pessoas. 

A luz natural era excluída do Tabernáculo. 

Brilhavam ali a luz do candelabro no santuário defronte do véu que é o símbolo da luminosidade da Palavra de Deus; e a glória que era a manifestação direta da refulgente luz de Jeová no santo dos santos entre os dois querubins sobre o propiciatório. 

Na Nova Jerusalém não haverá racionamento energético e nem apagão, porque a luz que predominará, será a de Cristo, a Lâmpada eterna 21.23. 

No princípio do livro do Apocalipse, Ele surge como a Estrela da manhã 2.28; e no final, Ele revela-se 
como a lâmpada gloriosa da Nova cidade. 

O sol diante de Sua resplandecência é um mero facho de luz.


O RIO DA ÁGUA DA VIDA 

O rio mencionado pelo profeta Ezequiel terá a sua nascente na terra, enquanto que o rio da água da vida brotará do trono de Deus e do Cordeiro Ez 47.1-12; Ap 22.1. 

A água da vida simboliza a fonte da vida eterna. Por onde essa água passa produz energia e saúde.


PRAÇA 

A praça é um lugar onde os amigos e os namorados se reencontram. 

Uma cidade sem praça está fora dos padrões de 
construções urbanas e sem beleza. 

Na praça da cidade celestial reuniremos com os patriarcas, profetas, e ouviremos deles as experiências que tiveram com o Senhor que não foram narradas na Bíblia 22.2. 

Ficaremos em profuso gozo eternal e passearemos com o Cordeiro pelas ruas de ouro. 

ÁRVORE DA VIDA 

Podemos ver nessa árvore a pessoa de Cristo e de todas as bênçãos advindas da salvação 22.2. 

“A árvore do conhecimento do bem e do mal”, não aparece mais. 

Como disse um certo escatologista: “A árvore cujo fruto trouxe a morte, secou-se no patibulum da cruz.” 
Usufruir do seu fruto foi proibido ao primeiro casal após a queda Gn 3.24. 

As suas folhas conservarão a saúde das nações, isto quer dizer que não existirá enfermidade no perfeito estado eterno. 

As folhas simbolizam a sanidade dos padecimentos de outrora. 

Os doze frutos não tratam do limite produtivo da árvore, mas, de sua constante abundância ininterrupta. 

AS SETE CATEGORIAS DE PESSOAS QUE NÃO ADENTRARÃO A NOVA JERUSALÉM

1. Os fornicários No grego “fórnos”, que significa, imoral.

Os fornicários são aqueles que praticam a fornicação, que é a relação sexual de pessoas não casadas, com pessoas casadas ou não 21.8. . 

Os pecadores desse século deveriam conhecer as palavras que Paulo dissera: “Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” 1 Ts 4.3.
 
2. Os idólatras São os que adoram falsos deuses, mas, particularmente os que adorarão o anticristo 21.8. 

O catolicismo tem enchido o mundo com a idolatria, e como se não bastasse, cada dia vem canonizando mais pessoas ilustres. 

A idolatria é chamada de adultério espiritual O homem, que não rende culto a ídolos religiosos, muito menos queimará incenso ao Diabo. 

3. Os tímidos 

No grego neotestamentário é “deiloi.” São aqueles que por motivo de medo, não se tornaram vencedores 21.8. 

Os tímidos temem mais ao próximo do que a Deus e no tempo de tribulação abandonam a fé a fim de salvarem a pele. 

Stanley Jones certa feita afirmou: “O medo paralisa todo o esforço, ninguém está em sua força quando se sente atemorizado. 

Jesus nos fala da semente que foi sufocada pelos cuidados” Lc 8.14. 

4. Os cães 

Essa palavra aparece 35 vezes na Bíblia 22.15. 

O cão era um considerado animal imundo não se podendo consumir as suas carnes. 

O cão não tem moral e nem se importa com isso, e, no entanto tem simbolizado a devassidão moral, e as imundícies das obras da carne. 

Os cães alimentam do lixo da rua. 

É o tipo da vida suja do pecador descarado Fp 3.2; Sl 22.16,20. 

5. Os homicidas 

No grego “foneis.” São aqueles que durante a grande tribulação trucidarão os mártires de Cristo 22.15. 

Nenhum ser humano tem autoridade de tirar a vida de seu semelhante, a não ser Deus quem a deu. 

Falar mal de um irmão é equivalente a tirar- lhe a vida de acordo com a doutrina joanina 1 Jo 3.15. 

6. Os feiticeiros 

A palavra grega original “farmakós” de onde originou a palavra farmácia 22.15. Aqui o termo se refere às pessoas que usam drogas para mágicas ou feitiçarias Gl 5.20; Ap 9.21; 18.23. 

7. Os mentirosos 

O culto celebrado ao imperador principalmente no primeiro século era uma mentira satânica, e a futura adoração ao anticristo será forte ilusão e grande engodo 2 Ts 2.9-11.
 
Os maiores mentirosos são aqueles que negam a Cristo 1 Jo 2. 22; Ap22. 15. 

Aquele que profere uma mentira não pode avaliar em que enrascada se meteu, pois, precisa inventar 
mais vinte mentiras para encobrir a primeira. 

Uma impregnação tal das consequências pela mentira que se acaba por se não discernir a mentira da verdade, que os contaminados acabam por mentir a si mesmos. 

O mentiroso torna-se filho do Diabo registrado no cartório do engano Jo 8.44.

CONCLUSÃO:

AS QUATRO MAIORES TRAGÉDIAS DA VIDA

1° Viver neste mundo sem ter abarcado a Cristo!

2. Sair deste mundo sem Ter a certeza de salvação!

3. Morrer sem ter o nome escrito no Livro da Vida!

4. Ter o nome escrito e depois ser ele riscado! 

Venha a Cristo para que seu nome seja escrito!

Faça uma confissão que confirme seu nome no livro da vida (Mt 10. 32; Rm 10. 9,10)

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado





sábado, 11 de março de 2023

A GRACIOSIDADE DA PALMEIRA*

TEXTO BASÍCO  SL 92.12 

INTRODUÇÃO 

Não é somente o cedro do Líbano que nos fornece lições basilares para a vida cristã; a palmeira com a sua concretização e graciosidade ereta nos fornece os mais lindos ensinos que são princípios norteadores para o sucesso espiritual dos cristãos.

I. AS ESPÉCIES DE PALMEIRAS 

A palmeira genericamente pertence à família das palmáceas, pertencentes à classe dos monocotilédones. 

Existem aproximadamente quatro mil espécies de palmeiras espalhadas nas mais diversas partes do mundo. 
Nomesassociados à palmeira: Betânia “casa das tamareiras;” Jericó biblicamente é chamada de “cidade as palmeiras” Dt 34.3; Tadmor, palavra formada de Tamar, originou-se da palavra grega “fhoinix” que quer dizer palmeira. 

O vocábulo palmeira ocorre 31 vezes na Bíblia. 

O Brasil em épocas atrás foi chamado de Pindorama que quer dizer “Terra das palmeiras.” 


II. O TRONCO DA PALMEIRA 

O tronco da palmeira tem a estrutura diferente do tronco das outras árvores, recebendo por isso a denominação de espique, que quer dizer “caule lenhoso.” 

O tronco lenhoso da palmeira tipifica a vida espiritual consistente do cristão ligado a Cristo.


III. O CRESCIMENTO DA PALMEIRA 

As palmeiras não apresentam crescimento horizontal como as árvores comuns, porque falta a camada geradora 
responsável pela formação das estruturas secundárias Ct 7.7. 

Por isso, seu tronco não aumenta de diâmetro, limitando-se a crescer verticalmente. 

O cristão como cidadão comum deve crescer horizontalmente, ou seja, relacionar-se com seus semelhantes e desenvolver os talentos naturais. 

Assim como a palmeira cresce verticalmente chegando atingir 27 metros de altitude, o cristão dever crescer para cima, para Deus Cl 3.1; 1.10; Is 1.3; 2 Pe. 3.18. 

O nosso crescimento deve ser mais vertical do que horizontal. 

A palmeira é ereta e desempenada Jr 10.5. 

Isso deve servir de modelo para o servo de Deus que deve levar uma vida correta diante dos homens 2 Tm 4.2. 

Os homens hão de amar ou odiar ao Senhor mediante o nosso testemunho Mt 5.16.


IV. A PALMEIRA É ÁRVORE FRUTÍFERA 

Ela produz frutos durante 100 a 200 anos. 

Milhões de pessoas alimentam diariamente dos seus frutos Sl 92.14. 

A simbologia da frutificação acaba de vez com a negativa de muitas pessoas idosas que dizem que nada podem fazer pela causa de Cristo devido à idade avançada. 

Aquele que vive do passado envelhece-se antes do tempo; aquele que vive pensando no futuro, confiando em Cristo permanece jovem para sempre. 

Sara concebeu com a idade de 90 anos Gn 17.17; Calebe tomou posse da terra com 85 anos Js 14.10 e Ana com aproximadamente 103 foi grande intercessora Lc 2.36. 

As mulheres da Grécia contavam a idade pela data do casamento e não pela do nascimento. 

O cristão não deve esmorecer por causa da idade deve contar os seus anos a partir da data de sua conversão a Cristo.


V. A PALMEIRA É ÁRVORE DE ORNAMENTAÇÃO 

A figura da palmeira foi entalhada na madeira de cedro e serviu para embelezar o interior do majestoso templo de Salomão 1 RS 6.29, 32, 35. 

O Espírito Santo o Artista divino esculpiu na tábua dos nossos corações a beleza de Cristo; por isso, embelezamos a casa de Deus, quando adoramos, glorificamos e tributamos louvores ao Senhor. 

Os templos de nada valerão, sem os cristãos contritos de coração. 

Um pé de palmeira chega a produzir 60 milhões de flores. 

As palmeiras são dióicas, isto é, com flores masculinas e femininas. 

Tanto o homem quanto a mulher poderão florescer para Deus mediante os frutos do Espírito porque são participantes da natureza divina 2 Pe 1.4.


VI. A PALMEIRA REQUER TERRENO ÚMIDO E FÉRTIL 

O cristão enfrenta o deserto desta vida cheio de escorpiões da falsidade e do engano porque tem as raízes da 
fé aprofundadas no solo da verdade. 

Israel depois de haver passado pelo amargor das águas de Mara, acampou-se nas sombras refrigerantes das 70 palmeiras de Elim Ex 15.27. 

Contemplamos no dia-a-dia o amargor de Mara, mas, logo encontramos o oásis de Elim do descanso em Cristo. 


VII. A PALMEIRA DESAFIA A TEMPESTADE DO DESERTO 

No deserto a tempestade assopra furiosamente, a palmeira encurva-se até ao chão, e, quando cessa a borrasca, 
ela volta à posição vertical original. 

A melhor maneira para o cristão vencer os furacões da vida, é de joelhos e agarrado nas vestes de Cristo. 

Quem quiser enfrentar os turbilhões da vida confiando em si mesmo, e, sem buscar a Deus, será arrancado e destruindo. 

NOTA 

A medalha que comemorava a vitória dos romanos sobre Jerusalém, era representada por uma mulher, assentada e 
triste, debaixo de um pé de palmeira. 

Débora assentada debaixo de uma palmeira representava a nação de Israel frutificada e abençoada Jz 4.4,5. 


CONCLUSÃO: 

As mil e uma utilidades da palmeira devem ser emblematicamente assumidas pelo crente verdadeiro. 

A palmeira não só embeleza o paisagismo como contribui para o equilíbrio climático. 

Assim deve ser o servo de Deus, sua presença deve colaborar com o equilíbrio harmonioso dos seres humanos. 

Onde for deve promover a paz. Deve ser o arauto das boas notícias. 

ARSENAL DE PREGAÇÕES PARA PREGADORES PR GENÉSIO SANTOS

A FORMAÇÃO DE SAULO*

TEXTO BASÍCO AT 22.3 

INTRODUÇÃO 

"A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;"

Esta pregação é sobre a vida do principal representante de Cristo. “Tarso da Cilícia presenteou ao mundo não somente três grandes filósofos: Antipatre, Arquedemo e Nestor, mas, Paulo o insigne missionário de todos os tempos”.

Aquele ciliciano de pequena estatura, fronte descalvada, pernas tortas, fisicamente bem disposto, de sobrancelhas bem cerradas e nariz aquilino, sempre afável e cordial ostentando o semblante de um anjo; deu meia volta, e revolucionou o mundo, a favor de Jesus Cristo. 

Formado em três faculdades: na de Tarso, na de Gamaliel e na de Cristo, estava pronto para penetrar em qualquer recinto e falar com eficácia acerca da cruz de seu Mestre. 


I. A IDENTIDADE DE SAULO

1. Sua tribo Rm 11.1 

Saulo era da tribo cujo progenitor era filho da esposa predileta do patriarca Jacó, Gn 35.17,18. 

Benjamim, cujo nome significa “Filho da mão direita”, foi o único entre seus irmãos a nascer na terra prometida. 

Foi considerado a um lobo que despedaça Gn 49.27. 

José amou Benjamim entranhavelmente Gn 43.29,30. 

Nas batalhas de Israel os representantes dessa tribo tinham o apanágio de marchar na anteguarda. 

A gloriosa cidade de Jerusalém ficava situada dentro do território de Benjamim que media 56 km de largura e 22 km de norte sul Js 18.11-20. 

Em Jerusalém havia duas portas com o nome de Benjamim; uma no templo e outra no muro da cidade. 

Pertencer a essa tribo era como pertencer a uma nação dentro de uma nação Fp 3.5. 


2. Seus pais 2 Tm 1.3 

0s pais de Saulo são anônimos na história bíblica. 

O progenitor de Saulo não foi apenas um fariseu At 22.3, mas, um tradicionalista hebraico. 

Apesar de ter estabelecido residência em Tarso, pode manter-se fidelíssimo aos ensinos tradicionais de Israel. 

Ao enviar seu filho à Jerusalém com o intuito de estudar in loco; podemos deduzir que ele fora um homem de enorme influência e posição impoluta na comunidade judaica tarsiana. 

Se a mãe de Timóteo treinou-o em um grande evangelista. 

A progenitura de Saulo educou-o para torná-lo no príncipe dos apóstolos do Emanuel 2 Tm 1.5. 

O que ocorrera no lar de Timóteo foi uma pequena sombra da realidade que sucedera no lar de Saulo em Tarso da Cicília 


3. O duplo nome Saulo - Paulo At 13.9 

Saulo é a forma semítica de Saul o primeiro monarca israelita. 

Entre os benjamitas essa qualificação era comum. 

O Novo Testamento faz 20 referências a ele. 

Era trivial entre os Judeus uma pessoa possuir um nome judaico e outro gentílico At 1.23; 12.25; Cl 4.11. 

Saulo significa “grande”, esse significado aplica-se a sua grandeza de espírito e não a sua estatura. 

Paulo é a forma grega que significa “pequeno” e ocorre 171 vezes no Novo Testamento. 

Essa alcunha foi muito importante para o grande apóstolo, que se atirava à evangelização mundial. 

Sir William Ramsey, assevera que o nome completo de Paulo era: "Gaius Julius Paulus”. 


4. Cidadania At 22.28 

Os direitos de um cidadão romano eram numerosos e importantes. 

Esse título era adquirido por uma soma elevada de dinheiro. 

Paulo gabava-se por tê-lo de nascimento. 

Os direitos que Paulo tinha como cidadão: o direito de voto; o direito de ser soldado numa legião romana; o direito de ser eleito magistrado; o direito de apelar ao povo contra uma decisão de justiça que parecia má; o direito de propriedade. 


O cidadão romano não podia ser morto por crucificação. 

O direito de cidadania foi no inicio, preservado aos cidadãos de Roma. Apartir de 89 a.C. era dado a todo cidadão da Itália. 

O edito de Caracalla, em 212 d.C., garantiu a todos os homens livres do Império. 
 


II. A FORMAÇÃO SECULAR DE SAULO 

1. Tarso, a cidade universitária At 21.39 

O nome significa "cesto de vime" "superfície plana." 

Distava a 16 km da costa do mar Mediterrâneo e estava plantada nas margens do rio Cidno. Por causa de sua opulência foi denominada de metrópole autônoma. 

Nos dias de Saulo, Tarso, chegou a ter 500.000 habitantes. 

Essa referida cidade foi sede de reputação universitária que chegava a rivalizar-se com a de Atenas na Grécia. 

A corrente filosófica que predominava na universidade de Tarso era a estoicista. 


2. O preparo cultural de Saulo At 17.17,18 

A cultura que Saulo obteve em sua terra natal foi vasta e profunda. 

Tudo indica que ele deve ter estudado: literatura, línguas, oratória e filosofia estóica. 

O grande tarsiano podia falar o aramaico e o hebraico em Jerusalém, bem como o grego erudito no areópago ateniense e o rústico dialeto licaônico no centro da Galácia At 22.2; 17.19; 14.11. 

Se quisesse poderia esnobar uma linguagem multissilábica 1 Co 2.4; 1.17. 

Com todo arsenal cultural que Saulo teve, confiava inteiramente no poder de Deus Fp 3.7-9.


3. O fabricador de tendas At 18.1-3 

A região de Tarso da Cilícia era famosa por sua produção de cilicium, um tecido feito com pelo de cabra. 

Saulo não era um curtidor de couro, mas, sim um artesão, que utilizava esse material para fabricar tendas. 

O tecido era tão negro que o profeta João usou-o numa símile para expressar o eclipse solar na abertura do sexto selo Ap. 6.12. 

Por estar tão familiarizado com o fabrico de tendas Paulo empregou várias vezes a metáfora do tabernáculo aplicando-a ao corpo humano 2 Co 5.1,4. 


III. A FORMAÇÃO RABÍNICA DE SAULO 

1. A sua formação básica Gl 1.14 

Essa formação foi recebida por Saulo na casa de seus pais, no bairro, na sinagoga e na escola anexa a sinagoga. 
A formação básica constituía-se das seguintes matérias: aprender a ler escrever; estudar a lei de Deus e a história do povo hebreu; incorporar as tradições religiosas; decorar as orações, sobretudo os salmos. 

O método era pergunta e resposta; repetir e decorar; disciplina e convivência. 

Com a idade de 12 anos Saulo foi declarado em cerimônia um ''filho da lei'', o que significa que ele era apto a aplicar os dez mandamentos a sua própria conduta. 

Bar Mitzvá, pela tradução literal “sujeito ao mandamento.” 

Isto significa que a partir desta data está sujeito, isto é, deve participar e praticar todos os 613 
mandamentos divinos, sendo ele mesmo responsável por todos os seus atos. 

2. A sua formação superior At 22.3  ““... criado aos pés de Gamaliel... '' 

Esse ilustre doutor da lei e membro do sinédrio, era filho de Simeão e neto do cultíssimo rabino Hilel. 

Sua dignidade foi elevada, pelo fato de receber o titulo de Raban que quer dizer nosso mestre. 

O nome Gamaliel significa “recompensa de Deus”. '' 

Saulo ao estudar por cerca de quatro anos na escola de Hilel podia ver perante ele a carreira rabínica. 

Pode aprender nessa escola a arte de disputar que o ajudou inúmeras vezes fazer calar os seus inimigos anos mais tarde na defesa da fé. 

O ápice da educação teológica de Saulo foi quando ele deixou de ser um teólogo da escola superior de Hilel e tornou-se mestre das revelações inefáveis de Cristo no ermo seminário do deserto da Arábia Gl 1.17,18. 

Moisés e Paulo foram dois ilustres servos de Deus que colocaram seus conhecimentos à serviço do Senhor At 7.22; 21.40.
 
CONCLUSÃO: 

Vários predicados afloraram num todo a vida do representante ideal de Cristo. Saulo foi: discípulo, apóstolo, 
teólogo, apologista, mestre, poliglota, estadista, geógrafo, pregador, filósofo, orador, cidadão romano, escritor, historiador, rabino, poeta, profeta, missionário e acima de tudo cidadão dos céus Ef 2.19.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

A ARMADURA DO CRISTÃO*

TEXTO: Ef 6.10-18 

INTRODUÇÃO

A vida do cristão após encontrar a Jesus Cristo é um combate espiritual acirrado contra as hostes malignas 
concentradas nas regiões celestiais. 

A Epístola aos Efésios é uma das cartas da prisão, por isso, a comparação feita por Paulo entre o soldado romano e o crente é tirada do equipamento que ele usava. 

Na lista das peças da armadura não foi mencionada nenhuma de proteção às costas. 

Isto quer significar que o inimigo deve ser enfrentado de frente Tg 4.7. 


I. A FORÇA DO CRISTÃO 

A expressão: “fortalecei-vos”, no original grego é “endunamoo” que quer dizer “fortalecer”, “torna-se forte.” 

O cristão a semelhança de Gideão o sexto juiz de Israel deve ser forte para vencer os grandes embates da vida Ef 6.10. 

O cristão necessita receber poder, não apenas uma vez, e sim, constantemente. 

O termo “estar firmes” no grego é “stenai”, é usado em sentido militar indicando um posto de vigia ou pode 
significar “ficar e sustentar-se numa posição crítica durante a batalha.” 

Fortalecer no Senhor nos proporciona firmeza na batalha espiritual Jo 15.5; Fp 4.13. 


II. A ARMADURA DO CRISTÃO 

Esse equipamento é apresentado na ordem em que as peças da armadura do soldado eram colocadas Ef 6.11. 

A armadura de um legionário romano era frequentemente uma amostra de esplendor. 

Toda a “armadura de Deus” é um termo técnico militar da antiguidade romana que descreve a preparação final necessária antes do início da batalha. 

Panóplia é o termo usado no verso acima, que fala sobre a armadura do “soldado pesadamente armado.” 

O cristãoprudente estará sempre revestido de uma armadura pesada não dando brecha para o adversário das nossas almas. 


III. AS PEÇAS DA ARMADURA 

Roma possuía um exército de soldados de infantaria chamados de legionários, porque eles eram reunidos em 
legiões. 

As unidades de combate eram formadas de 6.000 homens divididos em 10 tropas de 600 homens. 

Cada tropa compreendia 3 manípulos, unidades táticas de 200 legionários, divididos em duas centúrias. 

O oficial chefe, o centurião, deve seu nome ao fato de comandar 100 soldados. 

Veremos doravante o simbolismo de cada peça da armadura desses soldados aplicada à vida cristã. 


1. As armas defensivas 

3.1.O cinto 

Os soldados romanos usavam de um a três cintos para prender a espada e para proteger a região abdominal do corpo Ef 6.14. 

O cinto proporciona a liberdade de movimento e firmeza. 

Quem tem o cinto da verdade na armadura espiritual tem liberdade consigo mesmo, com Deus e com o próximo e não se embaraça a cada movimento. 

O cristão sincero precisa viver a verdade tanto nas palavras, nos atos e no procedimento. 

Cada parte da verdade é preciosa como um filete de ouro; precisamos viver com ela ou morrer porela. 

Sabemos que os lombos são o lugar da força e representa os afetos íntimos e os movimentos do coração Ex 12.11; Lc 12.35; 1 Pe 1.13. 

3.2. A couraça 

Era feita de chapas de bronze, madeira e acolchoada com algodão e forrada de couro. 

Servia para amortecer as lanças e as flechas atiradas, protegendo assim os órgãos vitais do tórax e da parte superior do abdomem Ef 6.14. 

Essa peça era de suma importância para um soldado guerreiro. 

As vestimentas da justiça nunca caem de moda. Ver o que é justo, e não fazê-lo é falta de coragem. 

Alexandre Magno perguntou a Aristóteles: “De que os reis necessitam mais, de coragem ou de justiça?” 

Respondeu Aristóteles: “O rei que praticar a justiça não precisará de coragem!” 

A couraça da justiça implica a retidão de caráter, lealdade quanto aos princípios e aos atos. 

Deixar de exercitar a justiça quando for preciso é como deixar um buraco aberto em nossa armadura; será mortal! 1 Rs 22.34 



3.3. O calçado 

Era chamado “caligae” indicando as sandálias romanas com solas cheias de cravos para evitar que o soldado não 
escorregasse quando em luta Ef 6.15. 


O soldado de Cristo está provido de calçados que não tolham a marcha; ao contrário, leva-o e torna-o sempre pronto para o combate. 

O servo de Deus não pode ficar pensando só em defender, deve atacar com o evangelho da paz. 

Em meio ao fogo cruzado da guerra espiritual o cristão possui paz interior Jo 16.33. 


3.4. O escudo 

Era grande e de forma retangular chamado “scutum.” Tinha uma estrutura metálica e, às vezes, uma massa de 
metal no centro Ef 6.16. 

As várias camadas de couro eram ensopadas e socadas na água antes da batalha, a fim de apagar os dardos incendiários do inimigo. 

O escudo da fé quer dizer uma confiança inteira e plena em Deus. 

Os dardos eram feitos de madeira e a ponta de ferro frequentemente eram feitos com estopa embebida em substância combustível e então acesos.

Alguns dardos inflamados do maligno:

 Calúnia; 

 Angústia; 

 Ameaça; 

 Tristeza; 

 Desânimo; 

 Desapontamento; 

 Desarmonia. 

Se há setas que voam de dia, há outras que voam de noite Sl 91.5,6. 

Os assaltos inflamados de satanás são frustrados e o cristão é protegido pelo escudo da fé. 

3.5. O capacete 

Na língua grega é chamado "perikephalaia" e aparece 9 vezes na Bíblia 1 Ts 5.8. 

Era feito de metal e todo decorado com figuras de leões, corvos e águias Ef 6.17. 

O capacete da salvação significa a plenitude do conhecimento e da experiência da salvação. 

Na criação do universo o Senhor nos mostrou a Sua mão; na obra da salvação o Seu coração. 

É bom que cada cristão saiba que a salvação é o capacete divino que dá seguridade de vida e protege a mente do cristão, de todo o tipo de pensamentos perniciosos. 

A salvação é um capacete e não uma touca de dormir. 

Para o viver diário do cristão a salvação é a parte da armadura defensiva que é essencial a sua segurança na luta. 

Com o capacete preso ao pescoço os legionários romanos percorriam até 50 quilômetros a pé durante o dia. 

Quem tem a salvação não se cansa de anunciar as suas maravilhas transformadoras.

3.2. As armas ofensivas 


3.1. A espada 

Indica a pequena espada reta usada pelo soldado romano Ef 6.17. 

A Palavra de Deus é simbolizada por uma espada. 

É chamada de espada do Espírito, porque é dada por Ele. 

A espada do Espírito é a arma espiritual contra a qual o inimigo não pode resistir. 

A Palavra é o instrumento ofensivo do Espírito que faz satanás gemer; por isso o inimigo sempre 
promoverá: incredulidade quanto as suas promessas; dúvidas acerca de sua inspiração e a negação de sua inerrância. 

No deserto de Jericó o Senhor Jesus Cristo feriu a Satanás com a espada do Espírito três vezes dizendo: “Está escrito” Mt 4.4,6, 


3.2. A oração 

Na armadura do soldado romano não havia uma peça que simbolizava a oração Ef 6.18. 

Sem a oração a armadura do cristão está incompleta, mas com ela, as armas do combate são eficazes. 

A oração revitaliza as energias espirituais do soldado cristão em campo de batalha. 

De nada valerá a Espada do Espírito, se a mão que a segura for frouxa e sem forças! 

De que nos valerá a panóplia de Deus se por detrás dela bate um coração acovardado. 

Todas essas fragilidades são aniquiladas pelo poder fervente da oração. 

Deixar de orar na guerra espiritual é render-se ao inimigo.


CONCLUSÃO: 

Se nós estivermos vestidos com a armadura de Deus seremos invencíveis em todas as batalhas e só teremos 
triunfos na vida espiritual. 

Não poderá faltar em nossa panóplia nenhuma peça por que senão seremos fadados à derrota. 

Que cada soldado cristão cuide bem de suas armas ofensivas e defensivas. Amém! 

ARSENAL DE PREGAÇÕES PARA PREGADORES PR GENÉSIO SANTOS