segunda-feira, 22 de maio de 2023

FILHAS DE JERUSALÉM*

TEXTO BASÍCO LC 12: 28

INTRODUÇÃO

Lucas 23: 28 Jesus voltou-se e disse-lhes: "Filhas de Jerusalém, não chorem por mim; chorem por vocês mesmas e por seus filhos!

HISTORIA

ÉPOCA

Não há dúvidas que JESUS CRISTO quebrou vários paradigmas em relação às mulheres do seu tempo. 

Na Palestina Antiga não havia sacerdotisas, isto é, a hierarquia religiosa judaica era formada por homens.

Logo, toda a concepção de moral, de ética e de costume em relação à mulher era decidida por intermédio da perspectiva religiosa masculina.

A posição da mulher na sociedade judaica

As sinagogas do primeiro século mantêm registros somente de homens. Homens e meninos podiam entrar nas sinagogas para adorar, mas para as mulheres e meninas havia uma divisória separada onde era permitido que elas se sentassem.

Salvação. A tradição afirmava que as mulheres não tinham direito à salvação por seus próprios méritos.

A única esperança de salvação era se unir a um devoto homem judeu. 

As prostitutas eram excluídas porque não tinham esse vínculo, e viúvas precisavam ter sido casadas com um judeu piedoso para ter esse privilégio.
Em público. 

Um homem era proibido de falar com uma mulher em lugares públicos. 

Um rabi deveria ignorar uma mulher em público, mesmo se ela pacientemente persistisse em busca de algum urgente conselho espiritual.

Responsabilidade pelo pecado. Em um enterro, as mulheres caminhavam à frente do caixão. 

Elas eram consideradas responsáveis pelo pecado e, por isso, encabeçavam a procissão, levando a culpa pelo que havia acontecido. 

Os homens, não se sentindo responsáveis, caminhavam atrás do corpo.

Impureza. As mulheres eram consideradas cerimonial e socialmente impuras durante seu período menstrual. 

Durante sua menstruação, elas eram isoladas. Até mesmo aos membros da família não era permitido chegar perto para não serem contaminados.

Gravidez como chave de valor. 

Aos olhos da sociedade, o valor de uma mulher estava vinculado a sua habilidade de dar à luz. A esterilidade era um estigma social terrível. 

A responsabilidade da mulher era dar à luz bebês do sexo masculino que perpetuariam, desta maneira, o nome do pai.

Divórcio. Era privilégio do homem iniciar um processo de divórcio, o qual ele podia exercer baseado em considerações pessoais.

Posição legal. A palavra de uma mulher, num tribunal, precisava ser confirmada pelo menos por três homens, de outro modo, não tinha valor.

Educação. Não era permitido à mulher entrar em uma sinagoga para estudar; era considerado perda de tempo.

Religião. Não era permitido que as mulheres se aproximassem do Lugar Sagrado no templo. 

Na época de JESUS, havia um pátio no templo para as mulheres, localizado fora dos recintos reservados para sacerdotes e outros homens, e uns 15 degraus abaixo, que indicava a posição subordinada da mulher.

Revista ensinador. Editora CPAD. Ano 16 - N° 62. pag. 39

SITUAÇÃO

No caminho que conduzia ao Gólgota, não se aglomeravam senão alguns desocupados, curiosos e pessoas hostis a Jesus. 

E eis um grupo de mulheres, Cristo, durante a sua vida terrena, superando convenções e preconceitos, estava frequentemente circundado por mulheres e tinha conversado com elas, ouvindo os seus pequenos e grandes dramas: da febre da sogra de Pedro à tragédia da viúva de Naim, da prostituta em lágrimas ao tormento interior de Maria de Mágdala, do afeto de Marta e Maria ao sofrimento da mulher acometida de hemorragia, da jovem filha de Jairo à anciã encurvada, da nobre Joana de Cusa à viúva indigente e às figuras femininas da multidão que o seguia.
Em torno a Jesus, até à sua última hora, estreitam-se numerosas mães, filhas e irmãs. 

Junto dele, agora, imaginemos todas as mulheres humilhadas e violentadas, as marginalizadas e submetidas a práticas tribais indignas, às mulheres em crise e sozinhas diante da sua maternidade, mães judias e palestinas, as de todas as regiões em guerra, as viúvas ou as idosas esquecidas pelos seus filhos... É uma longa suposição de mulheres que testemunham num mundo árido e impiedoso o dom da ternura e da comoção, como fizeram pelo filho de Maria no final daquela manhã de Jerusalém. Elas nos ensinam a beleza dos sentimentos

SOFRIMENTO

Um pouco de história:

Uma mulher judia sair de casa sem cobrir a cabeça era considerado ato tão ofensivo ao marido que este tinha o direito de repudiá-la e separar-se dela (sem direito algum para a esposa).

O homem bem educado jamais poderia se encontrar a sós com uma mulher.

Se a mulher fosse casada o homem deveria evitar olhá-la ou saudá-la.

Um pai podia vender sua filha como escrava, após ela ter completado 12 anos. 

Fato pouco comum, mas que servia para manter a submissão feminina.

As filhas tinham que ceder os principais lugares para os filhos e, inclusive, permitir que eles passassem primeiro pelas portas das casas. Em muitos lares os filhos eram incentivados a usar sua força contra as filhas a fim de irem aprendendo a dominar as mulheres.

As mulheres não tinham acesso ao ensino religioso e eram deixadas à parte nos cultos.

Muitas outras opressões existiam contra as mulheres. Imagine a coragem de Jesus ao conversar com elas, instruí-las e tratá-las com dignidade

ALEGRIA

Em saber que somos amadas, independentemente do que somos, ou do que fazemos.

No século I, as mulheres eram mantidas num inferior lugar, Lucas, porém, vê-as como objetos do amor de DEUS, e escreve acerca de muitas delas. 

Nas histórias da Infância, conta de Maria, mãe de JESUS, e de Isabel e Ana. Mais tarde, escreve também de Marta e da sua irmã Maria (10:38-42), de Maria Madalena e Joana e Susana (8:2-3). 

Refere-se a mulheres que não menciona pelo nome, tais como a viúva de Naim (7:11-12), a pecadora que ungiu os pés de JESUS (7:37ss.), a pequena velha encurvada (13:11), a viúva que deu a DEUS tudo quanto tinha (Lc 21:14) e as “Filhas de Jerusalém” que lamentavam por JESUS enquanto Ele subia à cruz (23:27ss.). 

Às vezes, as mulheres aparecem também nas parábolas, como naquela da moeda perdida (15:8ss.) ou do juiz injusto (18:1 ss.)

Lc 1.35; Gn 3.15 - JESUS é da descendência da mulher e veio para resgatá-las

Lc 7.44-47 - JESUS valorizou as mulheres como ninguém jamais o fez no mundo

Lc 8.3 - JESUS foi ajudado por mulheres que possuíam bens materiais

Lc 7.36-48; 8.2,3 - JESUS teve entre seus seguidores muitas mulheres

Lc 13.16 - JESUS libertou muitas mulheres que foram até Ele

Lc 7.50 - JESUS salvou as mulheres e dignificou sua condição social

JESUS estava viajando de cidade em cidade e vila em vila, pregando e levando as boas-novas do reino de DEUS. 

Os doze [estavam] com ele; e também [estavam com ele] algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, de quem tinham sido expulsos sete demônios, e Joana, esposa de Cuza o administrador da casa de Herodes; Susana e muitas e outras. 

Essas mulheres, com seus próprios recursos, estavam ajudando na manutenção dele.

a genealogia das muitas mulheres não serem mencionadas na Bíblia; outras mulheres não entrarem nos livros de genealogias.

Mais interessante ainda é quando olhamos para a genealogia de JESUS e, lá, encontrarmos uma mulher como
Raabe. Todo estudante da Bíblia sabe que Raabe fora uma prostituta da cidade de Jericó e que somente sobreviveu ao ataque do povo de Israel porque escondeu os vigias israelitas.

Uma ex-prostituta na genealogia do salvador do mundo!

E Rute, uma estrangeira, adoradora de outros deuses, mas que graciosamente foi acolhida na família de Israel, entrando para a genealogia do Messias desejado das nações.

E Bete-Seba, citada na genealogia de Mateus (1.6), mãe do rei Salomão. Uma mulher que fora amante do rei Davi, naturalmente temos de levar em conta todas as circunstâncias sociais e política da época, agora contemplada como uma das mulheres presentes na genealogia de JESUS.

Maria, a mãe do meigo Nazareno? A bendita entre as mulheres, mui amada pelo nosso DEUS. 

O seu ventre concebeu e deu à luz o menino JESUS, o nosso Salvador. E as mulheres que subsidiavam o ministério de JESUS? E a mulher samaritana? Enfim, o ministério terreno de JESUS foi de encontro com diversas mulheres, que ao encontrá-lo, sentiram-se acolhidas por Ele.

Em JESUS, o homem não tem mais uma relação de domínio sobre a mulher, mas de parceria e de ajuda mútua. 

Leia o versículo 21 do capítulo 5 de Efésios. Ali, o apóstolo nos diz que ser "cheios do ESPÍRITO", inevitavelmente, nos levaria a sermos submissos uns aos outros em amor. Em seguida, o apóstolo escreveu sobre a relação da esposa com o esposo, e deste para com aquela. 

Em JESUS, a posição da mulher é outra. Ele a honrou!

LIÇÃO

É como se Jesus estivesse hoje, nos dizendo “ FILHA DE JERUSALÉM”:

Vigia, cuidado onde coloca o seu coração, não guarde mágoas em seu  coração, perdoe, não seja egoísta, impaciente, não seja incrédula, não se apresse para dar lugar a ira, seja sábia em todo o seu viver, tenha disposição constante para ser vencedora!!

Seja uma boa filha, seja uma boa esposa, seja uma boa mãe, tenha disposição para trabalhar para Meu Reino, sim servi-lo com sua alma, corpo e espírito, e com sua maneira de viver, de falar, de agir, no vestir, no andar, no sorrir, no abraçar, suportando uns aos outro, e perdoando sempre, procurando amar como eu a amo, como Eu Jesus te ensinei, levando a Palavra de Deus as pessoas que já não tem mais esperanças, orando pelos enfermos, pedindo a cura a libertação o livramento para suas famílias, para que os meus anjos estejam ao redor deles.
Tenha um coração sensível a vos do Meu Espírito Santo, seja gentil, amável, segura e prospera, em tudo o que fizer em meu Nome. Eu prometi que estaria convosco até os fins dos tempos.

VAMOS ORAR

Pai em Nome de Jesus, peço que me ajude a ser tudo o que Jesus conquistou na cruz para mim, me fortaleça para cumprir tudo o que o Senhor preparou para mim nas regiões celestes. Sei que sou sua filha amada, quero te honrar com o meu viver, com tudo que sou e com tudo que tenho.
O Senhor colocou suas filhas em lugar de honra, que podemos continuar merecendo sua atenção, seu amor, e compaixão. Mesmo quando não merecemos.

Me perdoe pelos meus erros e pecados por querer ser uma filha independente de Ti. Te amo e sempre vou te amar. Amém

Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

FILHAS DE JÓ*

TEXTO BASÍCO Jó 42: 13,14

INTRODUÇÃO

Também teve sete filhos e três filhas.

E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque. Jó 42:13,14

HISTÓRIA

A historia aqui não vem muito delas, mas sim de seu pai Jó que era muito rico e poderoso, temente a Deus e que foi o instrumento de desafio entre Deus e Satanás, sofreu perdeu tudo, riqueza, filhos e saúde. Mas aguentou firme e foi vitorioso duas vezes, primeiro que recebeu em dobro sua fortuna, foi mais rico que antes, e teve um encontro com Deus que marcou sua vida, conheceu a Deus ( 42:5) “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.”

SITUAÇÃO

Elas nasceram, em tempos de conquistas de cura de seu pai, tempo em que as pessoas estavam curiosas para saber o que foi que tinha acontecido, sua mãe tendo filhos novamente, e se lembrando das outras filhas, onde a revolta dela foi tão grande que amaldiçoou a Deus pela situação

SOFRIMENTO

Não há sofrimento que não traga crescimento, amadurecimento. 

Essas filhas com certeza tiveram que lidar, com os comentários do povo, tiveram que ouvir como seu pai ficou, que todos os outros irmãos tinham morrido, tiveram que lidar com a comparação dos irmãos do passado, quem eram ou o que faziam, vamos falar a verdade quando pessoas querem ser más elas conseguem, mas eu creio que Jó depois de uma grande provação, ele também pode conhecer Deus mais de perto, e ele com certeza ensinou isso a seus filhos.

SUA ALEGRIA

Elas também receberam de eu pai as heranças antes de Jó ter falecido ( JÓ 42:15) DE ACORDO COM A LEI ISRAELITA ERA PERMITIDO QUE AS FILHAS FOSSEM HERDEIRAS QUANDO NÃO HOUVESSE FILHOS HOMENS NA FAMÍLIA (NÚMEROS 27:1-11;36.1-13).

Elas, JEMIMA, QUEZIA E QUEÉREN-HAPUQUE, conquistaram de seu pai bens muito especial, muito generoso. Foram honradas com honras que pertenciam a homens, quando estes existiam em suas famílias.

SIGNIFICADO DOS NOMES

1ª Jemima, Hb. Pomba. O Espírito Santo é nosso ajudador, conselheiro, nos guia em toda verdade. 

É Ele quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo.

 Jemima quer dizer em hebraico Pomba da Paz. Foi à esperança de Jó isso quer dizer que o nome de sua primeira filha nos diz que os olhos de Jó sempre estivera em Deus.

* Pomba representa:

a) Simplicidade, Cl 3. 22.

b) Humildade, Pv 15. 33.

c) Pureza, Pv 22. 11.

d) Beleza, 1Cr 16. 29

2ª Quezia, Hb. Vaso de Perfume. QUÉZIA Significa “perfumada”.

* "Tem origem no nome hebraico Kesiah, o qual, por sua vez, origina-se nos termos também hebraicos Kiddah ou qetziáh. 

Essas palavras nomeavam um tipo de madeira que possuía um cheiro bastante agradável utilizada na confecção de fragrâncias e perfumes, e por isso receberam o significado de “perfume”."

Quésia quer dizer em hebraico “Aroma de Canela ou Cássia ou Cinnamomum madeira doce, perfumada”. 

Foi a Vitória que Jó alimentava em sua mente, em contraste com o mau cheiro das feridas purulentas de Jó. 

Hoje somos o bom perfume de Cristo (2Coríntios 2:14).

Perfume representa:

a) Santidade, Ef 4. 24.

b) Testemunho, 3Jo 1. 12.

c) Incenso (oração), Ap 8. 4

3ª- Queren-Hapuque, Hb. Pintura para os olhos. Significa “olhos que brilham”, “olhos esplendorosos”.

* "Quéren-Hapuque é um nome feminino formado por duas palavras hebraicas: qaran, que significa "brilho, esplendor" e puk, que significa "antimônio" - uma substância que era usada como sombra (maquiagem) para os olhos e/ou cílios e está associada à cor, de modo que da sua junção resulta o significado “olhos que brilham”."

Jovens Mulheres que tiveram por nome aquilo que Jó tinha na alma nos momentos de sofrimento, angustia e dor Quéren-Hapuque quer dizer “estojo de pintura para os olhos”, ou “caixinha de cosmético ou Vaso de Antimônio. 

O Eterno Jeová Elohim devolveu a Jó a alegria, o colorido da vida. O antimônio era um metal muito usado nas maquiagens.

Essa terceira filha do patriarca Jó tem um nome bastante sugestivo, seu significado fala muito alto ao nosso coração "pintura para os olhos"

Isso significa dizer que Deus olha para nós com um olhar diferente, um olhar de admiração, satisfação e regozijo.  

É Deus mostrando que Ele tem prazer de vernos em sua presença, se somos como as pombas e o bom perfume de Cristo, então aos olhos de Deus somos prazerosos, Deus sente prazer em nos comtemplar em sua presença.

*Pintura para os olhos representa:

a) Prazer em servir ao Senhor, Sl 112. 1.

b) Agradável,

c) Cuidado de Deus (proteção), Sl 55. 22.em".  2 Coríntios 2:15.

LIÇÃO

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (PV 22:6).

Se Jó tinha que fazer holocausto pelos seus filhos, Jó 1:5, é porque eles faziam coisas que desagradavam a 
Deus, mas quando ele teve novos filhos creio que Jó mudou sua atitude ele deve ter ensinado o que ele viveu e conheceu o Deus Eterno.

O sofrimento serve como prova da identidade e das crenças verdadeiras, também é uma estufa para o crescimento e desenvolvimento do caráter.

Avalia como está educando ou educou sua filha, se houve falha se corrija nunca é tarde para pedir perdão e se redimir, muitos sofrimentos e desequilíbrios que se vê em filhos foi parte da educação que tiveram, ou excesso de zelo ou falta dela.

VAMOS ORAR

Pai querido em Nome de seu filho amado Jesus Cristo, meu Senhor e Salvador, peço que essa minha irmã, que teve um passado de sofrimento e isto fez com que se revoltasse contigo, te questiona-se ou mesmo se afastou de Ti, que ela veja o quanto é amada e preciosa para Ti, e se esse sofrimento refletiu na educação de seus filhos, que da mesma forma, que o Senhor está alinhando, passando balsamo, em suas feridas ela também possa fazer isso com seus filhos, Em Nome de Jesus. Que ela seja restituída de tudo o que perdeu, e que as qualidades das filhas de Jó esteja em sua vida. Amém!! 

Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

FILHAS DE LÓ*

TEXTO BASÍCO GN 19: 30-38

INTRODUÇÃO

"E subiu Ló de Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele; porque temia habitar em Zoar; e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas.

Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra;

Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.

E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.

E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.

E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.

E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai.

E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje.
E a menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos filhos de Amom até o dia de hoje".

Gênesis 19:30-38

ÉPOCA

Que Deus iria destruir Sodoma e Gomorra, mas antes através da intercessão de Abrão, pedindo que Deus salvasse seu sobrinho Ló e sua família, fugiram de lá, ficando sua esposa como estatua de sal.

As filhas de Ló presumiram não poder encontrar homens, sobretudo, de sua parentela, como era lei na história patriarcal, para casar-se e ter a descendência, e assim, em sua ignorância (devido a rudeza dos costumes da época), consideraram lícito ter descendência de seu próprio pai. 

Ante o dilema de ficar sem descendência e o vencer a repugnância a ter relações sexuais com seu progenitor, se deixaram levar pelo desejo de ter descendência. Para nós, isso é incompreensível; porém, dada a moralidade sexual, não muito exigente, dos tempos patriarcais (sobretudo por influência do ambiente pagão), é explicável. 
É um caso semelhante ao gesto de Ló de oferecer a honra de suas filhas para salvar o dever da hospitalidade, que considera mais sagrado.

Deste caso incestuoso nasceram dois filhos, que deram origem aos moabitas e aos amonitas. Estes dois povos foram sempre inimigos de Israel.

Amonitas O nome Bem-ammi, o qual foi o pai dos Amonitas significa “filho do meu povo”. 

Através deste nome sua mãe expressou o fato de que seu pai e mãe eram do mesmo núcleo familiar. 

O seu filho era na verdade o seu próprio meio-irmão. 

Os Amonitas se tornaram nômades e viveram na parte lesta de região compreendida entre o rio Jabbok e o rio Arnon.

Este povo era largamente conhecido e temido por usarem de barbárie quando venciam uma peleja, para com os povos vencidos. 

Uma das suas muitas práticas era matar todas as mulheres que estivessem grávidas cortando-lhes o ventre ou cegando todos os homens. 

No tempo dos juízes aliaram-se a Moabe, para lutarem contra Israel. Mais tarde e ainda durante o tempo dos juízes oprimiram Israel por 18 anos tendo sido derrotados por Jefté (Juízes 10-12).

Moabitas

A tribo desenvolveu-se no sudeste da Transjordânia, onde Ló poderá ter vivido depois da destruição de Sodoma. Depois que se tornaram fortes, expulsaram os emeus e ocuparam-lhes o país (Dt 2:9-11), desde o ribeiro de Zerede), que desagua no Mar Morto, na sua extremidade mais a sul, até “às planícies de Moabe” (Nm 22:1), que se situavam a nordeste do Mar Morto. Contudo, pouco depois da chegada dos israelitas, Seom, um rei amorreu, tomou de Moabe o território a norte do Arnom e estabeleceu a sua capital em Hesbom (cap. Nm 21:13, 26-30). 

Moabe estendeu-se, depois, desde o Zerede até ao Arnom.

Religião

Deidade especialmente associada com os amonitas (1Rs 11:5, 7, 33; At 7:43; compare isso com Am 5:26); possivelmente o mesmo que Milcom. (1 Rs 11:5, 33) 

Em Jeremias 32:35, Moloque é mencionado em paralelo com Baal, o que sugere, se não uma identificação, pelo menos alguma relação entre os dois.

Apresentou-se a idéia de que o Moloque a quem se sacrificavam as crianças tinha a forma de homem, mas cabeça de touro. 

Diz-se que esta imagem era aquecida até ficar rubro, e as crianças eram lançadas nos seus braços estendidos, caindo assim na fornalha ardente embaixo. 

Este conceito baseia-se na maior parte na descrição do Cronos ou Moloque cartaginês, fornecida pelo historiador grego Diodoro da Sicília, do primeiro século AEC.

A religião moabita era politeísta. O deus principal era Quemos (Jr 48:13), cujo nome surge na Pedra Moabita
Durante uma campanha militar dos Reinos de Judá, Edom e Israel contra Moabe o rei mesa de Moabe desesperado diante da derrota teve como última alternativa sacrificar a seu deus Quemos o seu filho (II Reis 3: 26-27):

SITUAÇÃO

Por mais virtuosa que seja uma pessoa, se não fugir das amizades perigosas e imorais, corre grande risco de se corromper: “... o que ama o perigo nele cairá” (Eclo 3, 26), e: “Não vos deixeis iludir: ‘As más companhias corrompem os bons costumes” (1 Cor 15, 33).

Ló não foi morar com a sua família numa região de pessoas virtuosas e santas; mas sim, de criminosos e pecadores... as filhas de Ló eram virgens: “... Ló estabeleceu nas cidades da Planície; ele armou suas tendas até Sodoma. Ora, os habitantes de Sodoma eram grandes criminosos e pecavam contra Deus” (Gn 13, 12-13), e: “... tenho duas filhas que ainda são virgens” (Gn 19, 8).

SOFRIMENTO

As filhas de Ló cresceram num país onde a bebedeira e todas as formas de imoralidade eram habituais; consequentemente a noção do certo e do errado e a consciência delas estava obscurecida. Por suas ações, elas revelaram a má influência recebida em Sodoma. 

As filhas de Ló não interiorizaram os princípios de justiça no coração. 

Devemos mais ter pena delas do que acusá-las, pois o próprio Ló participou do pecado delas.

SUA ALEGRIA

Não há alegria em uma história desta, pois eles foram para uma cidade pervertida e sem moral, criou as filhas erradamente, deixou sua esposa fazer conforme a própria vontade, pois a bíblia diz que Ló ficava na porta de entrada da cidade, o que ele fazia ali longe de sua família? Sua esposa não resistiu e olhou para trás, sabendo que não podia, suas filhas cometeram incesto, é impossível encontrar alguma alegria, a não ser carregar um filho nos braços.

LIÇÃO

Muitos são os que tiram a família de um lugar seguro para colocá-la na lama do pecado; vendo-a, em pouco tempo, completamente destruída.

Muitas pessoas, para conseguirem algo na vida, cometem loucuras: assassinam, cometem incestos, roubam, caluniam, escravizam... contanto que os seus ideais sejam realizados. 

Atropelam a Lei de Deus, a Lei da Igreja... pisam nas virtudes... “assassinam” a consciência... tudo para conseguirem uma “descendência”, isto é, para realizarem os ideais

A filha mais nova de Ló aceitou o convite da irmã mais velha: “Elas fizeram seu pai beber vinho também naquela noite, e a menor deitou-se junto dele” (Gn 19, 35).

Jamais aceitemos o convite de alguém para praticar o mal:

QUERO ORAR POR VOCÊ

Senhor, como o salmista disse, eu peço que me sondes e veja se há em mim algum caminho mal. Limpa Senhor o meu coração e me molda. Não quero estar como Sodoma, assolada pelo pecado. Hoje, peço que me laves em Teu sangue novamente, me redimindo de toda culpa e me ajudando a nascer para uma nova vida. Eu te agradeço Pai pois em Ti há esperança e salvação. Me perdoa por cometer ou aceitar situações que te entristece por estar fora dos seus mandamentos. Em Nome de Jesus, Amém!

Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

sexta-feira, 19 de maio de 2023

RISPA - Uma Mãe Protetora*

TEXTO BASÍCO II SM 21: 1-14

INTRODUÇÃO

E houve nos dias de Davi uma fome de três anos consecutivos; e Davi consultou ao SENHOR, e o SENHOR lhe disse: 
É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas.

Então chamou o rei aos gibeonitas, e lhes falou (ora os gibeonitas não eram dos filhos de Israel, mas do restante dos amorreus, e os filhos de Israel lhes tinham jurado, porém Saul, no seu zelo à causa dos filhos de Israel e de Judá, procurou feri-los).

Disse, pois, Davi aos gibeonitas: Que quereis que eu vos faça? E que satisfação vos darei, para que abençoeis a herança do Senhor?

Então os gibeonitas lhe disseram: Não é por prata nem ouro que temos questão com Saul e com sua casa; nem tampouco pretendemos matar pessoa alguma em Israel. E disse ele: Que é, pois, que quereis que vos faça?

E disseram ao rei: O homem que nos destruiu, e intentou contra nós de modo que fôssemos assolados, sem que pudéssemos subsistir em termo algum de Israel,

De seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao Senhor em Gibeá de Saul, o eleito do Senhor. E disse o rei: Eu os darei.

Porém o rei poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do Senhor, que entre eles houvera, entre Davi e Jônatas, filho de Saul.

Mas tomou o rei os dois filhos de Rispa, filha da Aiá, que tinha tido de Saul, a Armoni e a Mefibosete; como também os cinco filhos da irmã de Mical, filha de Saul, que tivera de Adriel, filho de Barzilai, meolatita,

E os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o Senhor; e caíram estes sete juntamente; e foram mortos nos dias da sega, nos dias primeiros, no princípio da sega das cevadas.

Então Rispa, filha de Aiá, tomou um pano de cilício, e estendeu-lho sobre uma penha, desde o princípio da sega até que a água do céu caiu sobre eles; e não deixou as aves do céu pousar sobre eles de dia, nem os animais do campo de noite.

E foi contado a Davi o que fizera Rispa, filha de Aiá, concubina de Saul.

Então foi Davi, e tomou os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas seu filho, dos moradores de Jabes-Gileade, os quais os furtaram da rua de Bete-Sã, onde os filisteus os tinham pendurado, quando feriram a Saul em Gilboa.

E fez subir dali os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas seu filho; e ajuntaram também os ossos dos enforcados.

Enterraram os ossos de Saul, e de Jônatas seu filho na terra de Benjamim, em Zela, na sepultura de seu pai Quis, e fizeram tudo o que o rei ordenara; e depois disto Deus se aplacou com a terra.2 Samuel 21:1-14

Durante o reinado de Davi houve uma fome que durou tês anos. Davi consultou o SENHOR, que lhe disse: "A fome veio por causa de Saul e de sua família sanguinária, por terem matado os gibeonitas". 

O rei então mandou chamar os gibeonitas e falou com eles. (Os gibeonitas não eram de origem israelita, mas remanescentes dos amorreus. 

Os israelitas tinham feito com eles um acordo sob juramento; mas Saul, em seu zelo por Israel eJudá, havia tentado exterminá-los.) Davi perguntou aos gibeonitas: "Que posso fazer por vocês? Como posso reparar o que foi feito, para que abençoem a herança do SENHOR?" 

Os gibeonitas responderam: "Não exigimos de Saul ou de sua família prata ou ouro, nem queremos matar ninguém em Israel". 

Davi perguntou: " O que querem que eu faça por vocês?", e eles responderam: "Quanto ao homem que quase nos exterminou e que pretendia destruir-nos, para que não tivéssemos lugar em Israel, que sete descendentes dele sejam executados perante o SENHOR, em Gibeá de Saul, no monte do SENHOR". 

"Eu os entregarei a vocês, disse o rei. O rei poupou Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, por causa do juramento feito perante o SENHOR entre Davi e Jônatas, filho de Saul. Mas o rei mandou buscar Armoni e Mefibosete, os dois filhos de Rispa, filha de Aiá, tinha dado a Saul. Com eles também os cinco filhos que Merabe, filha de Saul, tinha dado a Adriel, filho de Barzilai, de Meolá. Ele os entregou aos gibeonitas, que os executaram no monte, perante o SENHOR. Os sete foram mortos ao mesmo tempo, nos primeiros dias da colheita de cevada. 

Então Rispa, filha de Aiá, pegou um pano de saco e o estendeu para si sobre uma rocha. Desde o inicio da colheita até cair chuva do céu sobre os corpos, ela não deixou que as aves de rapina os tocassem de dia, nem os animais selvagens à noite. 

Quando Davi foi informado do que Rispa, filha de Aiá, concubina de Saul, havia feito, mandou recolher os ossos de Saul e de Jônatas, tomando-os dos cidadãos de Jabes-Gileade. (Eles haviam roubado os ossos da praça de Bete-Seá, onde os filisteus os tinham pendurado, no dia em que mataram Saul no monte Gilboa.) 

Davi trouxe de lá os ossos de Saul e de seu filho Jônatas, recolhidos dentre os ossos dos que haviam sido executados. Enterraram os ossos de Saul e de Jônatas no túmulo de Quis, pai de Saul, em Zela, na terra de Benjamim, e fizeram tudo o que o rei tinha ordenado. Depois disso Deus respondeu as orações em favor da terra de Israel (II Sm.21.1-14). 

Este capítulo 21 do segundo livro de Samuel, é triste e sombrio, por se tratar de fome e sete homens sendo executados. Mas o brilho e o destaque deste capítulo é uma mulher chamada Rispa, ela faz algo nobre que chama a atenção do rei Davi, e muda uma situação. 

Este período de fome durou três anos, e conforme a escassez avança, Davi compreende que se refere a alguma falha no cumprimento da lei de Deus e consulta o SENHOR para descobrir o motivo. 

A resposta de Deus foi: "É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas". 

Josué e Israel tinham feito um pacto com os gibeonitas, de modo que eles não seriam mortos juntamente com os demais cananeus (Js.9.15-21). 

Ao violar esse pacto, Saul causou sérias consequências ao povo, trazendo esta terrível fome sobre a nação de Israel. 

Davi chamou os gibeonitas e perguntou: O que quereis que eu vos faça? Davi não sugeriu formas de reparação pelo mal cometido por Saul contra os gibeonitas. Antes, perguntou o que eles desejavam para remover a maldição que pairava sobre o reino de Israel. 

Os gibeonitas não estavam interessados em reparação material; queriam a morte de sete descendentes homens de Saul como compensação pelos homens que haviam perdido. 

O rei aceitou o pedido dos gibeonitas e restaurou a aliança entre Israel e Gibeão. Além disso, cumpriu sua promessa a Jônatas ao proteger seu filho Mefibosete. 

Os homens entregues à morte eram filhos de Saul com Rispa, uma das suas concubinas, e os filhos de Merabe, filha de Saul. Davi não tinha aliança com a família dessas pessoas. 

Após executarem os sete descendentes de Saul, deixando seus corpos no campo, vuneráveis aos ataques de aves de rapina e animais ferozes, o que era considerado vergonhosos entregar o corpo de alguém para ser comido por animais. 

Rispa entra em ação e faz algo para impedir que seus filhos não sofressem essa humilhação. 

Ele foi em secreto, pegou um pano de saco e os cobriu para evitar que fossem devorados por aves de rapina e animais ferozes. Sua atitude como mãe protetora comoveu Davi, que providenciou um enterro digno para Saul, Jônatas e os sete filhos, na sepultura de Quis, pai de Saul, provavelmente onde Saul gostaria de ser enterrado. Depois desse ato, a chuva voltou e a fome deu lugar a fartura de alimentos. 

TRÊS LIÇÕES PODEMOS APRENDER COM RISPA:

1- RISPA NÃO DESPREZOU SEUS FILHOS, MESMO DEPOIS DE MORTOS.

Rispa era uma mulher forte e de caráter firme. Seu nome significa “Pedra Quente”. Ela era filha de Aiá, cujo nome vem da mesma raiz da palavra “intocável”. Ela foi mulher do rei Saul e teve com ele dois filhos: Armoni e Mefibosete e que estavam ali mortos diante dela, mas Rispa velava por seus filhos mortos, dia e noite e mantinha o luto. Mães não desistam dos seus filhos, mesmo que estejam mortos em delitos e pecados, lute por eles em oração, Deus há de fazer um milagre.

2- RISPA DEMONSTROU AMOR INCONDICIONAL. 

Rispa não deixou de amar seus filhos mesmo sabendo do que eles haviam feito. Para isso não é necessário ir muito longe, basta olharmos para as filas intermináveis nas portas dos presídios. Quantas mães ficam ali em todas as visitas para ver seus filhos e demonstrar o seu amor por eles, apesar do que eles fizeram. 

Dificilmente você verá um pai ali, mas mães você perde a conta. Como diz um antigo adágio: “Pai é qualquer um, mas mãe só é uma". Uma mãe não olha para a deficiência de seu filho, ela olha para O SEU FILHO. 

Ela o ama, cuida e vela por ele. Dificilmente uma mãe verdadeira se esquecerá do seu filho, ou deixará de amá-lo. 

3- RISPA CHAMOU A ATENÇÃO DO REI DAVI E MUDOU UMA SITUAÇÃO.

A Bíblia é clara quando nos diz que o que o homem planta ele colhe (Gl 6.7). Rispa não se deu por vencida. Seus filhos podiam estar mortos, mas no mínimo eles mereciam um sepultamento descente. 

A atitude de Rispa chegou aos ouvidos do rei Davi, o que lhe despertou trazer os ossos de Saul e Jônatas e sepultá-los no túmulo de Quis pai de Saul, juntamente com os dois filhos de Rispa e os cinco filhos de Merabe, que eram descendente de Saul. Aqui eu aprendo que, quando fazemos algo nobre que chama a atenção de Deus, Ele se levanta em nosso benefício e muda a situação.

CONCLUSÃO: 

Rispa é uma mulher esquecida na Bíblia, ela quase não aparece, mas por uma atitude nobre de mãe protetora, ela deixa sua marca na história. De nada adianta fazer tantas coisas para nossa própria glória, que sejamos motivados pelo amor, e que pratiquemos boas obras em secreto para glória de Deus. Pense nisso! 

Recomendo:

http://www.pregandoaverdade.org/2023/05/rispa-uma-mae-protetora.html

Por Abnegado, Pr Geraldo Barbosa-Quinta-feira, 18 de maio de 2023