sexta-feira, 19 de maio de 2023

FILHAS DE SIÃO*

TEXTO BASÍCO ISAIAS 3:16 a 24

INTRODUÇÃO

Diz ainda mais o Senhor: Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam com o pescoço erguido, lançando olhares impudentes; e quando andam, caminham afetada mente, fazendo um tilintar com os seus pés;

Portanto o Senhor fará tinhoso o alto da cabeça das filhas de Sião, e o Senhor porá a descoberto a sua nudez,

Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua,

Os pendentes, e os braceletes, as estolas,

Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos,
Os anéis, e as jóias do nariz,

Os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas.

Os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus.

E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura. Isaías 3:16-24

HISTORIA

Isaías, nascido por volta de 740 antes de Cristo, recebeu a missão de anunciar a ruína dos reinos de Israel e de Judá, consequências da infidelidade do povo em relação a Deus. Uma das preocupações básicas de Isaías é a corrupção moral que existia no Reino do Sul, em Judá. 

A partir do versículo 16 até o 24 encontramos uma advertência às mulheres, às “filhas de Sião”. 

O profeta descreve o orgulho, a vaidade, a cobiça delas e anuncia a mudança de estado, que virá como castigo. Serão privadas de toda a riqueza e vaidade e nelas serão visíveis os sinais da ocupação. 

A nudez na Bíblia, com o pecado, se torna vergonha, situação de embaraço, como lembra o mesmo Isaías, mais adiante, em 47,3: “Apareça a tua nudez, seja vista a tua vergonha; eu tomo vingança de ti: ninguém se oporá a isto.” O texto de Isaías 3.16-26 pode, numa leitura muito superficial, também aparentar que Deus está condenando o uso de adornos e enfeites nas mulheres de Sião.

Não eram as joias em si que eram malignas, muito menos era pecado usá-las, mas o pecado aqui tratado não era o uso de joias; enfeites ou cosméticos, mas ao olharmos todo o contexto, descobrimos que Israel havia abandonado a Deus e a maldade e a injustiça se espalhava; entretanto o povo andava orgulhoso como se nada de mal fosse acontecer; suas mulheres andavam soberbas como se Deus não fosse fazer justiça. 

O pecado era a apostasia e o orgulho da nação!

ÉPOCA

Nos tempos do profeta Isaías o povo estava totalmente sem temor de Deus, faziam o que bem quisesse como se Deus não fosse entrar com juízo.

O povo andava em desobediência as leis e mandamentos de Deus, não ouviam mais os profetas, andavam conforme suas vontades e desejos, levando assim ao pecado.

O pecado é um mal moral; é violência, corrupção.

Pecado é uma falta de integridade e de retidão, uma saída da vereda designada. É uma revolta ou uma recusa de sujeição à autoridade legítima, uma transgressão da lei divina. “Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo” (1ª João 2.16).

SITUAÇÃO

O problema não está no dinheiro, na comida, nos adornos e joias, mas sim, na atitude do coração daqueles que deixam o orgulho entrar.

O uso de joias e de adornos que tornou essas mulheres arrogantes e altivas. Sim, é verdade que uma pessoa altamente preocupada com joia, moda e adornos, podem tornar-se ainda mais arrogante. Mas a preocupação obsessiva com outros valores também pode gerar soberba. 

Paulo advertiu a Timóteo que o amor ao dinheiro pode levar a um fracasso espiritual (1ª Tm 6.6-10). A ganância pelo poder pode levar uma pessoa ao orgulho.

Veja, Deus não condena posições de destaque, de poder, nem a pessoa ser rica, é o desvio, levando o ego conduzir a pessoa.

SOFRIMENTO

Isaías prediz que, por causa da desobediência, Judá e Jerusalém seriam punidas com fome, opressão, insolência, pobreza e conflitos entre eles.

Em tempos antigos as mulheres cativas eram marcadas, suas cabeças eram raspadas e anéis eram colocados em seus narizes, pelos quais elas eram arrastadas em trapos para a servidão.

LIÇÃO

As filhas de Sião, citadas por Isaías, exaltaram-se em vez de serem exemplos de santidade. 

Quando, por qualquer motivo, uma pessoa deixa o espírito do orgulho tomar conta de si, ela já está distanciada do Altíssimo (Provérbios 16.18). 

Jesus referiu-Se como alguém manso e humilde de coração (Mateus 11.29). 

Dessa forma tem de ser aquele que pertence ao Corpo de Cristo (Romanos 8.9).

Quem se exalta por beleza, cultura, situação financeira, origem ou pelos dons que recebeu de Deus torna-se a pior das pessoas. Ninguém pode se considerar, por qualquer motivo, melhor que o outro. 

Ademais, o Senhor disse que a quem muito foi dado muito mais será requerido (Lucas 12.48). 

É Deus quem promove ou nos concede algo, e Ele o faz a fim de que Lhe sirvamos melhor.

A palavra do profeta é uma advertência para que ninguém ande de pescoço erguido, considerando-se superior aos demais. 

As filhas de Sião cometeram esse erro, e, hoje, muita gente também se eleva para onde não deveria. 

A humildade serve em todos os momentos. É terrível encontrar alguém que se considera acima das outros.

Segundo o apóstolo João, o pecado atinge várias áreas da nossa vida.

1. Concupiscência da carne –paixões carnais, imoralidades, glutonaria, bebedice, materialismo manifesto pelos prazeres extravagantes, pelos sentimentos, pelo endeusamento das gratificações mundanas e perversas.

2. Concupiscência dos olhos – cobiça, avidez, ambição desenfreada por riquezas, desejo incontido por aquilo que vê, convicto que ficará plenamente satisfeito quando tiver o objeto da sua avareza, sendo isso um engano.

3. Soberba da vida – Arrogância de viver, orgulho, jactância, insolência, presunção; o homem que pensa e fala muito de si mesmo e seus bens e benefícios, suas riquezas, seus feitos, sendo estes quase sempre falatórios e exageros seus; um petulante convencido e vaidoso.

4- orgulho -  representa um sentimento de entusiasmo excessivo de uma pessoa em relação a si mesma, considerando suas ações e qualidades sempre corretas e inteligentes. Uma pessoa acometida de orgulho em um sentido depreciativo apresenta como características altivez, vaidade, soberba e arrogância, sendo que esta personalidade pode leva-la a tratar os demais com desprezo.

Desta maneira, o orgulho é uma valorização exagerada do Eu, que não leva em consideração os desejos e as necessidades dos outros, opondo-se à humildade. Esta acepção assemelha-se à noção cristã, que relaciona o orgulho à vaidade e à soberba.

5- olhar altivo -Olhos altivos são um distintivo do ser humano, e indicam uma pessoa que se sente superior a outra, interagindo com ela com soberba e presunção. 

A própria expressão "olhos altivos" dá a impressão de alguém que olha para outra pessoa de cima para baixo, com desdém. Uma pessoa altiva normalmente é egoísta e prepotente, sempre tentando se destacar dos outros, não apresentando humildade.

Dizem que os olhos são as janelas da alma, que olhando para os olhos, podemos ver um pouco do que vai no coração de uma pessoa. Desta forma, uma pessoa com olhos altivos, mostra a fraqueza do seu coração.

VAMOS ORAR

Pai em Nome de Jesus, me aproximo de Ti para te pedir perdão pelo pecado do orgulho e da soberba da vaidade da presunção que muitas vezes senti  por alguém, hoje sei que dei legalidade para que demônios agissem através de minha vida e em minha vida, me regenera pelo poder de Jesus, meu espírito minha alma e corpo de toda contaminação no meu velho homem, antigas atitudes que me prenderão em cativeiros.

Tomo hoje a atitude de humildade me aquebranto me humilho me arrependo de todo o sentimento e pensamento de orgulho que ainda existe nas minhas entranhas e eu declaro através da cruz, livre liberta desses espíritos e eu te agradeço em Nome de jesus. Amém

Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

FILHAS DE ZELOFEADE*

TEXTO BASÍCO NU 27:1-4

INTRODUÇÃO

E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José; e estes são os nomes delas; Maalá, Noa, Hogla, Milca, e Tirza;

E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:

Nosso pai morreu no deserto, e não estava entre os que se congregaram contra o Senhor no grupo de Coré; mas morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos.

Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.Números 27:1-4

ÉPOCA

Zelofeade, era filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José; e estes são os nomes delas; Maalá, Noa, Hogla, Milca, e Tirza;

Naquela época, filhas mulheres não tinham direito a herança. E se elas atravessa- sem para a terra prometida sem herança, elas com certeza estariam vivendo de favor de parentes.

elas procuraram Moisés para reivindicar o direito a herança: Zelofeade havia morrido no deserto de Moabe e segundo a lei somente filho homem recebia herança.

E pior ainda uma mulher não podia, se manifestar, mas essas mulheres correram o risco de serem apedrejadas, entraram em comum acordo e foram em busca dos seus direitos,

“Nosso pai morreu no deserto, e não estava entre os que se congregaram contra o Senhor no grupo de Coré; mas morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos. Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai. ” Números 27: 3,4.

SITUAÇÃO

As cinco filhas de Zelofeade estavam em luto, angustiadas, mediante a perda do pai e a incerteza do futuro. Elas eram descendentes de José do Egito, sobre elas repousava a promessa de Deus de herdar a terra prometida de Canaã. 

Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza eram conhecedoras da fé dos antepassados e da relação tão próxima de Deus com seus pais.  Como elas passaram pelos príncipes, e o sacerdote, não sabemos.Havia a possibilidade de eles expulsarem-nas, renegarem-nas  por infração a lei. Mas não, eles ouviram a causa atentamente e intercederam por elas:

E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:

Nosso pai morreu no deserto, e não estava entre os que se congregaram contra o Senhor no grupo de Coré; mas morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos.

Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.

A espera enquanto Moisés entra para falar com Deus, imagine como estava as emoções delas, só a confiança no Deus que elas serviam e amavam para dar equilíbrio em uma hora dessa.


SUA ALEGRIA

“E Moisés levou a causa delas perante o Senhor. E falou o Senhor a Moisés, dizendo: As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas. ”Números 27:5-7

Deus respondeu a oração das filhas de Zelofeade concedendo-lhes herança entre os filhos de Israel.

Deus é Justiça e a reivindicação das filhas de Zelofeade era justa, mas não ficou só nisso. 

Deus modificou a lei dada a Moisés, para contemplar casos semelhantes no futuro e disse a Moisés: “E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha.” (Números 27:8). 

A partir da herança de Zelofeade, quem morresse sem deixar filhos homens, sua herança seria repassada à sua filha. Pode parecer pouco para nossa mente ocidental, mas foi uma verdadeira revolução no oriente e em tempos tão remotos. 

O livro de Salmos no cap 84 diz que o Senhor não sonegará bem algum aos que andam na retidão, ou seja, que andam retamente (Sl 84:11b).

Por falaram e por viverem uma vida reta diante do Senhor as filhas de Zelofeade alcançaram o favor do Senhor e receberão a possessão por herança da parte do Senhor (Nm 27:7;36:2).


SEU SOFRIMENTO

Essas irmãs, não teriam herança, assim não teriam dote para se casarem, teriam que ficar na dependência de parentes, trabalhar e seguir ordem de outro, não teriam liberdade para fazer nada sem antes pedir permissão dos empregadores mesmo sendo parente. 

É muito triste ter que depender de pessoas nessas condições, elas não eram pobres eram ricas, tinham direito a terras, terem independência, escolher seus próprios maridos. 

Então elas tinham que fazer alguma coisa e fizeram, Elas foram direto a Moisés para resolver, pois sabiam que Deus daria a solução, muitas pessoas buscam em homens para resolver problemas e não em Jesus primeiro, a ordem é 1º Jesus.

LIÇÃO

Todas as filhas de Zelofeade receberam a sua herança pela vida que tiveram diante de Deus. 

Estas mulheres conseguiram mudar uma lei, porque tinham em si mesmas características marcantes, entendemos que você pode mudar seu histórico procurando ter estas virtudes aqui destacadas.
Esse pai já profetizava sobre suas filhas.

Para a sílaba ah, que ocorre em cada um desses nomes, é uma contração da forma hebraica de Jeová, de modo que cada uma dessas meninas tem em seu nome o nome de Deus, também. Esta era uma prática comum entre os hebreus, especialmente aqueles que tinham fé forte.

Não se intimidaram diante as circunstâncias

Macla – que significa confiança. Quem se aproxima do Senhor precisa se aproximar com uma confiança muito grande, não em si mesmo, nem em seus próprios méritos, mas no amor e misericórdia do Senhor. 

A confiança está ligada a fé, não há como você confiar em alguém se não acredita nesta pessoa, se não tem fé de que esta pessoa possa fazer algo por você.

Noa – Significa: aquela que não se detém, trabalhador incansável, disciplina.    

Quem deseja alcançar algo do Senhor precisa ser persistente, incansável, lutar sempre, e ainda, ser disciplinado

Hogla – Significa aquela que não anda com os pés amarrados, equilíbrio. Uma pessoa vencedora não pode ficar com os pés espirituais ou emocionais presos a nada, precisa lutar para se libertar do pecado, da amargura, da falta de perdão, da preguiça, uma pessoa que anda com os pés amarrados não consegue se equilibrar. 

O equilíbrio é importante em todas as situações da vida.

Milca significa rainha, autoridade, representa a autoridade que temos no mundo espiritual, a palavra do Senhor diz que temos autoridade, Lucas 10:19 “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

Tirza que significa prazer de Deus, simboliza o prazer, a alegria de viver! Aleluia! É a menina do seus olhos como Israel, a noiva(Igreja). Tirza é o deleite de Deus, aquela em quem Deus tem prazer. Tirza é aquela pessoa que obedece ao Senhor e que tem prazer estar e se derramar diante Dele.

 Elas se casaram em Nm 36:elas amavam seu clã, sua terra e a Deus acima de tudo.

O que admiro dessas mulheres é que elas não ficaram levando seus problemas para outras pessoas, elas foram direto para quem podia resolver, Deus através de Moisés. Elas foram na fonte.

QUERO ORAR POR VOCÊ

Pai em nome de Jesus peço permissão para entrar em sua presença, como essas irmãs foram até Ti reivindicar sua herança, quero também reivindicar minha herança em Cristo jesus, muitas vezes tenho negligenciado meus direitos, sei que o Senhor só age em nosso favor quando te pedimos, peço perdão pelas vezes  que abri mão das coisas que o Senhor me deu, perdão pelo meu comodismo ,eu vou lutar pela minha casa, marido, filhos, emprego, amigos , pelo ministério que me deste, pela unção que derramou sobre mim. Abra meus olhos e me fortaleça. 

Em Nome de Jesus amém.

Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

GÔMER esposa de OSÉIAS*

TEXTO BASÍCO Oséias 1: 2

INTRODUÇÃO

"... Vai toma uma mulher de prostituições ... "(Oséias 1: 2).

ÉPOCA
 
livro de Oséias, talvez mais do que qualquer outro livro do Velho Testamento, expõe o coração de Deus. 

Oséias vive no próprio casamento o que Deus estava passando em relação a Israel. 

Os primeiros três capítulos descrevem a vida de Oséias. Ele se casa, mas a mulher dele se torna adúltera. 

Ele sofre com a infidelidade dela, mas ainda mostra a misericórdia para tomá-la de volta
O profeta Oséias trouxe a palavra de Deus nos dias de grandes riquezas e muita fartura em Israel (reino do Norte) e em Judá (reino do Sul). 

O povo buscava o que era supérfluo e esbanjava seu dinheiro em prazeres e luxúrias carnais. 

Escolheram para si deuses falsos e os serviram, abandonando o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o único e verdadeiro Deus.

Esqueceram-se do cuidado do Senhor na trajetória de sua história, desde a preservação da família de Jacó em tempos de fome, quando o Senhor levantara José no Egito, até sua libertação do jugo de Faraó…

Por várias vezes o Senhor chamou o seu povo à sensatez, mostrando-lhes que os povos ao seu redor não trocavam os seus deuses por outros, posto que não eram deuses. 

Os filisteus adoravam Dagom (seu deus nacional), os moabitas adoravam Camos, os amonitas, a Moloque, os fenícios, a Baal, e eram fiéis aos seus “falsos deuses”. 

E, Israel, que tinha tão linda história de sinais e maravilhas operadas pelo seu Deus verdadeiro e Criador de todas as coisas, havia se apartado de seus caminhos…

HISTORIA

“Eles porém não reconhecem que lhes dei o grão, o mosto, o óleo e lhe multipliquei a prata e o ouro que eles usaram para Baal” Oséias 2:8 Gômer estava caminhando para destruição, buscando paz e conforto onde não havia. 
Assim era Israel se prostituindo com Baal em troca de riqueza e paz, mas tudo que lhe sobrevinha era aflição e pobreza.

Deus prosperava e sustentava Israel, mas eles não reconheciam, atribuíam o sustento a Baal. 

A palavra hebraica ba'al significa marido. Esse termo era usado para designar literalmente maridos e proprietários de terras. 

Israel, portanto, ao cultuar esses deuses, estava dizendo ser casada com eles, Israel e Baal em aliança pagã.

SITUAÇÃO

Deus fala para Oséias se casar com uma mulher inclinada ao pecado, nem Deus quebraria a sua própria lei,( Lv 21:7 a 14) por isso eu creio que Gômer não era prostituta antes de se casar, com certeza ela tinha essa inclinação e Deus que conhece os corações e intenções, veja a palavra diz “ uma mulher de prostituições e não uma prostituta”, mas se tornou depois, para cumprir o que Deus estava dizendo. 

Assim Deus viu a sua noiva, o povo de Israel, se envolvendo com "outros deuses", ou seja, cometendo adultério espiritual. Mesmo depois de tudo que Israel havia feito, Deus teria graça e misericórdia para reconciliar com esta esposa adúltera e estabelecer uma nova aliança com ela.

Gomêr gostava de festas, roupas, ser admirada e desejada. 

Quando se casou com Oséias viu sua vida entrar em uma rotina sem graça, com filhos para cuidar casa para limpar, um marido que não gostava das mesmas coisas que ela.

E começa a sair mais, se envolver mais com as coisas passageiras e supérfluas. Irei atrás de meus namorados , que me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu vinho, o meu óleo e as minhas bebidas “ Os 2:5.

AMOR INCONDICIONAL DE DEUS

SOFRIMENTO

Gômer procurou seu próprio prazer de maneira irresponsável, que acabou numa espécie de escravidão, da qual teve que ser libertada (Os 3:1-3)

O prazer do pecado é transitório e não preenche o vazio do coração. 

A ilusão das coisas do mundo logo mostra a sua realidade.

A linda esposa de Oséias estava exposta no mercado de escravos como uma prostituta rejeitada não era nada fácil, para ele, como profeta e homem de Deus, casar com uma mulher que não lhe dava um pingo de valor.

Não há muitos detalhes sobre Gômer, mas, pelo que podemos notar em alguns versículos, que ela era uma esposa fria e desprezava o marido. Você deve está pensando: "porque Deus casou seu servo com alguém, que não faz parte de seu rebanho"?. Tudo na nossa vida, Deus tem um propósito, e o propósito que Ele queria mostrar ao profeta, era o quanto Israel, se tornara abominável, depravada, cega por luxúrias, suja, servindo a deuses estranhos, e incapaz de amar ao Senhor novamente, assim como a esposa de Oséias... Não foi uma espécie de castigo para Oséias. 

Deus não estava castigando, mas, simplesmente, isto foi mais um dos imensos planos de Deus. Apesar de Gômer viver em adultério, Oséias não optou pelo divórcio.

Ela então, foi embora e deixou os três filhos para Oséias cuidar e foi morar com o amante, que na opinião dela, lhe dava tudo, enquanto ele, ficou com a dura lição de cuidar do filhos, Agora, ele seria pai e mãe daquelas crianças. E assim, Gômer, conseguiu de vez, destruir o lar:

Talvez ela tivesse sido iludida por promessas de alimentos exóticos e roupas excitantes. Mas, como sempre acontece com as pessoas que trilham esse desastroso caminho, que a princípio parece conduzir às alturas, de repente muda e cai até às profundezas. Mas, parece-me, que seu amante, não queria sustentar Gômer. 

Oséias soube e levou ouro e prata para que a esposa infiel não passasse fome naquele lugar.

No Capítulo 3 descobrimos o último ato deste admirável drama da redenção. 

Não apenas Gômer caiu nas mãos de um homem incapaz de prover suas necessidades. Ela agora caiu nas mãos de um homem que não queria provê-las. Evidentemente, esse homem decide vendê-la como escrava.

Alguns historiadores contam que quando uma mulher era oferecida num leilão de escravos, ela era despida de suas vestes e forçada a permanecer de pé diante da multidão curiosa. Um grande ato de humilhação moral. 

Foi evidentemente para esse lugar que Gômer fora levada e para lá Oséias foi busca-la.

Vocês podem imaginar o cochicho da multidão e o comentário que ia de boca em boca, quando esta viu Oséias. 

As pessoas diziam: "Ele veio para observar o que ela merecia. Ele veio para observar o seu castigo".

Começa as ofertas:  Alguém oferece dez peças de prata, outro oferece doze. E Oséias diz: "dou quinze peças de prata". 

Alguém mais diz: "dou quinze peças de prata e um feixe de cevada". 

Oséias diz: "dou quinze peças de prata e um feixe e meio de cevada". "E comprei-a para mim por quinze peças de prata, e um ômer, e meio ômer de cevada" Oséias 3:2.

As pessoas ali presentes, devem ter imaginado: ''Ele vai castigá-la, pois ela foi adúltera. 

Ele com certeza, vai humilhá-la e tratá-la como escrava''. Mas Oséias não comprou sua esposa a fim de puni-la, mas para redimi-la.

"E ele lhe disse: Tu ficarás comigo muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem; assim também eu esperarei por ti" Oséias 3:3.

O que Oséias está sugerindo é : "Tu serás a minha mulher e eu serei o teu marido".

A primeira lição de Oséias é esta: se você fosse servir a Deus, de hoje até o dia de sua morte, ele não o amaria mais do que o ama agora. Porque Deus não o ama por causa do que você faz. 

Deus o ama apesar do que você faz.

ALEGRIA

… E ele a comprou para si. Comprou-a de volta, não para ser-lhe escrava, mas para

voltar à sua digna posição de “esposa”. Ele poderia humilhá-la pelo que lhe fizera, dizendo-lhe palavras duras e tratando-a como ela o tratou, isto é, com indiferença e desprezo. 

Entretanto Oséias a amava e restaurou a sua posição no lar.

Quando Oséias pagou o preço por ela e a levou de volta para casa, ele a restaurou como sua mulher, depois de um período de disciplina para ajudá-la a redirecionar sua vida e a obedecer aos votos que fez a Oséias quando se casaram.

Sempre que alguém se distancia de Deus, o inimigo coloca em sua cabeça o “egoísmo” de viver a própria vida e de ser “feliz” com o que lhe dá prazer. 

Quem sabe, nos primeiros dias de prostituição, Gômer conseguiu muito dinheiro e comprou muitas coisas das quais gostava… Roupas, jóias, bom apartamento, móveis bonitos… Mas o pecado tem o seu preço. 

A Bíblia nos diz: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7).

LIÇÃO

Os perigos são grandes quando marido e mulher têm poucos interesses em comum. 

Às vezes, ele segue o seu caminho, e ela o dela. Cada um tem seus próprios amigos e há pouca comunicação para unir os dois mundos. 

A preocupação do marido com o trabalho talvez seja o maior fator contribuinte para a separação. Ou talvez seja o crescente envolvimento da esposa em atividades fora de casa e a consequente negligência do seu lar. Pode ser também um simples desinteresse pelas coisas do Senhor de qualquer uma das partes. 

No entanto, isso abre o caminho para uma grande calamidade.

Marido e mulher precisam fazer coisas juntos e ter interesse nas coisas um do outro. Nesta história inspirada, a responsabilidade é claramente colocada em Gômer, não em Oseias. 

Ela não compartilhava do amor do marido por Deus.

A mulher é a coluna de seu lar, o equilíbrio. 

O coração de Deus é também assim perdoador. Se você tem andado longe de seus caminhos, volte hoje, Ele te ama e quer restaurar sua vida. Se você tem pensado em deixar o seu marido e seus filhos, pense na história de Gômer. 
O egoísmo e o prazer do mundo não compensam. 

Valorize sua casa. Valorize seus filhos. 

Valorize seu marido. Valorize a aliança de Deus em sua vida e seja uma mulher santa e fiel.

A primeira lição de Oséias é esta:  Deus não o amaria mais do que o ama agora.

Porque Deus não o ama por causa do que você faz. Deus o ama apesar do que você faz.

VAMOS ORAR

Pai em Nome de Jesus, limpe minha mente e desejos por esse mundo transitório, que os meus olhos estejam focados em Ti, que eu não venha me iludir achando que outra vida seria melhor, quero andar conforme o Teu querer que é perfeito. Não quero passar pelo que  Gômer passou as humilhações, frustrações, ilusões. Sou Tua filha sou princesa, não permita que nada venha me afastar de Ti. Em Nome de Jesus amém

Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

GÔMER-UMA MULHER INFIEL COM UMA MESAGEM PODEROSA*!!

TEXTO BASE OSÉIAS 1: 2

INTROUÇÃO 

"Gômer é a esposa adúltera do profeta Oséias. Deus disse a Oséias que se casasse com uma esposa que fosse infiel como testemunha ao povo de Israel de sua infidelidade a Deus. Ele disse: "Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor" (Oséias 1: 2)". 

Os estudiosos têm opiniões divergentes sobre quem Gômer realmente era. 

Alguns acreditam que ela era uma prostituta do templo, o que era comum na adoração de Baal. 

Outros pensam que ela era uma mulher cuja vida foi impulsionada por seus desejos sexuais. 

As Escrituras não dizem com certeza se ela era uma prostituta do templo ou uma meretriz.

Conhecemos Gômer pelo que ela faz quando Oséias se casa com ela. 

As escrituras dizem que ela se casou com ele e lhe deu três filhos. Durante o casamento, Gômer é infiel a Oséias. Ela continua a ter casos com outros homens.

A Bíblia afirma que Gômer era filha de um homem chamado Diblaim (Oséias 1:3) e que ela deu à luz três filhos a Oséias, dois homens e uma mulher.

Os filhos de Gômer e Oséias 
Não podemos saber quem foi Gômer sem falar sobre seus filhos. 

As escrituras nos dizem que ela teve três filhos. Essas crianças são Jezreel, Lo-Ruama e Lo-Ami. 

Cada um desses nomes tem um significado significativo que continua a mostrar a grandiosidade de Deus.

Jezreel é um nome que significa "dispersão". Esta é uma referência ao julgamento que Deus trará sobre Seu povo. 
O nome também se refere ao famoso Vale de Jezreel. Neste vale o sangue foi derramado quando Jeú massacrou a família real em 2 Reis 10-11. 

Apenas a menção do nome Jezreel deve lembrar os israelitas de como eles subiram ao poder e quão rapidamente eles podem cair. 

Deus escolheu este nome e disse porque "eu quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel" e o povo seria disperso por toda a Assíria (Oséias 1:5)


O segundo filho de Gômer foi uma menina chamada Lo-Ruama, que significa "Não amada" ou "Sem misericórdia". 

O nome é um símbolo de que Deus não mais amará Seu povo. Ele não os perdoará mais e em 722 a.C. acontece a destruição de Israel com a invasão dos assírios. Deus disse: "porque eu não tornarei mais a compadecer-me da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei" (Oséias 1:6).

O terceiro filho de Oséias e Gômer tem o nome mais interessante. Lo-Ami significa “não meu povo”. 

Este nome refere-se à aliança que Deus fez com o Seu povo. 

Deus repetidamente diz: “Eu serei o seu Deus; vocês serão meu povo” (Ex 6:7; Lv 26:12; Jr 32:38). 

O nome dado ao terceiro filho de Gômer é uma indicação de que a aliança entre Deus e Israel será quebrada. 

Deus falou: "porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus" (Oséias 1:9).

Os israelitas saberiam o que esses nomes significavam. Eles saberiam que Gômer foi infiel a Oséias. A questão permanece; eles prestariam atenção e mudariam seus caminhos?

Por que Gomer continuou deixando seu marido?

Depois que essas crianças nasceram, a esposa de Oséias, Gômer, voltou para "prostituição", "adultério" (Oséias 2:2) e "agiu vergonhosamente" (Oséias 2:5) enquanto "procurava seus amantes" (Oséias 2:7). 

Em vez de dizer a Oséias para se divorciar de sua esposa adúltera, como teria sido permitido pela lei judaica, Deus o instruiu: "Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo aadúltera, como o Senhor ama os filhos de Israel; mas eles olham para outros deuses, e amam os bbolos de passas" (Oséias 3:1).

Obviamente, não sabemos os detalhes do casamento de Oséias e Gômer. Podemos inferir que, sendo Oséias um profeta de Deus, tratou Gômer como um marido deveria, de acordo com os costumes da época. 

Então, por que ela continuaria indo embora?


Deus estava usando este casamento para provar um ponto. 

Ele queria que os israelitas se lembrassem do que Deus havia feito por eles e se afastassem de seus caminhos pecaminosos. Gômer estaria com o marido e a vida era boa. 

Esta é uma imagem de quando Israel estava com Deus. 

Ele os abençoou abundantemente. Ele os conduziu à terra quem mana leite e mel.

Jessé, o pai do rei Davi

Merabe, a filha mais velha do rei Saul

ATALIA, única rainha da monarquia de Judá

Quando Gômer partiu, Deus usou essa ação para mostrar ao Seu povo o estado em que se encontravam. 

Eles haviam esquecido seu primeiro amor. Eles haviam se afastado Dele.

As idas e vindas de Gômer eram um símbolo de como os israelitas viviam para seu Senhor. 

Eles viriam a Ele e então se afastariam. 

Este foi um ciclo vicioso que Deus estava mostrando através do casamento de Gômer.

Oséias obedeceu à ordem de Deus e "comprou-a por quinze siclos de prata e um ômer e um lethech de cevada" (Oséias 3:2; Êxodo 21:32), a cevada era a ração de um escravo. 

A busca de Gômer por outros homens a levou à escravidão, onde ela era vista como valendo apenas metade do valor de mercado, tornando-a praticamente inútil aos olhos da sociedade. 

Jesus disse, "todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado" (João 8:34). 

Os israelitas foram escravizados em seu pecado de idolatria e precisavam da intervenção de Deus, assim como Gômer precisava do resgate e perdão de Oséias. 

Deus prometeu a Israel: "E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. 

E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor" ( Oséias 2:19–20). 

Ele também fez promessas em relação aos nomes dos filhos quando disse: "e a terra atenderá ao trigo, e ao mosto, e ao azeite, e estes atenderão a Jizreel. E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus!" (Oséias 2:22-23).

O que esta história nos ensina sobre o evangelho?

A história de Gômer é uma mensagem poderosa para os israelitas de sua época e para os cristãos de hoje.

Ela personificava as ações dos israelitas. Eles continuariam este ciclo de arrependimento, redenção e restauração. 

Deus era seu marido, e eles estavam cometendo adultério com a adoração de ídolos. 

A idolatria é uma forma espiritual de prostituição. 

Em nosso relacionamento com Cristo, devemos ser fiéis. Devemos mantê-LO no centro de tudo o que fazemos.

Deus queria incansávelmente um relacionamento com Seu povo. 

Ele queria abençoar os israelitas e dar-lhes uma vida cheia de alegria. 

Eles estavam tão atingidos pelo pecado que sua visão ficou embaçada. 

O pecado os levou a um lugar onde Deus disse que se arrependessem ou enfrentassem o seu juízo. 

O pecado pode nos levar a esse mesmo lugar hoje, mas temos a promessa de que a restauração é possível.

A parte mais linda da história de Gômer é que ela afirma que ninguém está além do perdão e da restauração. Oséias compra sua esposa de volta e diz que ela pode morar com ele. 

Ele escolhe amá-la independentemente do que ela fez.

Deus enviou Seu filho para salvar cada um de nós. 

Não importa o quão ruim pensemos que agimos ou quais pecados cometemos, ainda podemos receber a salvação. 

Deus deseja que reconheçamos nossa culpa e em nossa angústia O busquemos fervorosamente (Oséias 5:15). 

Tudo o que precisamos fazer é nos voltar para Ele e colocar nossa confiança em Jesus (João 3:16-18; Romanos 10:9-13). 

E se já fizemos isso, mas ainda nos encontramos seduzidos pelo pecado, tudo o que precisamos fazer é confessar e pedir a Ele que continue Sua boa obra de transformação em nós para que possamos viver em justiça (1 João 1:9; Filipenses 1 :6; 2:12–13). 

O casamento e a fidelidade de Oséias a Gômer em meio a sua infidelidade para com ele é um exemplo memorável do amor e fidelidade de Deus à humanidade.

Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado