TEXTO BASÍCO I RS 16: 29-17:6
INTRODUÇÃO
29. E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos.
6. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
Sobre o rei Acabe:
pertencia à terceira dinastia depois da divisão de Israel em dois reinos.
foi o pior rei desde a divisão do reino.
casou-se com a ímpia Jezabel
edificou uma casa (templo) a Baal em Samaria; levantou um altar a Baal; serviu e adorou Baal; fez um poste-ídolo (referencia a Aserá, mãe de Baal na mitologia).
Sobre Jezabel:
ela era o parceiro dominante no casamento.
foi a precursora da adoração a Baal.
exibia todas as marcas de possessão demoníaca; era enviada de Satanás.
Sobre Hiel:
a alusão à reconstrução de Jericó (1 Rs 16.34), por Hiel, em franco desafio à maldição de Josué (Js 6.26) pretende denunciar a corrupção religiosa daquela época; reconstruir Jericó talvez fosse como que desafiar a Deus, buscando reconstruir um sistema corrupto que Ele havia condenado.
Era um tempo de pecado, iniquidade, rebeldia, dureza de coração, idolatria, apostasia.
Fazer um paralelo entre o contexto daqueles dias e o contexto dos nossos dias.
Deus levanta profetas para representarem a Ele e aos Seus valores em tempos de crise.
O texto nos mostra as características de um profeta de Deus em tempos de crise.
I - É levantado para lutar contra as forças malignas de seu tempo
O dois principais protagonistas desse confronto espiritual são Elias e Jezabel.
O nome Elias significa “Jeová é Deus’’; Jezabel significa “O príncipe [Baal] existe”.
Notar que os dois protagonistas da luta, Elias e Jezabel, levavam o nome do respectivo poder que representavam nessa batalha espiritual.
Por traz do ídolo de Baal emanava forças espirituais demoníacas – ver 1 Co 10.19,20.
O juízo da seca humilhava Baal, pois seus adoradores criam que ele controlava a chuva e que era responsável pela abundância nas colheitas.
II - Pode ser uma pessoa rude e desconhecida
Tisbé era um lugar insignificante, até hoje desconhecido.
“Gileade era um lugar solitário […] seus habitantes eram provavelmente rudes […] Nunca foi um lugar de educação, sofisticação e diplomacia.
Era uma terra árida, e muitos acham que a aparência de Elias tinha muita relação com a sua terra. Seus hábitos beiravam o grosseiro e o áspero, o violento e o severo – não muito diferente de outros personagens fortes que Deus introduzira na cena em certos momentos da história” (C. Swindoll).
Lembrar de 1 Co 1.26-29.
III - Tem a coragem de encarar os poderes dominantes de sua época
Não se intimidou, mas foi corajoso para enfrentar o rei de Israel, sua esposa dominadora e as centenas de profetas de Baal (450) e da deusa Aserá (400).
Elias foi um profeta extremamente corajoso!
IV - Vive perante a face de Deus
“… o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou …” (v. 1).
Elias era um homem totalmente consagrado, separado e dedicado a Deus.
O NT destaca Elias pelas suas ferventes orações (Tg 5.17,18).
V - Fala com grande autoridade
“… nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra …” (v. 1).
Elias tinha tanta comunhão com Deus que a palavra que saia da boca dele tinha o selo de Deus, representava a Palavra do próprio Deus.
Hoje, tem faltado muito poder e autoridade para a igreja de Cristo e seus representantes. Por que isso tem sido assim?
VI - Proclama o juízo de Deus como resultado do pecado do povo
Elias proclamou o juízo do Senhor, ou seja, seca.
A seca foi resultado da condição espiritual do povo (Dt 11.16,17; 28.15,23,24).
Quando o povo de Deus se afasta dEle, o Senhor pode permitir “seca”, escassez (em vários níveis) como manifestação de juízo e como forma de correção.
VII - É obediente à Palavra do Senhor
Deus mandou Elias se retirar e se esconder, ficar longe dos holofotes.
Humanamente falando, talvez para satisfazer o seu ego, talvez fosse mais interessante Elias ficar profetizando em Samaria, na corte ou contra a corte de Acabe.
No entanto, Deus o orienta a se retirar e ele obedece, sem questionar.
VIII - Paga um alto preço pela missão que assume
Em função do caráter de sua missão, Elias foi um homem solitário, ao que tudo indica não se casou, não teve família.
Vivia sem luxo, de maneira extremamente simples, isolado em lugares inóspitos.
Se vestia com simplicidade (2 Rs 1.8).
IX - Retira-se e esconde-se na presença de Deus
“Algumas pessoas de grande promessa e poder [talento] pouco tem conseguido, porque nunca se esconderam em suficiente retiro (v. 3).
Lembremo-nos de Moisés e seus quarenta anos no deserto; de Paulo e os três anos na Arábia; e, mais maravilhoso de tudo, de Jesus e seus primeiros 30 anos na obscuridade. Carite [Querite] significa ‘separado’. Você tem estado ali? Se não, isso pode explicar o seu pouco êxito” (Scroggie).
X - É sustentado por Deus
Em meio a toda a seca, fome, escassez e morte que se seguiu naqueles tempos de crise, Deus cuidou do seu servo e o sustentou de diferentes maneiras.
Não teve luxo ou abundância, mas teve o necessário para sua sobrevivência.
Deus não promete suprir os nossos caprichos, mas haverá de suprir todas as nossas necessidades nos tempos de crise; principalmente daqueles que se incumbem de serem suas vozes proféticas em tempos de caos espiritual.
Conclusão:
Estamos dispostos a sermos Elias dos tempos modernos?
Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado